No terceiro episódio de Vida de Marcenaria, Letícia Saba, apresentadora e marceneira no Stopa Lab, visitou a Geração Design (GD), comandada por Cássio Rossini. 

A empresa se destaca no mercado pela produção de móveis sob medida. A propósito, o programa foi gravado dentro da própria indústria e os participantes revelaram a fascinante convergência entre a tecnologia de ponta e as habilidades artesanais necessárias para os projetos personalizados. 

Confira as tendências apontadas e que estão moldando o futuro da marcenaria! 

Histórias edificam 

A história da Geração Design foi contada pelo próprio Cássio já no início do programa. Segundo ele, a respectiva trajetória possui raízes familiares. O pai de Cássio é o responsável por tudo, começando a sua vida profissional no campo, ou “roça” do interior do Paraná, como ele especificou. “A GD veio de um sonho do meu pai”

De acordo com Cássio, com dedicação e muito trabalho, o idealizador da GD transformou uma oportunidade em um negócio próprio quando foi para São Paulo a convite de um familiar para trabalhar numa loja de móveis. “O dono queria vender e o meu pai comprou”, contou Cássio. 

Segundo ele, com o tempo, a empresa se consolidou no ramo de móveis planejados, onde atua até hoje. 

“Aos 12 anos fiz minha primeira venda na empresa e com 16 desenvolvi meu primeiro projeto”, contou Cássio para inspirar outras pessoas. Conforme suas lembranças, ele passou por todas as funções na empresa. 

“Fui projetista, gerente de loja e aprendi cada etapa dos processos.” 

Inovar sem perder a essência 

Durante a visita do programa à fábrica da Geração Design, Letícia acompanhou os setores da empresa. Desde o desenvolvimento de projetos até o processo de corte, etiquetagem, customização e produção final. 

O destaque, neste caso, foi o uso intensivo de tecnologias de ponta e automação. Entre os principais equipamentos, Cássio mostrou centros de usinagem e máquinas CNCs, os quais garantem eficiência e precisão durante a manufatura. 

Porém, o ponto alto do episódio ficou por conta da personalização. 

Cássio detalhou que, mesmo diante de tanta tecnologia, softwares, automação e processos inovadores, a GD continua apostando na personalização como parte essencial da sua identidade no mercado. Ele expôs que 5% da produção da empresa é composta por peças especiais, criadas com processos manuais a fim de agregar valor ao produto final. 

“Nossa essência é a automação com personalização. Os profissionais da marcenaria, inclusive, são fundamentais. Essa profissão nunca vai acabar.” 

Organização e referência 

Além de tantas outras informações, o empresário compartilhou com o público detalhes da evolução da sua indústria. Da aquisição estratégica das máquinas ao impacto de cada equipamento na produção. 

Mostrou ainda como a organização de projetos, relatórios e fluxos internos pode ser um diferencial competitivo. Ou seja, um verdadeiro aprendizado para quem deseja estruturar ou aprimorar sua marcenaria. 

ForMóbile como inspiração 

A próxima ForMóbile já tem data marcada: de 30 de junho a 3 de julho de 2026, em São Paulo. E Cássio aproveitou a entrevista para destacar a importância da feira na sua carreira profissional como uma vitrine de inovações.  

“A ForMóbile é referência no setor. Muitas das máquinas que temos aqui conheci na feira, assim como as tecnologias que nos inspiram a crescer hoje”, finalizou.