A Geração Z está se tornando a principal força consumidora e, em breve, representará 50% do mercado. Para conquistar esse público, as marcas precisam estar alinhadas aos seus valores, e a tópicos como sustentabilidade, inovação e praticidade.
Além disso, esse grupo tem optado cada vez mais pelo aluguel ao invés da compra de imóveis, o que muda sua relação com a mobília.
Diante disso, a indústria moveleira precisa investir em soluções versáteis e adaptáveis que possam acompanhar esses consumidores em diferentes fases da vida.
Quem é a Geração Z?
“O comprador da Geração Z tem um perfil muito ligado a propósito e valores. Esse público não está focado na aquisição de imóveis e busca marcas que se alinhem a princípios como sustentabilidade, respeito ao meio ambiente, diversidade, equidade e inclusão”, explica Flavia Mardegan, especialista em vendas e atendimento ao cliente.
“Para essa geração, consumir vai além da simples compra — é um ato de identificação e engajamento com a marca.”
Outro ponto importante é que a Geração Z valoriza a interação e quer ser parte ativa na construção dos produtos e experiências que consome.
“Por esse motivo, as empresas, incluindo a indústria moveleira, devem investir em estratégias de cocriação, ouvindo suas opiniões e permitindo que participem do desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis”, enfatiza Flavia, destacando que quanto mais envolvimento e diálogo houver, maior será a conexão dessa geração com a marca.
Ainda segundo a especialista, a compra de móveis para essa geração vai além da funcionalidade ou do preço. “Esse público busca produtos que reflitam seus valores e estilo de vida”, observa. E, dentre os tópicos que mais importam para eles, a sustentabilidade está em primeiro lugar.
“Eles preferem marcas que utilizam materiais ecológicos e processos produtivos responsáveis.”
Além disso, móveis versáteis e funcionais são altamente valorizados, especialmente porque, majoritariamente, esse público opta pelo aluguel ao invés da compra de imóveis.
“Nesse cenário, eles procuram soluções que se adaptem a diferentes espaços, sejam fáceis de transportar e atendam à tendência de apartamentos compactos e estúdios”, acrescenta a especialista.
A experiência de compra para a Geração Z
De acordo com Flavia, além de pensar em produtos que supram as novas demandas trazidas por essa geração, as marcas também precisam oferecer uma experiência de compra diferenciada para esse público.
“A jornada de compra deles precisa ser fluida e digital, com tecnologias como realidade aumentada para visualizar os móveis no ambiente, atendimento omnichannel e processos ágeis”, observa a especialista em vendas. “Outro ponto crucial é a rapidez na entrega, pois essa geração não tem paciência para longos prazos e espera um serviço eficiente e sem complicações”.
Flavia também acredita que essa geração será atraída por compras de móveis cada vez mais imediatistas e assertivas e, para isso, as empresas precisarão ter uma equipe de vendas bem treinada e preparada para atender a essas expectativas.
“Esse público é altamente informado, digitalmente conectado e não aceita abordagens manipulativas ou técnicas de venda ultrapassadas”, pontua.
“Para conquistar esses consumidores, é essencial que os vendedores saibam interpretar suas necessidades e oferecer soluções personalizadas de forma ágil e transparente. Isso significa investir em capacitação para que a equipe entenda as preferências desse público, utilize uma comunicação mais consultiva e esteja pronta para responder de maneira rápida e objetiva”, acrescenta a especialista.
“A Geração Z, em breve, representará 50% dos consumidores e não faz sentido resistir a essa mudança. As marcas precisam compreender esse público e entregar o que ele busca”, destaca Flavia.
“Eles querem mais do que apenas comprar um produto; eles desejam co-criar, se envolver com a marca, fazer parte de uma comunidade e se conectar por valores. Além disso, eles esperam uma experiência de compra ágil, com atendimento humanizado, personalizado e realmente antenado às suas expectativas”, finaliza a especialista.
Agora que você conheceu o perfil da Geração Z como consumidores, saiba como melhorar as vendas de móveis.