Inovar é a palavra de ordem para quem quer obter êxito em qualquer área do mercado. E, com a chegada de um novo ano, empresas sempre repensam alguns pontos para melhor no ciclo seguinte. Assim, estratégias para testar em 2020 devem fazer parte também do planejamento das marcenarias.
Naturalmente, não é qualquer novidade que deve ser adotada. É preciso fazer uma análise prévia bastante minuciosa do que é aderente à realidade e às necessidades de seu negócio, o que cabe em seu orçamento, o que ajudará de modo mais ágil e eficaz a alcançar suas metas, etc.
Estratégias para testar em 2020 na sua empresa
Apesar de e inovações demandarem um estudo sobre sua pertinência para o negócio, há algumas tendências que se mostram bastante consistentes para as marcenarias. Confira:
1. Marketing digital
O marketing digital é um recurso indispensável para as marcenarias e uma das mais importantes estratégias para testar em 2020. Ele, por meio de metodologias como o Inbound Marketing (também chamado de Marketing de Atração), ajuda o negócio a ser encontrado por potenciais clientes na internet, a estabelecer relacionamento com esses prospects, a consolidar a credibilidade da marca e a torná-la uma referência. E tudo isso a um custo geralmente bem inferior àquele demandado por ações de marketing offline tradicionais.
“Nós, da D3Decor, acreditamos muito no Inbound Marketing para criar um engajamento por criação de conteúdo, mesmo tratando-se de produtos físicos como os móveis. Isso se torna viável devido ao baixo custo e ao forte engajamento com a marca proporcionados pelas ferramentas digitais”, pontua Vinicius Molinari, CEO da D3Decor.
2. Vendas por redes sociais
Atualmente, as redes sociais são um verdadeiro “canhão” para impulsionar os negócios na internet. Apostar em redes como Instagram e Facebook para apresentar os seus produtos e criar um canal de comunicação com o cliente é uma forma de atrair novos clientes. Já se o foco de seu negócio são móveis para ambientes corporativos, criar ações no LinkedIn pode ser algo que trará bons frutos.
Hoje, as pessoas buscam nas redes sociais dicas, referências e até mesmo produtos. Se a sua marcenaria não adotou essa prática, é importante que pense nessas estratégias para testar em 2020. O custo envolvido também tende a ser baixo e o potencial de retorno de um trabalho contínuo de relacionamento com o cliente e criação de conteúdo para as redes, bastante atrativo.
3. Novos produtos
Ano novo, produtos novos. Para 2020, avalie utilizar essa máxima para fazer o seu negócio crescer. Lembre-se de que novidades bem fundamentadas são sempre bem-vindas no mercado. No entanto, nesse planejamento se atente para algo bastante importante, conforme recomenda o CEO da D3Decor.
“A grande barreira em fazer testes com novos produtos está justamente em como inseri-los de maneira que o cliente entenda a sua proposta de valor. Novos produtos, em sua maioria. são caros. Por isso devemos nos preocupar muito em como isso será colocado no mercado com base em uma necessidade muito clara e com potencial de retorno”, enfatiza Molinari.
4. Novos cursos
Investir em conhecimento costuma ter um retorno válido, ainda que muitas vezes difícil de medir. Novas tecnologias, insumos, métodos de trabalho, comportamento de consumo – as mudanças que impactam o trabalho e os resultados de qualquer empresa acontecem em ritmo ágil e intenso.
Portanto, para não ficar para trás, uma das estratégias para testar em 2020 é buscar adotar essa dinamicidade também em seu aprendizado. É preciso compreender que, por mais experiência e conhecimento que já tenhamos em nosso repertório, há sempre novidades a serem descobertas e que podem ser aquilo que faltava para a marcenaria crescer e se consolidar no mercado.
Desse modo, participe de eventos, faça cursos (presenciais e/ou EaD), procure uma atualização constante de seus conhecimentos e sempre busque uma aplicação prática em seu negócio.
E então, o que achou dessas estratégias para testar em 2020? Descubra sobre novas abordagens para adotar em sua marcenaria com o material que preparamos sobre as lições das startups para o setor moveleiro.