ForMobile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

escolher tecido para estofado

Como escolher tecido para estofado?

Escolher tecido para estofado requer experiência e análise de alguns pontos. Descubra quais a seguir!

Peça-chave na decoração de um ambiente, o sofá e os estofados, para cumprir seus papéis funcional e ornamental, devem conter características como conforto, aconchego e beleza, além de versatilidade e praticidade. Por isso, na hora de escolher tecido para estofado, algumas questões devem ser levadas em consideração.

Acompanhe algumas dicas para essa escolha e as tendências que você precisa conhecer de tecidos para estofados.

Dicas para escolher tecido para estofado

Escolher tecido para estofado, como as inovações disponibilizadas pelo mercado, vai muito além de optar por uma cor ou estampa de preferência. É o que destaca a equipe de projetos e parcerias da Westwing.

“Se o mobiliário é para uma área externa, o ideal é que o tecido seja repelente à água e resistente às intempéries. Já ambientes com pets, crianças ou pessoas alérgicas pedem uma atenção especial na hora da escolha, a fim de garantir o material mais adequado e de boa durabilidade a essas condições”, orientam os especialistas.

Sempre de olho na finalidade, funcionalidade e conforto, a região do país também conta na hora da escolha. Em lugares onde o clima é predominantemente quente, o ideal é optar por acabamentos naturais - como linho, algodão e couro. Por sua vez, em regiões mais frias, é possível diversificar mais e agregar acabamentos como veludo e suede.

Todas as coleções variam cores, estampas e tramas, mas essas combinações seguem, em última instância, um gosto pessoal que deve ser levado em conta pelo cliente para que ele realmente usufrua e sinta-se satisfeito com a peça. Assim, há pessoas que gostam de composições padronizadas com combinações bem definidas e também existem aquelas que preferem ambientes mais neutros com pontuações de cor e estampa, por exemplo.

Opções para escolher tecido para estofado

Na relação custo-benefício, a tendência hoje é o uso de tecidos como sarja, linho sintético e suede. Saiba mais sobre eles, a seguir.

Suede

Bastante utilizado em decoração, trata-se de um tecido sintético de poliéster de acabamento similar à camurça, tornando-se uma boa opção de revestimento devido às suas características funcionais e por seu elevado apelo estético.

Quanto à funcionalidade desse tecido, um de seus diferenciais é sua associação à praticidade. Isso porque o suede apresenta grande durabilidade e resistência a manchas e danos causados pela umidade, o que o torna uma opção atrativa de forro para estofados de uso regular.

Os principais fatores estéticos relacionados a esse tecido são a versatilidade de opções de design e a textura do material. Cabe salientar que há no mercado uma extensa gama de acabamentos para suede. 

Linho sintético

Esse tecido é tido como um importante coringa na decoração. O entrelaçado de seus fios agrega um visual elegante, rústico e, ao mesmo tempo, contemporâneo para o linho sintético. Por questões como essa, esse é um tecido clássico e atemporal nos projetos de decoração.

Seu uso é comum em sofás, poltronas, cadeiras, painéis e revestimento de móveis em geral. Por ser um tecido fabricado com reforço posterior, o linho sintético tem resistência elevada em relação ao linho natural e, com isso, apresenta também maior durabilidade.

A versão sintética também apresenta impermeabilidade mais eficaz do que o linho natural, sendo recomendada, por exemplo, para pessoas com pets ou que tenham alguma alergia.

Outra característica marcante do material é que ele combina bem com tons sóbrios e neutros. Entre as cores mais demandadas desse tecido para estofado estão o off-white, o bege e o cinza, que ajudam a criar um charme particular ao ambiente.

Sarja

A versatilidade desse tecido possibilita que ele seja aplicado para estofados para os mais variados ambientes, incluindo espaços rústicos, modernos, clássicos ou mais minimalistas. A sarja é fabricada comumente em algodão, lã ou em modelos mistos - que combinam um desses dois materiais a fibras sintéticas como poliéster, nylon ou lycra. Essa característica agrega mais resistência ao tecido, que não absorve sujeira com tanta facilidade. 

Quanto às tendências de uso, os estofados em sarja de tons neutros estão entre os mais populares, devido à sua versatilidade. Na hora de escolher tecido para estofado, saiba que a sarja pode ser usada em qualquer ambiente nas cores branco, bege, cinza e preto, combinando com grande facilidade com os mais diferentes projetos de decoração de seus clientes.

Quer saber mais sobre outros fatores a levar em consideração ao projetar peças de mobiliário? Confira o material que preparamos sobre o que está por trás de um móvel, na visão dos designers.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar