ForMobile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Gestão de pessoas na marcenaria

Desafios e oportunidades na gestão de pessoas

A gestão de pessoas abrange um conjunto de práticas que torna possível melhorar a administração de pessoal, sua motivação, capacitação e produtividade. Mesmo com a automação e os recursos trazidos pela tecnologia, as empresas ainda precisam investir, valorizar e reter seu capital humano. 

Persiste ainda uma percepção de que o crescimento do negócio está atrelado somente ao investimento em tecnologia e maquinário. Felizmente, cada vez mais donos e administradores de marcenarias e fábricas de móveis buscam de soluções para os desafios enfrentados na gestão de pessoas de seu negócio. Afinal, as pessoas são um dos principais ativos de qualquer empresa.

Principais desafios na gestão de pessoas nas marcenarias e fábricas de móveis

Hoje, um dos grandes desafios na gestão de pessoas das empresas é lidar com os diferentes perfis geracionais. Cada vez mais, as organizações recebem trabalhadores das gerações Y e Z. Esses profissionais apresentam comportamentos próprios e, por vezes, conflitantes com colegas de outras faixas etárias Isso pode prejudicar a motivação e a produtividade. 

De fato, de acordo com dados da Amcham-Brasil, 75% das empresas enfrentam problemas de conflitos entre gerações. Essa questão é ressaltada também por Letícia Camilo, responsável pelo setor de comunicação da Vaipe, startup de RH.

"Gerir pessoas não é uma tarefa fácil. Somos dinâmicos, diferentes e, por esse motivo, estamos constantemente em busca de novos desafios. Tantas diferenças em alguns momentos podem resultar em conflitos internos, mudança de clima dentro da empresa e a falta de engajamento entre os colaboradores. Por isso, é papel da gestão se preocupar com o bem-estar da equipe e entender o que está acontecendo no ambiente de trabalho", reforça Letícia.

Ainda, a valorização do capital humano é outro grande desafio. Alguns empresários acabam tendo como foco preponderante o investimento em maquinários e equipamentos. Ou seja: acabam deixando sua equipe em segundo plano. Isso pode prejudicar o engajamento, a produtividade, a retenção de talentos. Além disso, pode elevar a rotatividade de pessoal - gerando perdas inclusive nos investimentos em treinamento.

5 dicas para a gestão de pessoas

Para lidar com tais situações, são boas práticas:

1. Melhorar a comunicação

Conforme explica a representante da Vaipe, "um dos principais fatores para garantir um clima positivo e o engajamento dos colaboradores é manter a boa comunicação entre a equipe e estar sempre em busca de dar e receber feedback. Assim, é possível construir uma cultura sólida, com colaboradores engajados e apaixonados pela empresa".

Portanto, ter uma comunicação transparente, ativa e eficiente para evitar os prejudiciais ruídos organizacionais e outros problemas internos é essencial. Para isso, pode-se adotar canais formais de comunicação - tais como murais e intranet -, realizar reuniões para ouvir a equipe e fazer comunicados pontuais e mesmo mostrar-se disponível sempre para dúvidas, sugestões e reclamações.

Outra ação importante é dar e solicitar feedback recorrentemente. Isso ajuda a valorizar as melhores práticas e a ajustar pontos que demandem melhoria. Além disso, é uma forma de demonstrar preocupação com o desempenho do colaborador. 

2. Oferecer treinamentos constantes

Os treinamentos são o típico exemplo de iniciativa ganha-ganha. Isso porque eles ajudam a melhorar o desempenho e a produtividade da equipe e também elevam a motivação. Assim, demonstram valorização e o cuidado da empresa com a evolução do funcionário.

Além disso, os treinamentos funcionam como recurso valioso para retenção de talentos. Isso porque eles evitam problemas como falta de pessoal e altos índices de turnover

3. Garantir a segurança no trabalho

Manter-se motivado, engajado e produtivo em um ambiente que não oferece condições adequadas de trabalho é algo realmente difícil. Por isso, uma das ações mais básicas de gestão de pessoas é promover um espaço laboral seguro, com uso de EPIs e EPCs, maquinários atualizados e em conformidade com normas reguladoras. A NR 12 (e, quando cabível, a atuação de uma CIPA - Comissão interna de Prevenção de Acidentes) é um exemplo.

Com isso, o funcionário verá que a empresa preocupa-se com sua saúde e seu bem-estar. Assim, se sentirá mais motivado a contribuir para os resultados organizacionais.

4. Valorizar a equipe e suas conquistas

Como vimos, a valorização é fundamental para se ter funcionários produtivos e engajados. E isso inclui desde manter atualizada a base de salários com a média do mercado até oferecer benefícios adequados. O reconhecimento por boas ideias e resultados atingidos também é valioso aqui.

Vale ressaltar que isso, nem sempre, demanda investimentos elevados. Por vezes, ter uma folga no aniversário, por exemplo, é algo mais valorizado pelo colaborador do que um incentivo financeiro. Para descobrir que tipo de ação é mais apreciada por sua equipe, aplicar uma pesquisa de clima organizacional anônima é uma excelente iniciativa.

5. Atualizar lideranças para a gestão de pessoas

Outro dos problemas comuns nas marcenarias, sobretudo em negócios familiares, é a falta de atualização da gestão de capital humano. A nova geração de colaboradores demanda outro tipo de atitude também dos gestores. 

Em muitos casos, ainda assume-se a postura de "chefe". Ou seja, a de um gestor que faz questão de manter a hierarquia da empresa, concentra poder e decisões e não abre espaço para ouvir e aplicar ideias de sua equipe.

No entanto, é importante que se assuma o papel de líder facilitador. Isso porque um gestor que estimula a participação de sua equipe, que ouve e incentiva suas contribuições, que promove a cocriação e não a competição interna, que valoriza seus talentos e ajuda em seu desenvolvimento, é um gestor alinhado com o futuro.

E em sua empresa, quais são os maiores desafios na gestão de pessoas? Compartilhe suas dúvidas e experiências nos comentários.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar