Confira as 14 técnicas de comunicação que foram apresentadas no Palco ForMóbile por Rita de Cássia
Uma das principais atrações da ForMóbile 2024 – Feira Internacional da Indústria de Móveis e Madeira foi o Palco ForMóbile. O visitante teve a oportunidade de conferir palestras e apresentações sobre as tendências do setor, incluindo o tema: “o poder da comunicação na negociação”.
Rita de Cássia, CEO da Staleiro Marcenaria, foi quem deu o tom dessa conversa, enfatizando a importância de criar conexão com os clientes. Rita mencionou a palavra francesa “rapport”, que significa trazer para perto, criar conexão, entrar na mesma frequência mental.
“O networking e os relacionamentos são as habilidades mais lucrativas que existem.”
A CEO compartilhou 14 técnicas simples, mas que passam despercebidas muitas vezes, para os marceneiros que desejam se conectar com seus clientes, gerando a melhor comunicação possível – verbal e não verbal.
“São métodos para você se tornar carismático sem esforço”, frisou a palestrante.
Confira todos eles a seguir.
1. Comece com a técnica do camaleão
“É preciso esperar um sinal do cliente primeiro. Dessa maneira, você consegue espelhá-lo”. Rita de Cássia disse que a técnica do espelhamento é fundamental na negociação porque o cliente se sente respeitado e acolhido. A conexão começa a partir daí. “Espere, por exemplo, para ver como o cliente te cumprimentará e haja da mesma maneira”.
2. Sorria
“É comprovado cientificamente que o sorriso é uma chave universal, abre portas no mundo inteiro”, ressaltou Rita de Cássia. Para ela, nos três primeiros segundos de contato, o cliente já está te avaliando como profissional e como pessoa, por isso, a comunicação não verbal é tão importante. O sorriso é essencial.
“Quem não tem facilidade para sorrir, precisa aprender para se conectar melhor com o cliente”, disse ela.
3. Demonstre interesse
Uma das principais regras para fazer o cliente se sentir importante é mostrando um interesse genuíno por ele. Segundo a CEO da Staleiro Marcenaria, uma das maneiras é utilizar a sincronia límbica, que é basicamente uma forma de imitar os gestos da outra pessoa de maneira sutil. “Ela se conectará a você inconscientemente”.
4. Ouça o cliente
“A melhor técnica de oratória para as vendas é ouvir o cliente”. Ou seja, devemos saber quanto falar, mas principalmente quando nos calarmos no momento da negociação. O cliente deve ter espaço para se expressar.
5. Não julgue, não critique e não reclame
A sua conexão com o cliente pode ser destruída quando você faz críticas, quando julga e também quando reclama demais. Como resultado, ele irá se afastar e você perderá a chance de fidelizá-lo e até mesmo de ganhar novos clientes porque ele não indicará a sua empresa a ninguém.
“Quando o cliente voltar arrependido das escolhas que fez por outros profissionais, nunca diga ‘eu avisei’. Aproveite para pegar os pontos fracos do antigo fornecedor e faça diferente dele. Ajude o seu cliente.”
6. Não supere a história do cliente
A competição está no sangue do ser humano. No entanto, evite fazer isso com o cliente. “No momento da venda, deixe o seu cliente se sentir melhor do que você para não quebrar a conexão. Nunca compita com ele ou tente superar sua história”.
7. Elogie
Os elogios são fundamentais, mas devem ser sinceros. Faça isso de maneira intencional e o cliente passará a gostar de você. “Todo mundo se sente feliz com um elogio”, destacou a palestrante.
8. Chame o cliente pelo nome
O relacionamento com o cliente fica ainda melhor quando você o chama pelo nome. Isso mostra que você tem interesse por ele como pessoa e não apenas como gerador de receita para a empresa. “As pessoas são egocêntricas e gostam de ser chamadas pelo nome”.
9. Repasse o elogio de terceiros
Por exemplo, você pode dizer ao cliente que ele foi elogiado por pessoas muito importantes. Dessa forma, você gera a lei da atribuição equivocada. Rita de Cássia explicou que “quando estamos felizes, ancoramos esse sentimento em quem está mais próximo a nós e não no causador da felicidade”.
10. Peça conselhos
Quando pedimos conselhos ao cliente naquilo que ele tem expertise, ele se sente importante e se conecta com você. “Se o cliente for empresário, por exemplo, você pode pedir um conselho sobre empreendedorismo”. Aqui, você pode aproveitar para fazer um pós-venda e ainda fazê-lo se sentir importante. Para a palestrante do Palco ForMóbile, cria-se uma conexão a longo prazo, um relacionamento.
11. Tenha pequenos gestos simbólicos
Muitas vezes, os gestos simbólicos valem mais do que os grandiosos. Eles mostram ao cliente que você se importa com ele. “Mande uma mensagem de feliz aniversário”.
12. Comunique-se em tempo hábil
O cliente não tem todo tempo do mundo para você. Portanto, atenda-o logo, não demore para responder uma mensagem ou retornar a sua ligação. Se essa demora acontecer, ele entenderá que não é uma prioridade para você. A conexão se encerra e a negociação também.
13. Espelhe a linguagem
As palavras devem ser espelhadas também. “Repita as palavras que o seu cliente disser para mostrar a ele que compreendeu a sua mensagem”. Ou seja, se o cliente achar que não foi compreendido, a conexão deixa de existir. Ele encerra o relacionamento.
14. Evite temas polêmicos
Por fim, Rita de Cássia ressaltou a importância de não entrar em temas polêmicos com o cliente, como futebol, política e religião. “Se o cliente precisar ficar na defensiva logo no primeiro contato, ele já cria uma barreira e tende a fugir”.
Agora que você conhece 14 técnicas para gerar conexão com seu cliente e transformar a sua abordagem, compartilhe esse conteúdo com a sua equipe. Implemente as estratégias e veja como simples mudanças podem gerar resultados positivos!
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