• ForMóbile is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Gestão

Proteja seu estoque: dicas para conservar madeira e fugir do mofo

Conservar o estoque de madeira pode ser um desafio para marcenarias, principalmente em armazéns e galpões. Principalmente em ambientes úmidos ou com pouca ventilação, proteger o material é essencial. Por isso, é preciso entender o problema para encontrar formas de conservar madeira.

Galpões úmidos, com janelas pequenas e falta de luz solar, facilitam a proliferação e fungos e bolor. Além disso, esses fungos podem atingir tanto as paredes quanto a madeira em si, causando manchas e até mesmo perda de materiais. Confira a seguir três dicas para proteger seu estoque e conservar a madeira.

Melhore a ventilação

As principais causas de fungos e mofo são a umidade, o calor e a falta de luz solar. Por isso, é preciso considerar ações que as combatam. Uma possibilidade é armazenar as madeiras de modo a permitir a circulação do ar entre elas. Incluir taliscas de madeira entre as tabuas pode ajudar nesse sentido, por exemplo. Manter as peças afastadas da parede também é importante.

Além disso, mantenha as janelas e portas abertas ao longo do dia para permitir a circulação do ar. Também é interessante abrigar o material da chuva e evitar “proteções” que gerem abafamento, como coberturas plásticas e lonas. Caso essa solução seja utilizada, retire-a e deixe o ar circular assim que possível.

Deixe o ambiente limpo

Sujeira ajuda a proliferação de fungos e mofo. Por isso, evite acúmulo de poeiras e outras sujidades que possam piorar a situação. Sujeiras acumuladas atrás de peças em produção ou de materiais armazenados, por exemplo, pode gerar ainda mais abafamento e piorar a circulação do ar.

Crie uma rotina de limpeza para evitar o acúmulo de poeira e resíduos de madeira. Dessa forma, é possível reduzir a incidência de mofo e fungos. Isso impacta também na saúde dos profissionais na marcenaria, diminuindo a ocorrência de doenças respiratórias.

Utilize produtos específicos

Tratar a madeira também é uma opção interessante. Embora existam soluções caseiras para solucionar o problema, o engenheiro químico Digiovani Mondardo, da Ultrapro, faz um alerta. “Não existe comprovação cientifica desses métodos, o que pode expor ao risco de danificar ainda mais a superfície”, aponta.

Para fugir dessas soluções, o especialista criou um protetor antimofo que combate o bolor. “A aplicação pode ser feita em madeira, e também em paredes”, diz o químico. “O produto é um composto de nanopartículas de prata, de características antimicrobianas. Ele forma um filme acetinado transparente, como uma película”. O protetor se fixa na madeira, o que bloqueia a proliferação de limo e mofo. “As tintas comuns vêm com uma taxa de conservante antimofo, mas não é o suficiente para evitar limo e mofo nas paredes que não tem iluminação direta”, explica Mondardo.

Madeira Maciça - GUia do acamabento ideal

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *