Não é novidade para ninguém que a fabricação de móveis, acessórios e qualquer outro objeto em madeira resulta em uma grande quantidade de poeira e resíduos sólidos.
O respectivo ambiente acaba sendo tomado pela sujeira devido às diversas tarefas do trabalho. Por esse motivo, e outros que detalharemos a seguir, especialistas indicam o uso de coletores de pó fabricados por empresas especializadas em equipamentos industriais.
Saúde e produtividade na marcenaria
Todo projeto moveleiro passa por diversas etapas, entre as quais o corte das chapas de madeira, lixamento, etc. Quase todos os processos geram resíduos e muita poeira, mesmo que imperceptíveis (minúsculas partículas).
Estas, por sua vez, pairam no ar, conforme peso e densidade, causando problemas sérios à saúde dos profissionais em diferentes aspectos, mas principalmente no respiratório. Podem prejudicar também os próprios equipamentos da marcenaria.
Ou seja, o coletor de pó industrial é fundamental no dia a dia do marceneiro.
“É um item indispensável para todas as marcenarias, primeiro pela importância de proteger a saúde de quem está trabalhando no local. Além de ajudar na limpeza do ambiente, ele amplia a vida útil das máquinas estacionárias”, atesta Everton Nogueira, Gerente de Produtos da Leo Madeiras.
A propósito, o próprio Ministério do Trabalho exige o uso de coletores de pó em marcenarias, além de EPIs como máscaras, protetores auriculares, etc, para 100% de eficácia na proteção e preservação da saúde humana.
Função do coletor de pó
Segundo o gerente da Leo Madeiras, os coletores de pó para marcenarias têm como principal função absorver o pó, principalmente, do corte, usinagem e até mesmo em coladeiras automáticas.
Neste caso, o equipamento tende a absorver os pequenos resíduos sólidos gerados pelo refilo da fita de borda, proporcionando um ambiente de trabalho mais limpo.
O coletor de pó evita ainda, alguns acidentes, como quedas e escorregões dos trabalhadores, devido ao chão sujo de pó de madeira e/ou MDF.
Além de tudo, esses equipamentos ajudam com a visualização da operação das máquinas, pois o profissional tem uma melhor visão do trabalho que está sendo executado. Com relação a isso, podemos dizer que os coletores de pó evitam transtornos nos mecanismos.
“O pó de madeira ou MDF é inflamável, caso entre em alguma parte elétrica pode provocar incêndios”, alerta Everton.
Processo de coleta da poeira
Os coletores de pó industriais para marcenaria são sempre os mais indicados. Eles são compostos por um reservatório que, geralmente, é feito em tecido, além de motor, hélice e local para a entrada do pó.
Possuem também tubulação, sistema de exaustão e controle de funcionamento.
A hélice, por sua vez, gera a sucção necessária para que o pó ou pequenas partículas sólidas sejam coletadas das máquinas e armazenadas nos reservatórios do equipamento coletor. “Tudo isso facilita a limpeza e todo o trabalho na marcenaria”, conta o gerente de produtos.
Os coletores de pó para marcenarias podem ser conectados ainda a ferramentas como lixadeiras, plainas, serras, entre outras. O sistema do respectivo coletor suga as partículas de poeira por meio do fluxo de ar gerado pelo ventilador (hélices).
Depois, o resíduo percorre a tubulação até o filtro, onde ocorre a separação do ar. Por fim, o substrato sofre o descarte no saco ou na caixa coletora. O usuário, então, poderá esvaziar sempre que for preciso.
Atenção na escolha do seu coletor de pó para marcenaria!
Vale a pena se atentar ao fato de que existem diversos modelos de coletores de pós, os quais podem apresentar variações no design e nas especificações técnicas.
É fundamental conferir com atenção todos os detalhes da máquina e indicações do fabricante. Dessa maneira será possível escolher o coletor adequado às necessidades da respectiva marceria.
Outro ponto que merece atenção é para a importância de se investir em equipamentos industriais, fabricados por empresas idôneas, com certificações de qualidade e segurança. Coletores “caseiros” são contraindicados e podem ser danosos à saúde dos profissionais e produtividade da marcenaria.
A ForMóbile é uma ótima oportunidade para você encontrar os melhores fabricantes de coletores de pó para marcenaria, entre outros tipos de equipamentos para a fabricação de móveis e peças em madeira.