Custos são todos os gastos diretamente ligados à produção como, por exemplo, as contas de energia elétrica, aquisição de matéria-prima, salário dos funcionários, gastos com o transporte e montagem dos móveis, dentre outros. Conhecer toda a estrutura empresarial, com detalhes, é o primeiro passo básico para reduzir os custos na indústria moveleira.
Acompanhe, a seguir, sugestões de boas práticas para reduzir os custos na indústria moveleira, promovendo o crescimento da empresa.
1- Treinamento constante para reduzir os custos na indústria moveleira
Equipes bem treinadas, com POP (procedimento operacional padrão) definido, evitam retrabalho e otimizam o tempo de execução de suas atividades. Estimule os funcionários a comunicarem possíveis melhorias para os procedimentos com os quais trabalham.
Ao estabelecer as metas mensais e anuais da empresa, identifique os indicadores que devem ser analisados e estabeleça, também, as oportunidades de melhoria de cada um. Utilize a metodologia cíclica PDCA (planejar – plan, fazer – do, analisar – check e atingir – act) para solucionar questões que dificultam o alcance das metas estabelecidas.
Erwin Voordeckers, administrador da Euro Classic Móveis Personalizados, esclarece: “o uso de novas tecnologias, associadas a uma equipe e boas condições para aquisição de matéria-prima, impactam positivamente no objetivo de reduzir custos na indústria moveleira.”
2- Bons fornecedores
Buscar fornecedores comprometidos, que entregam insumos de qualidade, com preço justo, deve ser uma prioridade para reduzir os custos na indústria moveleira. Tenha mais de um fornecedor para o mesmo tipo de insumo, com o objetivo de evitar qualquer tipo de dependência e gerar melhores condições de negociação.
Voordeckers afirma: “é muito importante que o fornecedor entenda as necessidades da empresa moveleira que é sua cliente, e apresente uma diversidade de produtos para suprir essas demandas. O bom fornecedor também apresenta logística própria para entrega, sem acréscimo de custos para o cliente.”
3- Boa gestão de estoque
A ruptura de estoque tira o sono de muitos gestores, e com a indústria moveleira não é diferente! Essa ruptura ocorre quando é necessário um determinado tipo de insumo para a linha de produção, e o mesmo não está disponível em estoque. Esse tipo de problema aumenta o tempo de entrega do mobiliário para o cliente e pode até levar este a consumir os produtos da concorrência.

Voondeckers alerta: “a gestão do estoque favorece a previsibilidade de aquisição dos insumos para produção dos móveis, antes que ocorra a falta dos mesmos. A realização de inventários, com frequência, permite que o setor de compras adquira insumos de boa qualidade, com melhores condições de pagamento, além de manter a produção funcionando adequadamente.”
Para reduzir os custos na indústria moveleira mantenha o estoque em dia!
4- Novas tecnologias
A tecnologia existe para facilitar os processos de gestão e produção da indústria, otimizando o uso do tempo e minimizando as possibilidades de erro humano.
Utilize softwares compatíveis entre os setores de criação, venda e produção, gerando maior fluidez ao executar os móveis. Para reduzir os custos na indústria moveleira, é necessário unificar a comunicação digital de todos os setores, facilitando a circulação de informação entre os mesmos.
Em termos de redução dos gastos com energia elétrica, Voordeckers explica: “o planejamento de cortes e acabamentos é realizado por etapa de produção, pois essas etapas são as que mais consomem energia elétrica. A aquisição de máquinas com tecnologia sustentável e manutenções frequentes também diminuem esse tipo de gasto.”
5- Logística de produção e entrega
O estudo logístico permite reduzir os custos na indústria moveleira, uma vez que gera melhor uso dos recursos disponíveis. O layout da fábrica deve ser pensado de forma a facilitar a produção e expedição dos móveis.
Já a entrega do mobiliário para os clientes pode ser terceirizada ou própria, de acordo com as demandas da empresa.