Quer ganhar competitividade na marcenaria? Descubra como sair na frente dos concorrentes!
A concorrência é inevitável no mundo dos negócios, mas isso não precisa ser visto como algo estritamente negativo. Na verdade, manter a competitividade na marcenaria pode ser uma estratégia eficaz para o crescimento e para a melhoria da empresa, pois ajuda a identificar as tendências de mercado e características específicas que são atraentes para os clientes.
Pensando nisso, apresentamos três dicas que podem ajudar seu negócio a ser mais competitivo.
Dicas para ganhar competitividade na marcenaria
1. Otimize a produção
“Planejar a produção significa organizar os recursos necessários para gerenciar os custos, o tempo e a mão de obra. Dessa maneira, é possível atingir objetivos, reduzir o desperdício e criar produtos de maior qualidade”, destaca Douglas Soares, coordenador do curso de Engenharia de Produção da Uninter.
A maneira mais eficiente para definir suas etapas de produção é mapear todos os processos na ordem em que eles ocorrem. Em seguida, deve-se calcular o tempo médio necessário para concluir cada tarefa.
Ao documentar as atividades, você pode utilizar essas informações futuramente para definir procedimentos de execução do trabalho. Isso acelera significativamente o processo de produção, transformando a sua marcenaria em um negócio de alta performance.
2. Calcule a demanda
Para ganhar competitividade na marcenaria, revise os registros de vendas anteriores. Um dos indicadores mais utilizados da demanda atual é estimá-la com base na passada. Isso é útil para pequenas marcenarias que planejam implantar uma estratégia de preços competitivos para um produto.
Além disso, é preciso considerar o crescimento do mercado. Com base nessa estatística, você poderá comparar com o crescimento do seu próprio negócio, reajustando sua estratégia organizacional.
Por exemplo, o mercado está crescendo 10% ao ano, e o seu negócio apenas 5%. Nesse caso, é possível que você esteja perdendo participação de mercado para seus concorrentes. Por isso, preste atenção aos números de vendas e ajuste suas expectativas, estratégia comercial e mesmo operacional de acordo com esses números.
3. Faça parcerias
A criação de parcerias entre empresas, aproveitando os pontos fortes e as habilidades e expertise de outros empreendedores é uma das formas mais estratégicas para gerar inovação e resolver desafios complexos. Isso poderá ajudar a incrementar a competitividade na marcenaria.
As empresas podem ampliar sua relevância e aumentar seu mercado com parcerias. Os clientes se beneficiam dos pontos fortes e das ofertas que cada organização traz para o mercado. Já os funcionários podem expandir suas oportunidades de desenvolvimento ao ser expostos a novas perspectivas e conhecimentos.
No entanto, embora existam diversos benefícios, as parcerias exigem consideração cuidadosa para garantir que o sucesso seja alcançado pelas empresas parceiras. Qualquer parceria, seja ela grande ou pequena, funcionará melhor quando houver uma meta compartilhada. Esse propósito comum estabelece a base para manter uma parceria duradoura e bem-sucedida para ambas as partes.
Esse tipo de ação, ainda, reduz o tempo em que as ideias são geradas e colocadas em prática nos negócios, favorecendo a agilidade da modernização. Assim, utilize as parcerias como catalisadoras de mudanças e inovação e incremente expressivamente a competitividade na marcenaria.
Você já utiliza essas boas práticas em seu negócio? Que outras ideias aplica para gerar competitividade na marcenaria? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima.