Toda organização facilita processos e quanto melhor a disposição das atividades, menos tempo se perde com questões corriqueiras. Levando isso em consideração, toda marcenaria precisa ter um layout de adequado para, assim, conseguir definir fluxo de processos, entrada de matéria-prima e saída de produtos.

Faz-se necessário adotar esse modelo harmônico de disposição, pois no processo de produção de móveis o marceneiro pode ter todos os equipamentos à disposição ao mesmo tempo, sem se guiar por uma sequência lógica de trabalho, o que resulta no uso desnecessário de peças e até mesmo leva ao retrabalho.

Na definição inicial desse processo os empreendedores devem pensar nos espaços livres. “O layout precisa ter área para montar as caixarias e manobrar os itens. Por mais que muitas coisas possam ser montadas no cliente, é preciso de espaço para se movimentar”, explica o arquiteto Bruno Lima, da escola de marcenaria Lab 74.

Indo além, certos critérios devem nortear o desenho da área produtiva. O primeiro deles é a integração tudo o que envolve as fases de construção do móvel: materiais, máquinas e profissional. Lembrando que deve haver pouca distância entre as etapas, de modo a reduzir o tempo de movimentação entre as operações. Isso também vai dar suporte ao encadeamento do fluxo da produção, que deve seguir uma lógica sequencial para frente, com o mínimo retorno de fases.

Para facilitar o entendimento, conheça os tipos de layout mais comuns.

Por processo

Nesse layout, o material se desloca nas diferentes etapas. É indicado quando a produção é grande, variada e exige tempo diferente de execução em cada fase.

Vantagens: menor investimento, menos vulnerável a paradas e supervisão mais efetiva.

 – Desvantagens: necessidade de maior habilidade de mão de obra, maior complexidade do planejamento e controle da produção.

Layout Linear

Marcenarias que produzem grande quantidade de móveis padronizados podem investir nesse modelo, já que a demanda pode manter um fluxo contínuo de produção.

– Vantagens: redução de material, mão de obra mais barata eredução de movimento de equipamentos.

– Desvantagens: quebra de continuidade na produção quando alguma máquina para, menos flexibilidade quanto a mudanças de produto.

Layout Celular

É feito o agrupamento de máquinas e equipamentos em grupos que sejam capazes de propiciar a produção de todos os componentes de uma mesma família de produtos.

– Vantagens: redução de estoques, mão de obra multifuncional e flexibilidade de atendimento à demanda.

– Desvantagens: dificuldade de introduzir novos produtos e pode reduzir níveis de utilização de recursos.

Agora que você descobriu os layouts para marcenaria, acompanhe as dicas para aumentar a lucratividade!