A geração millennial , também conhecida como geração Y, é formada por pessoas nascidas entre 1980 e 1995. Ou seja, jovens que cresceram em um mundo com facilidades tecnológicas e acesso ilimitado à informação. Em 2016, eles já representavam, segundo estimativa da Consultoria Booz Allen, quase metade da população ativa do Brasil (44%). Além disso, eles são responsáveis pela movimentação de R$ 268 bilhões.
Não à toa, este novo perfil de consumidor, exigente e conectado, que faz várias coisas ao mesmo tempo e não aceita esperar demais, também representa um desafio para o mercado moveleiro. Confira a seguir 3 pontos para focar e aumentar os seus negócios com a geração millennial.
Eles são objetivos e buscam praticidade
A velocidade com a qual os millennials encaram a vida está
muito atrelada ao advento da tecnologia, que tornou tudo mais prático e
objetivo. Justamente por isso, eles buscam cada vez mais objetividade nos
processos e efetividade na comunicação com as empresas. “Se a indústria de
móveis em série conseguir reduzir prazos, para atender o senso de urgência
característico desse público, e disponibilizar informações técnicas adequadas
sobre os seus produtos, estará um passo à frente das demais”, ressalta Claudio
Perin, consultor estratégico e industrial do setor moveleiro.
Portanto, esta é uma geração que preza por uma comunicação ágil. “Eles não querem nada muito complexo, mas, sim, algo que resolva os seus problemas de forma simplificada. Afinal, eles não têm tempo a perder”, define Luiz Carlos da Silva, analista técnico do Sebrae-SC. A produção de móveis para a geração Y é bem diferenciada do padrão estabelecido que agradava as gerações anteriores. “Móveis mais funcionais, que sejam práticos, ocupem menos espaço e contem com matérias-primas recicladas devem ser a prioridade na produção”, salienta o CEO da Houzen Consultoria e Planejamento.
Eles estão ultraconectados
Além disso, quem nasceu a partir dos anos 80 está
completamente ligado à comunicação digital e à internet de inovação. Por isso,
quem quiser se comunicar com eles só tem um caminho: o online. Seja em redes
sociais ou blogs, presença digital de qualidade é essencial. “E a indústria de
móveis precisa ter em mente quais meios de comunicação esta geração utiliza e
as informações filtra como sendo boas e ruins para, então, conseguir
entendê-la”, ressalta Henrique Ousen Pizzato, CEO da Houzen Consultoria e
Planejamento.
Ou seja: não basta estar nas redes sociais, é preciso utilizá-las com consistência e responsabilidade. Não é suficiente ter um perfil no Facebook, por exemplo. É necessário que ele traga conteúdo relevante, útil e, se for o caso, interativo. Dessa forma, cria-se um laço de relacionamento com esse público, que preza pela proximidade das relações.
Eles confiam mais em indicações do que em promessas
A geração Y considera a opinião de outros consumidores antes de efetuar uma compra. Além disso, ela também se posiciona e divulga sua própria opinião. Seja em sites ou redes sociais, quando algum serviço prestado ou produto vendido não agrada, a geração millennial verbaliza sua insatisfação.
Por isso, é essencial que exista um cuidado especial, além da qualidade do produto em si, com a qualidade do pós vendas. É preciso dar espaço e atenção para a opinião desse consumidor, para evitar que essa opinião seja divulgada em canais externos e fuja do controle da empresa. Corrigir eventuais falhas, demonstrar ter ouvido o cliente e realizar ações pontuais de relacionamento, por exemplo, podem ser estratégias válidas para lidar com esse público.