Segundo a Meta Ferragens, as ferramentas são diretamente responsáveis pela qualidade dos móveis produzidos numa marcenaria, independentemente do tipo de peça e/ou trabalho. 

Isso porque, na respectiva produção, cada centímetro, corte e formato deve ser considerado com rigor. Podemos dizer, então, que as ferramentas especializadas são extensões das mãos criativas do marceneiro ou do artesão. 

“Quanto mais adequadas forem, melhor serão os resultados”, explica a empresa. É fundamental conhecer cada opção, independentemente do nível de atuação na área. Por isso, a ForMóbile Digital produziu o conteúdo a seguir para que você compreenda a efetividade de cada ferramenta e para quais trabalhos elas são indicadas. 

A propósito, é exatamente isso que o marceneiro moderno e o artesão precisam para transformar a matéria-prima em peças que esbajem precisão e beleza. Portanto, vamos às opções. Confira! 

Gabaritos 

Os gabaritos muita gente conhece, mas não sabe ao certo a importância dessa ferramenta considerada especializada. Na marcenaria, são como mapas para guiar processos de corte, furos, encaixes, etc. 

O objetivo é oferecer precisão às respectivas atividades, principalmente quando a repetibilidade se faz necessária. Projetos em série são normalmente exigentes de gabaritos. 

Entre os principais tipos, destaque para os modelos para furos de cavilhas, cortes de ângulo, encaixe do tipo dovetail e também moldes para peças curvas. Os gabaritos podem ser comprados prontos pela marcenaria ou desenvolvidos na própria empresa em MDF, acrílico ou alumínio. 

De acordo com a Leo Madeiras, os gabaritos são muito utilizados na marcenaria desde o processo de produção até a montagem. “Todo marceneiro sabe da importância dos gabaritos”. 

Ferramentas para marchetaria 

O que é marchetaria e por que ela usa ferramentas especiais? Basicamente, a marchetaria é o lado artístico da marcenaria, onde artesãos compõem peças e obras. O catálogo de ferramentas mais usadas, neste caso, compreende estiletes, serrinhas para cortes minuciosos e curvos, prensas e pranchas de vácuo. 

Também, os raspadores e as lixas ultrafinas para o melhor acabamento possível das peças e preservação do material. 

Conforme os especialistas do Sebrae, a marchetaria é um trabalho delicado e que requer habilidade. Sendo assim, as ferramentas deve ser escolhidas com todos os critérios necessários.  As técnicas de cada uma delas envolvem corte de sobreposição, inserções em paineis maiores e padrões geométricos diferenciados, por exemplo. 

Ferramentas para tornos 

O torno é fundamental para que marceneiros e artesãos possam moldar a madeira com precisão e firmeza. Aqui, a escolha dos tipos de goivas é essencial. Por exemplo, as goivas de desbaste são ideais para modelar rapidamente peças cilíndricas, ao passo em que as de perfilamento trabalham detalhes em peças mais longas. Já as goivas de acabamento são indicadas para trabalhos em peças ocas e côncavas. 

Ferramentas especializadas para encaixes 

Desta vez, quem contribui é Faby Franco, do Canal Faby Franco DIY. Ela explica que a ferramenta mais indicada para os encaixes é o formão, até mesmo para os ajustes nas madeiras. “Ele é ideal para fazer acabamentos em móveis e objetos de decoração. O formão é uma ferramenta muito versátil”, explica. Além disso, outras opções incluem cavilhas, lamelas, dominós, conectores, etc. 

Router table 

Para quem não conhece, o router table é uma estação de trabalho completa, cuja finalidade é transformar a tupia de mão em uma ferramenta de precisão. Normalmente, profissionais utilizam para molduras, rebaixos, encaixes e objetos decorativos. Marceneiros optam também para a produção de gavetas com encaixes mais sofisticados e até mesmo portas com perfis detalhados. 

“Por si só a tupia já é muito versátil e permite diferentes acabamentos na madeira”, revela Faby. Ela completa: “mas é preciso escolher com boas opções de ajustes de profundidade e velocidade”. 

Para finalizar, a especialista ressalta que é muito importante investir em ferramentas especializadas de qualidade para garantir um trabalho preciso. “A escolha das ferramentas adequadas, aliada à prática e a busca constante por aprimoramento é fundamental para a marcenaria”. 

Agora que você conheceu ferramentas especializadas para sua marcenaria, saiba mais sobre as máquinas Router CNC