Além da reciclagem. Assim foi definida a sustentabilidade no 3º episódio da 5ª temporada da série #NoSofá, exibida no canal da ForMóbile. Entre os assuntos mais urgentes da atualidade, a preservação do meio ambiente na arquitetura inclui a escolha dos materiais, segundo Thaís Amadeu, arquiteta e convidada especial do programa.

A especialista trouxe uma visão ampla, madura e provocativa sobre a maneira como a arquitetura e o design de interiores podem repensar a forma de projetar e construir espaços.

“Muito se fala sobre reciclagem e reaproveitamento, mas a sustentabilidade vai muito além disso. O foco está em compreender o ciclo de vida dos materiais, a durabilidade, a frequência de substituição e o impacto gerado por sua produção e descarte”, ressaltou.

A discussão do episódio ainda se aprofundou no tempo como um fator fundamental para a sustentabilidade. Ou seja, profissionais da arquitetura e do design devem pensar não apenas em beleza ou funções, mas também em longevidade e responsabilidade ambiental.

Novos projetos, novos olhares

Thaís destacou também que todo projeto deve considerar o coletivo e não apenas o indivíduo, o cliente.

De acordo com ela, o arquiteto precisa se desprender da ideia de projetar exclusivamente para um cliente apenas e dedicar suas criações a todos os seres vivos. “O que criarmos hoje permanecerá no planeta além do nosso tempo de vida”.

Com isso, veio uma reflexão importante: o que deixaremos para as gerações futuras? O planeta continuará existindo, mas sob quais condições? Como a arquitetura pode contribuir para dias mais prósperos.

Para a arquiteta, mesmo quando o cliente não busca um projeto focado em sustentabilidade, cabe aos profissionais inspirar e propor soluções mais conscientes. Estas, capazes de unir estética, funcionalidade e impactos positivos.

“Sustentabilidade também é sobre abrir horizontes”. Isto significa mostrar que é possível realizar sonhos sem comprometer o meio ambiente.

Sustentabilidade é gestão

Outro ponto importante desse episódio da 5ª temporada de #NoSofá está no entendimento da sustentabilidade como um sistema de gestão. Isto é, ter uma abordagem que compreende, além do material, o tempo de vida útil, o processo de produção e o bem-estar de todos os envolvidos com o projeto – desde arquitetos, designer até clientes.

Conforme explicou Thaís, trata-se de um equilíbrio entre o ambiental, o social e o econômico. Este último parâmetro, inclusive, é muitas vezes esquecido.

No programa, foi lembrado que a sustentabilidade reduz custos, especialmente com o reaproveitamento dos materiais e o uso de tecnologias que, hoje, tornam acessíveis algumas soluções que antes eram inviáveis à maioria das pessoas. Por exemplo, energias renováveis.

Escolhas conscientes vão além do certo e do errado

Thaís Amadeu ressaltou que não há materiais certos ou errados quando o assunto é sustentabilidade. “Tudo depende do contexto, da função do material, de sua origem, da forma como será utilizado e dos recursos disponíveis”.

Segundo ela, o mais importante é fazer escolhas conscientes e informadas, buscando sempre o equilíbrio entre qualidade, impacto e viabilidade.

A propósito, entre as diretrizes para um projeto sustentável, a arquiteta destacou a iluminação natural e a ventilação. Isso porque são elementos que podem reduzir o consumo energético e tornar os ambientes mais agradáveis e eficientes.

Quer repensar seus projetos?

Os episódios de #NoSofá são um convite para todos que atuam ou se interessam pelo setor da arquitetura e do design com foco na construção de um futuro mais responsável e promissor.

Conforme foi mostrado no 3º episódio, a sustentabilidade é uma jornada que inclui questões simples, mas valiosas. Confira este e os demais episódios de ForMóbile #NoSofá!

Acompanhe a temporada também no Spotify ▶️