Quando se fala em montar uma empresa, é natural que se aborde temas como plano de negócios, marketing, atendimento etc. Contudo, um assunto costuma ser ignorado pela maioria dos empreendedores: o branding.
Branding é um assunto complexo. Não por acaso, publicitários e mercadólogos estudam os temas relacionados a esse termo durante anos.
Contudo, isso não significa que você não possa aprender os significados dos principais tópicos sobre branding adaptado ao mercado de móveis e decoração — e esse é o objetivo deste artigo!
Branding e o valor de uma marca
Vamos supor que um marceneiro ao se aposentar decida vender a sua marcenaria. Como ele poderia fazer o cálculo do valor da sua empresa?
O caminho mais fácil seria verificar o valor dos patrimônios do negócio, como as máquinas, ferramentas, imóveis etc. Além disso, é possível se ater aos resultados comerciais da marcenaria, como o lucro. Contudo, há um bem da empresa difícil de se mensurar: o valor da marca.
Pequenas e médias empresas nem sempre se dedicam a construir uma marca forte. Isso faz com que muitos negócios, ainda que sejam um sucesso de vendas, não criem uma relação com o cliente.
Uma padaria sem branding pode vender muitos pães, mas, ao ser substituída por outra marca, os clientes nem notariam que houve uma mudança. Isso porque a marca não tinha valor, embora o produto tivesse.
Por outro lado, quando pegamos as maiores empresas do país, notamos que todas elas se esforçam para criar uma comunicação única com o consumidor.
De acordo com uma reportagem do jornal Poder 360, a marca mais valiosa do Brasil é o Itaú.
Se você parar para ver as peças de comunicação desse banco, perceberá que ele se esforça para criar vínculos emocionais com os eventuais clientes. Isso também é branding, gestão da marca.
Como começar a investir em branding?
A construção de uma marca forte exige a contratação de mão de obra especializada. É por isso que muitas empresas terceirizam essa tarefa contratando agências de marketing ou profissionais freelancers.
Branding envolve conhecimentos diversos, como Comunicação, Psicologia, Design e Marketing.
Identidade visual
Um dos passos mais importantes do branding é a criação de uma identidade visual. Grandes marcas, como Tim, Itaú e Globo são reconhecidas apenas pelas cores que usam e pela forma de seus logos.
Cada parcela do público consumidor reage de uma forma em relação a esses elementos, e existem vários estudos comportamentais sobre isso.
Por exemplo: um escritório de arquitetura que trabalha com técnicas de bioconstrução não pode ter uma identidade visual semelhante à de um escritório voltado a construção de imóveis de luxo. São públicos diferentes, que têm valores e objetivos diferentes.
Enquanto o primeiro escritório poderia recorrer a tons de verde, associados à natureza, o segundo teria que ter uma paleta de cores diferente.
A espessura das linhas usadas na construção do logo, assim como as formas desse desenho e as fontes tipográficas, precisariam ser personalizadas para cada empresa.
É por isso que usar aqueles sites que criam logos genéricas, ou então copiar a logo de uma outra empresa, costuma ser uma má ideia, pois a comunicação é inadequada.
Tom de voz da marca
O tom de voz ajuda a empresa a se comunicar adequadamente com o seu público-alvo. Uma marca tradicional, voltada a pessoas mais velhas, não pode usar gírias, por exemplo.
Por outro lado, uma empresa que pretende se comunicar com a geração Z não pode ser muito formal, pois isso não cria identificação.
O tom de voz será usado em várias estratégias, como nas redes sociais, nos manuais da marca, no atendimento, na criação de conteúdos etc. Dessa forma, o negócio vai construindo uma personalidade.
Canais de comunicação
A escolha dos canais de comunicação que serão usados para divulgar a empresa também faz parte do branding, e entender isso ajuda a usar corretamente a verba para propaganda.
Por exemplo: uma pequena marcenaria, voltada a atender clientes locais, pode se beneficiar muito mais de um anúncio no jornal do bairro do que investindo em uma rede social com grande alcance, como o TikTok.
Entender os canais de comunicação consumidos pelo seu público é fundamental para divulgar adequadamente a sua empresa.
O Branding de uma empresa é algo definitivo?
Imagine se marcas do século passado, como a Globo, Bauducco, Banco do Brasil etc. não tivessem atualizado a forma como se comunicam com as pessoas. Hoje, elas teriam estratégias absolutamente antiquadas.
Por mais que o seu negócio ainda não seja uma marca centenária, isso não quer dizer que ele não mudará constantemente. Isso porque o mundo está mudando rápido demais.
É por isso que todos os negócios precisam se questionar se as suas estratégias de branding não precisam ser atualizadas. Uma boa forma de perceber isso é analisando a concorrência.
Como vimos, a construção de branding é muito importante, pois uma marca forte também é um ativo do negócio. Mesmo empresas que estão dando os primeiros passos, que ainda podem ser consideradas pequenos negócios, precisam pensar no potencial das suas marcas.
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