O mundo está em constante mudança e quem não quiser ficar para trás vai precisar se transformar junto com ele. Isso significa que, para além das mudanças que as empresas vão precisar enfrentar nos próximos anos, suas gestões também precisarão ser reinventadas.

Afinal, com as novas gerações ingressando cada vez mais no mercado e a Inteligência Artificial cada vez mais presente, as lideranças não podem continuar agindo de forma ultrapassada.

Novas demandas e habilidades

“Quando falamos das mudanças trazidas pelas novas gerações precisamos enfatizar que elas não focam somente no ganho financeiro, ou seja, não têm pretensão de seguir carreira, como era comum antigamente”, explica o CEO da market4u, Eduardo Córdova.

“Por outro lado, essas gerações valorizam o pertencimento, o entendimento do propósito da empresa e a contribuição delas nessa jornada.”

Nesse cenário, o especialista afirma que a nova moeda é a flexibilização e a personalização da jornada de trabalho, sem atrapalhar, é claro, a rotina da companhia.

“Já quando falamos da inteligência artificial, essa é uma ferramenta que não será mais possível não utilizar. Por isso, o ideal é entender, dentro da sua companhia, onde essa tecnologia pode ser aplicada, visando trazer ainda mais agilidade e rentabilidade”, observa.

Com esses dois fatores mudando completamente o mundo corporativo, o CEO orienta que os líderes das empresas em 2025 deverão adotar uma postura horizontal e colaborativa, delegando e dando voz e espaço para os novos colaboradores se desenvolverem.

“É preciso focar em aprendizado contínuo, principalmente quando falamos de tecnologia e inteligência artificial, definindo os papeis dessas ferramentas dentro do seu negócio”, enfatiza.

“Outro fator importante é a saúde mental, por esse motivo é essencial manter uma cultura de feedbacks constantes na empresa, em prol do crescimento dos colaboradores, deixando sempre claro qual o propósito da marca e qual o papel do time nesse processo”, continua Córdova.

Dicas de gestão de liderança para 2025

Segundo o especialista, no novo ano os líderes vão precisar buscar se desenvolver e entender que precisam visualizar seus liderados como uma caixa de ferramentas, ou seja, não adianta ter apenas martelos.

Isso significa que os gestores precisam ter um time diverso, com habilidades e formas de pensar distintas, podendo assim criar soluções dinâmicas e enriquecedoras.

“Não adianta só se cercar de pessoas iguais que pensam como você. Quanto mais diverso o time, mais capaz o líder é”, enfatiza o CEO. 

“Um bom gestor é aquele que sabe ensinar e que entende que não haverá crescimento se não for por meio de pessoas. E crescer também envolve errar, deixar os colaboradores errarem e aprenderem com esses erros”, orienta Córdova, que hoje lidera uma rede de mercados autônomos do Brasil.

Ainda segundo ele, é importante permitir que os colaboradores errem porque, a partir disso, é possível dar feedbacks sinceros e também ouvir o que eles têm a dizer sobre você, com humildade e respeito.

“Nesse aspecto, é preciso pensar em como um líder pode ser útil no crescimento profissional das pessoas que trabalham com ele e em como tudo isso levará a empresa mais perto do seu grande objetivo.”

Por fim, Córdova reitera que outros dois fatores essenciais para um líder se destacar em 2025 serão suas posturas em relação a sustentabilidade e a responsabilidade social.

“Penso que, mais que importante, essas preocupações são indispensáveis. Não é possível pensar em propósito e em liderar uma empresa que traga benefícios para seus clientes se ela não tiver responsabilidade social e práticas sustentáveis. Afinal, estará sendo bom para quem?”, questiona o CEO.

“É preciso muito mais que vender um produto ou serviço, é preciso entregar benefícios para a vida dos clientes, colaboradores e todos os que têm contato com a empresa”, conclui o líder que se destacou no mercado em 2024.

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