ForMóbile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

profissionalizar a gestão do escritório de arquitetura

Como profissionalizar a gestão do escritório de arquitetura?

Profissionalizar a gestão é importante em qualquer ramo, e quando falamos em escritório de arquitetura, isso não é diferente.

De acordo com números divulgados pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), no país, há um índice de 0,55 arquiteto por cada grupo de mil habitantes - relação que é próxima a das nações desenvolvidas. Esse fator, aliado a crises recorrentes de diversos tipos que impõem certas dificuldades para a realização de seu trabalho, leva qualquer escritório de arquitetura à necessidade constante de profissionalizar a gestão do negócio. 

Na pesquisa Sobrevivência das Empresas no Brasil, realizada pelo Sebrae, a preparação para a gestão do negócio é apontada como um dos principais determinantes para a sobrevivência ou mortalidade dos negócios.  De fato, conforme o relatório, problemas de gestão estão relacionados ao fechamento de portas de 25% das empresas no país.

E, nesse segmento, no qual a formação acadêmica é bastante focada no aspecto técnico e pouco no de administração de empresas, buscar formas de profissionalizar a gestão do escritório de arquitetura se torna ainda mais crucial.

3 ações para profissionalizar a gestão do escritório de arquitetura

Entre as ações basilares para profissionalizar a gestão de seu escritório de arquitetura, é possível incluir:

1. Aprofundar seus conhecimentos  

Conforme o Censo dos Arquitetos e Urbanistas do Brasil, realizado pelo CAU/BR, 82% dos arquitetos e urbanistas já têm o costume de buscar aperfeiçoar seus conhecimentos por meio da participação em cursos, feiras, eventos, etc.

No entanto, é necessário ir além dos conhecimentos da área da arquitetura em si. Quem conduz um escritório precisa profissionalizar a gestão, aprendendo, se atualizando e se aprofundando em aspectos como gestão de negócios, administração financeira, gerenciamento de pessoas, entre outros. 

Essa necessidade é reforçada por Joaquim Alvarenga Neto, Sócio Diretor da consultoria Alvarenga Neto, que afirma que "sem uma boa gestão, não se obtém resultados. Empreender um escritório lucrativo, elaborar projetos com equipes multidisciplinares, entregar uma obra - tudo isso exige habilidades e conhecimentos fundamentados na gestão empresarial.

Nesse contexto, o treinamento em gestão ajuda o profissional a desenvolver um olhar analítico sobre o todo e a compreender melhor como as peças se encaixam, facilitando o planejamento, a otimização de recursos, o controle e a entrega de lucros, prazos e qualidade. O mercado da construção civil, no qual a arquitetura se insere, é muito competitivo e qualquer desperdício de tempo ou dinheiro pode levar empreendimentos ao fracasso - a gestão é o que torna a atividade viável", avalia o especialista.

2.  Contratar uma equipe qualificada  

Ao mesmo tempo em que é preciso saber gerir os diversos aspectos de um negócio, é necessário compreender que não se pode - nem deve - assumir tudo, e que não é possível ser expert em todas as atividades da empresa.

Portanto, para profissionalizar a gestão, é importante ter uma equipe qualificada para delegar responsabilidades e gerar resultados. Para qualquer negócio ter sucesso, seguir as prescrições legais e encontrar seu público, é necessário o apoio de contadores, profissionais de comunicação, vendedores, etc.

Assim, busque no mercado profissionais que apresentem fit com sua visão de negócio, com os valores do escritório de arquitetura, que estejam motivados e tenham as qualificações demandadas para suas funções. Ainda, após a contratação, estabeleça ações de reconhecimento e valorização desses talentos, para retê-los e mantê-los engajados e produtivos em sua equipe.

3. Criar e fortalecer sua marca

Na hora de elaborar estratégias para profissionalizar a gestão, deve-se lembrar de que a marca é um dos elementos diferenciadores mais importantes para o sucesso dos negócios. Ela abrange desde a identidade visual do escritório de arquitetura até suas ações na internet e o atendimento ao cliente. É ela que irá ajudar a captar clientes e conquistar seu espaço no mercado.

Portanto, é importante contratar profissionais de branding e design gráfico para ajudar nesse trabalho, e organizar a gestão da marca e dos valores que ela agrega ao escritório.

Marcia Auriani, Gestora Executiva da InfoBranding, Inteligência em Gestão de Marcas, explica mais detalhadamente essa questão: "todo escritório precisa ter uma identidade forte para chamar a atenção do seu público-alvo e, assim, passar credibilidade e ajudar a vender seus serviços. A maior parte das decisões de compra se baseia na confiança e no sentimento de conexão ou nas emoções que as pessoas sentem em relação a determinado produto, serviço ou indivíduo. Gerenciar esse processo exige habilidades do profissional e, por esse motivo, o branding pessoal é essencial, ou melhor, a gestão da marca pessoal é imprescindível no processo, seja no pessoal ou no corporativo". 

Em qualquer mercado corporativo, a competição é acirrada, ao mesmo tempo em que produtos e serviços tendem a ser comoditizados. Com um escritório de arquitetura, é preciso ir além e buscar o seu diferencial - e, nesse sentido, o branding pessoal é o caminho. 

Auriani explica que "branding pessoal nada mais é do que a gestão da marca pessoal. O objetivo principal é criar valor para sua marca pessoal e gerenciar esse valor com competência, fazendo diferença com o seu conteúdo e identificando a sua imagem em todos os seus pontos de contato, ou melhor, em toda a sua rede de relacionamento.

A experiência de compra do cliente vai muito além de escolha de produto ou serviço: e escolha é passa pela marca. Por isso, os escritórios de arquitetura que souberem administrar esse ativo têm mais chance de trilhar um caminho de sucesso. 

Para conferir outras dicas de como profissionalizar a gestão de seu negócio, confira o nosso Planejamento anual: guia para organizar a gestão

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar