O marketing digital tem infinitas possibilidades. No entanto, para aproveitar todos os benefícios de forma adequada é preciso ter uma boa estratégia de mídia. Basicamente, se trata de um plano em que a empresa investe nos melhores conteúdos, formatos e canais para que suas ações atinjam o público certo.
Captar a atenção do público com o tipo certo de abordagem fortalece a imagem da marca e aumenta as chances de venda. Sendo assim, a definição das ações deve ser baseada em uma estratégia de mídia criada exclusivamente para o seu negócio — afinal de contas, a comunicação deve considerar as características do público.
Se você não sabe o que é uma estratégia de mídia ou como criar a sua, este post vai responder suas dúvidas. Acompanhe a leitura até o final!
O que é uma estratégia de mídia?
A transformação digital mudou a forma como consumimos conteúdo. São diversas possibilidades, desde mídias sociais, blog, anúncios e outros modelos e canais de divulgação. Partindo desse pensamento, as empresas precisam avaliar onde vale a pena garantir a sua presença online— que deve levar em consideração onde os potenciais clientes estão presentes.
Além disso, os tipos de ações de marketing tem uma finalidade estratégica. O planejamento de mídia é a etapa em que são definidas as principais plataformas da campanha. Nesse sentido, é possível decidir o canal que será utilizado, o horário de veiculação das campanhas e outros detalhes.
Resumindo: a estratégia de mídia mapeia quais são os melhores formatos de conteúdo, canais, plataformas, público-alvo, linguagem e outras especificações sobre a comunicação que será usada nas campanhas.
Quais os principais objetivos em desenvolver uma estratégia de mídia?
Assim como em qualquer outra estratégia, o objetivo é alcançar pessoas que tenham potencial para se tornar clientes. Os anúncios são um tipo de mídia paga, em que os links patrocinados aparecem para um público segmentado, conforme as especificações escolhidas.
Dessa maneira, você cria anúncios que são veiculados em diferentes plataformas e em formatos variados. A estratégia de mídia é voltada à captação de usuários por meio de redes sociais, páginas do Google e ações de remarketing.
Nesse contexto, um dos objetivos do plano é justamente identificar em quais canais é possível atrair uma audiência qualificada. A partir disso, as informações são filtradas conforme orçamento, interesses, plataformas disponíveis, custo-benefício e outros fatores.
Quais as vantagens de utilizar essa estratégia na sua empresa?
Não há dúvidas que o investimento em anúncios se tornou essencial nas estratégias digitais. A cada ano vemos a redução dos números de tráfego orgânico, o que faz com que a mídia paga ganhe mais espaço.
Confira algumas das vantagens de investir em em anúncios:
- Aumento de tráfego para site e blog;
- Maior visibilidade;
- Formatos variados (texto, imagem e vídeo);
- Resultados mais rápidos;
- Posicionamento da marca;
- Investimentos flexíveis;
- Construção de branding;
- Ações de remarketing;
- Aumento da autoridade de marca;
- Conquista de novos clientes;
- Resultados mensuráveis.
Quais os principais canais de mídia paga?
Os investimentos em publicidade chegam a bilhões por ano, seja em mídias online ou offline. Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Kantar Ibope Media, os formatos mais significativos foram os vídeos online (71%), conteúdo criados por influenciadores (64%) e anúncios de feed de social news (63%).
Viviane Vela, que é diretora de agências e anunciantes da Kantar, declarou à Folha de São Paulo que os formatos “se misturam e transitam entre as telas, mas o formato de vídeo concentrou 63% da compra de mídia em 2021”.
Então, conheça alguns dos canais mais importantes de mídia paga que você pode investir para ter bons resultados.
Google Ads
A publicidade do Google é a maior de todas e está presente em diferentes locais e formatos. O Google Ads é a plataforma criada para a construção de anúncios pagos. A ideia é que as marcas paguem para ter sua publicidade nas primeiras posições do buscador — considerando as estratégias de SEO (Otimização para Mecanismos de Buscas) e uso de palavras-chave.
Existem 5 tipos de anúncios no Google Ads:
- Rede de Display: anúncios em blogs e sites de notícia;
- Rede de pesquisa: exibição do anúncio na página de pesquisa do Google, relacionada ao termo de busca do usuário;
- Vídeo: atinge um público mais nichado que procura por tutoriais e vídeos explicativos sobre determinado produto ou serviço;
- Google Shopping: o anúncio aparece na busca por produtos à venda, ideal para lojas virtuais;
- Universal para apps: uma campanha é usada para aparecer em diversas redes e formatos.
Facebook Ads
O Facebook continua sendo uma das redes sociais com maior público, e por isso a rede social figura entre uma das principais mídias para exibição de anúncios. A visibilidade é bastante alta e apresenta maiores chances de exibição para o público certo, principalmente quando a segmentação é feita de forma adequada.
São diferentes tipos de anúncios, em que você consegue impulsionar uma publicação ou criar uma campanha do zero. O Facebook permite a segmentação de uma audiência personalizada, de acordo com a localização, características de compra, idade e outros dados demográficos.
Instagram Ads
O Instagram começou como uma rede social para publicação de fotos. Porém, atualmente o alcance da plataforma é imenso e os anúncios têm resultados muito interessantes.
O Instagram Ads cria mídia de performance e é voltado para anúncios visuais, que podem ser imagens, vídeos e carrossel. Além disso, as campanhas aparecem no feed e stories e há a possibilidade de segmentação para atingir a audiência certa.
YouTube Ads
A plataforma de publicidade insere anúncios nos vídeos que o usuário assiste. Assim como em campanhas de outras plataformas, é possível segmentar para atingir o público que você deseja.
O YouTube Ads oferece diferentes tipos de campanhas, entre eles:
- Anúncios breves: até seis segundos que aparecem antes de um vídeo
- Anúncios in-stream: de maior duração que aparece no meio de vídeos;
- Anúncios de video discovery: relacionados à descoberta de novos vídeos;
- Anúncios de masthead: aparecem na parte superior da página principal;
- Anúncios de Video Action: oportunidade de navegar em um catálogo de produtos e até fazer compras.
O posicionamento de marca é fundamental para o crescimento de negócios no mercado digital. Por isso, o investimento em anúncios se tornou uma medida importante, uma vez que as campanhas trazem tráfego qualificado e com maiores chances dos usuários se tornarem clientes da sua empresa.
Sendo assim, uma boa estratégia de mídia contribui para o crescimento de negócios, afinal os consumidores têm contato com a marca por meio dos anúncios. Portanto, o planejamento detalhado das campanhas aumenta as oportunidades de vendas, uma vez que os anúncios são exibidos para o público certo.
Agora que você já entendeu a importância dos anúncios, conheça as melhores estratégias de marketing digital para o mercado B2B!