ForMóbile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Metais na marcenaria: como agregar nos seus projetos?

metais na marcenaria.png
O uso de metais na marcenaria é amplo, pois é possível aplicá-los em diversos móveis devido a sua versatilidade e funcionalidade.

Você, provavelmente, vem se deparando com projetos que incluem metais na marcenaria. Nos últimos anos, cobre e rose gold (mistura de rosa com dourado) são cores presentes em decorações de ambientes que trazem peças e mobiliário de metal pintado e aço inox. Mas qual será o motivo do crescente uso de metais na marcenaria? Como agregar esse material em seus projetos? Confira! 

Uso de metais na marcenaria: por que é uma tendência?

Sofisticação e personalidade nos projetos arquitetônicos. Facilidade de combinar peças e mobiliários em qualquer ambiente da casa, desde estantes a cadeiras. Esses são alguns dos motivos pelos quais vemos o uso de cores específicas, como rose gold, cobre, dourado e preto, com metais na marcenaria.

Dentre as vantagens em utilizar metais na marcenaria, podemos destacar as seguintes:

  • Versatilidade: os metais são materiais maleáveis, o que permite seu uso em peças grandes, além de suportarem bastante carga, motivo pelo qual compõem estruturas de móveis robustos, como estantes e estofados;
  • Elegância: a funcionalidade dos metais permite que eles sejam aplicados para compor detalhes de peças, conferindo charme ao produto;
  • Pintura: por estar disponível em diversas ligas, pinturas e formatos, conseguem se enquadrar em todo o tipo de decoração;
  • Resistência: móveis com a base em metal são muito resistentes e, quando bem cuidados, tendem a apresentar alta durabilidade.

Essa tendência, para se tornar mais visual aos clientes, vem sendo mostrada de diversas maneiras nos projetos arquitetônicos. Há empresas que investem em kits para demonstrar as cores, texturas no toque, e a qualidade dos produtos. Essa é uma boa oportunidade para marceneiros estreitarem laços com arquitetos e designer de interiores para a exposição de suas peças, inclusive.

Como agregar metais em seus projetos de marcenaria?

O uso de metais é uma tendência para a produção de móveis, agregando uma percepção de modernidade e estilo aos itens. Mas como escolher e usar esses materiais?

Ferragens funcionais na marcenaria

Para Luisa Correia, designer de interiores da Correia Marcenaria e Design, os clientes estão cada vez mais preocupados com a funcionalidade dos ambientes. Considerando as limitações de espaço, o desejo de organização e o conforto dos usuários, ela acredita que a inserção de metais de diversos formatos nos projetos atende a essa demanda:

 “As soluções que eu mais uso hoje são: porta tempero deslizante, tulha para roupa suja, escorredor de louça embutido, tábua de passar retrátil, lixeira embutida… só para citar os principais exemplos”, explica. 

Luisa ainda pontua que, “do ponto de vista dos fabricantes, percebo que esses produtos agregam valor ao móvel e tornam o produto oferecido superior em relação aos demais”. Por isso, em sua visão, é importante ficar atento às feiras e aos eventos do setor para conhecer os últimos lançamentos e testar as soluções.

Ao conhecer o leque que o mercado oferece, o empreendedor pode estar pronto para os desafios que aparecem na hora de projetar. 

Metais tipo metalon nos móveis

A designer também traz uma reflexão sobre outra maneira de agregar metais nos projetos de marcenaria. Ela destaca a ascensão do estilo industrial na decoração e a tendência do uso de metais decorativos na marcenaria. Com esse crescimento, o uso está presente em projetos de diversos estilos.

Para ela, a mistura de materiais “agrega design e, consequentemente, agrega valor aos móveis planejados. Em outras palavras, ela acredita que isso cria ‘espaços vazios’ e assim os metais deixam os móveis planejados mais fluídos e leves. Apesar de ser mais comum o uso de perfis na cor preta ou cinza, eu gosto muito de abusar das cores como champagne, bronze e rose”

Ideias para acabamento

Existem inúmeras possibilidades para agregar metais na marcenaria. Para encontrar as melhores, considere pintura, tipos de acabamento e combinação de materiais. 

Um puff com a base em metal rose, por exemplo, pode combinar bem em ambientes mais leves, claros e com um toque romântico. 

A mescla de uma base de ferro pintada de dourado com mármore para uma mesa lateral traz elegância a ambientes contemporâneos. O inox/cromado é muito versátil e pode ser incorporado em diversos tipos de decoração, seja em aparadores ou outros móveis. Já os ambientes industriais e minimalistas ficam ótimos com metais na cor preta.

Como você pode ver, o uso de metais na marcenaria é amplo. É possível aplicá-los em diversos móveis devido a sua versatilidade e funcionalidade. A parceria com outros profissionais pode ser bastante vantajosa e ampliar seu negócio.

Veja por que trabalhar junto a um arquiteto!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar