ForMóbile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Consumo com propósito: a tendência no setor moveleiro

Consumo com propósito - a tendência no setor moveleiro.png
Conheça o consumo com propósito e sua importância para o crescimento do seu negócio.

O consumo com propósito é uma das principais tendências do comércio atual e reflete as necessidades do consumidor ultradinâmico, que conta com o avanço tecnológico para conhecer e interagir com o mundo a sua volta.

Carolina Aquino, Flávia Inui e Thaísa Borges, sócias fundadoras da Muda Mobília, compartilham: “É necessário reconhecer e divulgar os valores legítimos da marca, oferecendo além de uma boa oferta. São esses valores que geram conexões verdadeiras com o consumidor, proporcionando experiências positivas e únicas ao longo da jornada de compra. As redes sociais democratizaram o acesso ao cliente, com baixos custos e aumento de competitividade. Não cabe mais, à marca, apresentar-se como catálogo de produto, mas sim como um fator de transformação para a sociedade, impactando o contexto real de seus consumidores”.

A sua marcenaria e/ou escritório de arquitetura e design inspira seus consumidores, a partir de uma conexão única? Acompanhe o conteúdo, a seguir, e descubra como o consumo com propósito é fundamental para o crescimento do seu negócio.

O que é consumo com propósito?

Os hábitos de consumo têm passado por profundas transformações, principalmente nos últimos anos. Além de produtos e serviços, os clientes buscam se identificar com os valores da marca, a partir de conceitos ligados ao estilo de vida, causas sociais e ambientais.

O propósito é sobre como a marca coloca seus valores em prática, no dia a dia, a partir dos relacionamentos estabelecidos com fornecedores, colaboradores, clientes. O consumo com propósito faz com que o cliente identifique a marca como sua porta-voz, apoiando o legado que essa deixa para o mundo.

A marca Muda Mobília, por exemplo, atua com o e-commerce de móveis second hand (usados), a partir do restauro e resgate da história dos mesmos.

Carolina Aquino, Flávia Inui e Thaísa Borges, enfatizam: “A economia circular e consumo consciente são a essência do nosso negócio, mas buscamos ir além. Quebramos preconceitos ao mostrar que móveis usados são uma excelente opção, não só pelo preço e pronta entrega, mas também pela responsabilidade ambiental. Nossos clientes apoiam a nossa causa: desejam consumir móveis de qualidade superior, evitando o uso desnecessário de matéria-prima e a geração de resíduos. Nosso frete também é planejado para neutralizar as emissões de carbono na atmosfera”.

Marketing Digital e o consumo com propósito

O consumidor é o principal elemento de transformação do comércio moveleiro, desafiando modelos econômicos mais tradicionais. Exigente e em busca de inovação, esse consumidor opta por experiências de compra conectadas com os anseios sociais mais contemporâneos.

O consumidor ultradinâmico, conforme apresenta a WGSN (consultoria de tendências), é resiliente e se adapta aos cenários de consumo que estão em constante transformação. Esse novo consumidor realiza compras a partir de dispositivos móveis; se preocupa com sustentabilidade ambiental; busca conexões mais humanizadas e emocionais; acredita na economia do compartilhamento e no poder de influência das marcas.

Estabelecer um propósito é criar um nicho de mercado único, no qual praticamente não há concorrência, visto que a conexão emocional, estabelecida junto aos clientes, não pode ser copiada. Esse propósito chama a atenção do público e a marca deixa de ser apenas mais uma opção.

É comum que esse propósito surja a partir de inquietações genuínas dos fundadores, como criar uma sociedade mais justa e equilibrada.

A presença digital, com relevância e autoridade, é essencial para a marca moveleira que busca gerar o consumo com propósito, estimulado por um relacionamento de maior proximidade entre a marca e o consumidor. As redes sociais (entretenimento) são uma excelente ferramenta para concretizar esse objetivo, ao compartilhar histórias e contextos que inspiram.

Carolina Aquino, Flávia Inui e Thaísa Borges apresentam a seguinte reflexão: “Você acredita nas bandeiras que sua marca levanta? Qual sua parcela de contribuição para o impacto ambiental? O que sua empresa está melhorando ou agregando, ao nível de valor, na vida dos seus clientes? Conhecer as dores do público, com profundidade, é básico para sair da inércia, equilibrando necessidades de negócio e expectativas de consumo”.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar