Um PDV (ponto de venda) tem diversas opções para se tornar mais atrativo, a fim de melhorar a experiência de compra do cliente.

Entre as medidas, destaque para acessibilidade, prateleiras inteligentes, disposição dos produtos, iluminação estratégica, merchandising, apresentação das marcas parceiras, relacionamento com o público, personalização, etc.

O importante aqui é definir estratégias efetivas para atrair a curiosidade e cativar o consumidor.

Todo tipo de ação com este viés tende a influenciar a decisão de compra, de modo a fidelizar o cliente.

Segundo pesquisas, 70% das decisões ocorrem quando o consumidor está frente a frente com os produtos no próprio PDV. Vale a pena investir!

O alerta, no entanto, é com relação aos fatores que devem ser considerados, uma vez que todo trabalho exige empenho e dedicação. Ao mesmo tempo em que a loja passa por uma transformação, a equipe também deve ser remodelada.

Vale a pena investir em treinamentos e manter uma comunicação fluida com os colaboradores. Tudo isso é crucial para que um ponto de vendas físico seja reinventado e tenha sucesso.

Proporcionar o melhor contato sensorial do cliente com os produtos é o objetivo principal.

Atrativos para o PDV

De acordo com Nathália Prandini, Analista de Trade Marketing da Starrett, a presença física ainda tem força no varejo, portanto, é preciso investir nela. “Desde a idade média, já é sabido o quanto os comerciantes buscavam desenvolver estratégias ao expor e tentar vender seus produtos nos locais de comércio”.

Como nada substitui o relacionamento humano, Nathália frisa que os pilares para deixar uma loja mais atrativa são: treinamento, demonstração, ensinamento e entretenimento.

Confira algumas estratégias!

1. Apresentação

Como está a sua loja no quesito apresentação? Você tem se preocupado com o que o cliente vai achar do ambiente logo quando entrar? Se não pensou nisso ainda, é hora de pensar.

Todo consumidor dá continuidade ao processo de compra se está confortável com o ambiente. Não basta ter os melhores produtos, é preciso agradar aos olhos.

A sua loja deve estar perfeitamente organizada e com aspecto agradável, além de limpa. Tudo começa na fachada, passando pela disposição dos produtos até a iluminação. O conforto é primordial, independentemente do produto e segmento de mercado.

2. Produtos

Alguns produtos acabam ficando por mais tempo que outros nas prateleiras. É normal que eles acumulem poeira? Não. Isso não pode acontecer.

A limpeza deve ser diária, de modo que o cliente não saiba que aquele item está ali por muito tempo. O estado de conservação dos produtos deve ser excelente porque ninguém compra nada com avaria ou aspecto de deterioração.

3. Equipe

Falamos anteriormente sobre treinar as equipes. Essa é uma medida fundamental para garantir qualidade ao PDV.

Mesmo que a sua loja tenha o melhor produto, acessório, material, móvel ou equipamento, se o cliente não for bem atendido, desistirá da compra e nunca mais voltará.

E o pior: não indicará a loja para ninguém. Resultado: queda da receita.

Outra coisa, a equipe deve sentir que faz parte do negócio e que é importante para o seu sucesso. Dessa maneira, você terá colaboradores mais engajados na conquista e fidelização do público.

Capacite o seu time conforme as metas e ideologia da empresa, e trate a cada um com empatia, dando importância ao trabalho executado.

4. Pontos estratégicos

Uma iluminação bem pensada enche os olhos, não é mesmo? Deixa o ambiente mais bonito e o cliente tentado a comprar. O que pode ser feito, neste sentido, é a escolha de pontos estratégicos para dar destaque a um determinado produto – são chamados de hot points.

Determine espaços na loja para isso, mas tenha cuidado para que não atrapalhe a visita do cliente, ou seja, no meio do caminho.

Paralelamente a isso, se certifique de que o hot point estará no centro das atenções como, por exemplo, em locais de passagem obrigatória, prateleiras bem localizadas e na altura dos olhos.

Os hot points são muito usados para saída de produtos que estão parados no estoque. Dê uma vida ao cenário e mostre a viabilidade do que você quer vender.

5. Tecnologia

A tecnologia não age apenas em favor das lojas online, mas também das vendas físicas. O PDV pode contar com ferramentas como softwares, plataformas e programas para ter ideias de estratégias e ações. Utilize a tecnologia em favor da sua loja.

6. Relacionamento

É fundamental oferecer atendimento qualificado e personalizado ao cliente. Além dele se sentir confortável no respectivo ambiente, se sentirá acolhido pela equipe, caso seja tratado de maneira humanizada.

Por exemplo, crie um banco de dados com informações precisas sobre cada consumidor. Saiba mais sobre a empresa dele e ofereça soluções para diversos gargalos.

Vale também enviar cartões em épocas sazonais e um feliz aniversário. Uma nova visita à loja será garantida.

7. Acessibilidade

Falando em conforto, ele deve ser proporcionado a todos, independentemente da condição física do cliente. O seu PDV deve ser um local com acessibilidade, de modo que o consumidor tenha a possibilidade de fazer suas comprar sem dores de cabeça ou constrangimento.

Peça ajuda a um arquiteto e procure pelas principais medidas para este fim. Vale a pena pensar no próximo.

Agora que você já sabe como garantir atrativos para o seu PDV, coloque a mão na massa e boa sorte com os negócios!