Para garantir um bom atendimento ao cliente numa loja de móveis, de modo a fidelizá-lo e ganhar indicações a terceiros, é preciso realizar uma série de boas práticas, ter habilidades interpessoais e desenvolver processos bem definidos.
Segundo Anne Oelke, Designer de Móveis e Especialista em Marketing, é fundamental ainda conhecer o consumidor e compreender a sua verdadeira necessidade. Em suma, uma loja de móveis precisa encantar.
“As soluções devem ser personalizadas. O foco da venda tem de estar na junção do relacionamento com a experiência”, afirma Anne.
Como garantir um bom atendimento?
Na lista de práticas, podemos incluir o treinamento das equipes, uma escuta ativa aguçada, atenção ao layout da loja, programas especiais, pós-venda, cumprimento de prazos, inovação, empatia e paciência.
No entanto, Anne frisa que a arte da venda vai muito além de técnicas antigas e engessadas. Ela diz que é necessário focar em alguns aspectos:
- Conhecer o cliente;
- Promover briefings detalhados;
- Compreender o estilo de vida do consumidor;
- Estudar os objetivos do público-alvo, etc, uma vez que esses anseios vão além da escolha de um móvel planejado.
“Os hábitos diários e relacionamentos sociais interferem diretamente em um projeto”, destaca Anne sobre a importância de garantir um bom atendimento ao cliente na loja de móveis.
Por que é importante investir na experiência de compra?
A resposta para essa pergunta está no fato de que hoje em dia o mercado está saturado, com produtos similares em diferentes lojas de móveis, fábricas e distribuidores.
De acordo com a designer, se os profissionais do setor moveleiro focarem apenas no produto, correrão o risco de entrar em uma “guerra” de preços infinita. Mas é fundamental oferecer um diferencial.
“Focar na experiência tem a ver com um bom atendimento de excelência e que possa agregar valor.”
A experiência de compra é a ferramenta que gerará a fidelização e proporcionará vantagens competitivas. Haverá um bom aumento da percepção de valor e, consequentemente, das vendas.
Por que fidelizar o cliente?
Por falar em fidelização do cliente no setor varejista de móveis, a colaboradora da ForMóbile Digital defende que ela vai além de vender mais de uma vez para o mesmo cliente.
Ou seja, significa gerar satisfação, paixão e ânimo para que um cliente indique a respectiva loja a outros possíveis consumidores.
“Todas as etapas do atendimento precisam estar alinhadas para gerar fidelização. Isso porque se a venda está toda adequada e na hora da entrega do produto a empresa deixar a desejar, a insatisfação será verdadeira e uma possível indicação anulada.”
É importante treinar a equipe de vendas?
Para Anne, a atividade de vendas é extremamente dinâmica e muda a todo instante. Portanto, o que funcionava há 10 anos, hoje não tem mais efetividade. Por isso é tão importante treinar as equipes, de modo que cada profissional esteja apto a acompanhar a demanda atual.
“O que é importante para essa geração é diferente do que era importante para os nossos pais. Somos bombardeados com uma comunicação rápida, o que nos torna ‘especialistas’ em diversas áreas. Com isso, a nossa exigência acaba sendo muito maior”, define a especialista sobre o porquê é importante investir em treinamentos e com uma certa constância.
É necessário também realizar reuniões semanais, o acompanhamento de caso a caso e personalizar os atendimentos para que a eficiência na loja de móveis seja ainda maior.
“Toda função ou atividade pode ser realizada por qualquer pessoa desde que haja um treinamento e capacitação adequada. Acima de tudo, é fundamental que o profissional queira realizar essa função.”
Ou seja, se as equipes focarem no relacionamento com os clientes, se preocupando em conhecê-los e gerar conexão, as vendas acontecem automaticamente e com mais fluidez.
Para saber mais sobre o setor varejista de móveis, continue por aqui e aproveite o conteúdo ForMóbile Digital.