Que tal incluir uma atividade cultural na agenda? Até o dia 5 de abril, a Japan House São Paulo recebe o público na exposição “Imbuídos das forças das florestas do Japão – Mestres da carpintaria: habilidade e espírito”. 

O nome já revela o tema central da mostra: a relação entre a matéria-prima, o trabalho manual e o produto final, principalmente em edificações bastante tradicionais do Japão. 

O espaço, localizado na Avenida Paulista (e muito próximo à estação Brigadeiro do metrô), é aberto ao público e a exposição é gratuita. Saiba mais e programe sua visita! 

‘Mestres da carpintaria: habilidade e espírito’ 

“Tendo como base o respeito e admiração pela natureza, junto com a responsabilidade e o comprometimento de construir algo duradouro, os carpinteiros japoneses desenvolveram uma técnica altamente refinada, que não depende de pregos ou peças metálicas – e é este o assunto da exposição ‘Imbuídos das forças das florestas do Japão – Mestres da carpintaria: habilidade e espírito’.” 

Esta mesma exposição já passou por outras unidades da Japan House, em Londres e Los Angeles. Para São Paulo, está prevista para março uma segunda parte complementar ao evento, focando na técnica kigumi, a forma de entalhar as peças de madeira para um encaixe perfeito. 

A força das florestas é o ponto de partida da visitação, e a grande atração aqui são as amostras de madeiras tradicionais do país (incluindo a famosa cerejeira, ou sakura), permitindo a interação do público através do toque e do aroma. 

Técnicas de carpintaria japonesa 

“Na exposição, a técnica de carpintaria japonesa é abordada sob a perspectiva de dois tipos de ofício: o trabalho dos construtores de arquitetura tradicional japonesa como templos e santuários, chamados dōmiya daiku; e os carpinteiros sukiya daiku, especialistas na construção de casas de chás.” 

Os visitantes visualizam essas diferentes perspectivas de trabalho com a réplica em escala real de uma casa de chá construída em 1742, em Quioto. Nela, é possível ver a combinação de outros materiais naturais junto a madeira, como o bambu e fibras de palha. 

Outros elementos estão em exposição, como plantas e desenhos de projetos, moldes, as ferramentas utilizadas pelos carpinteiros e peças que complementam os ambientes, como o tatame. 

É possível conhecer mais detalhes das ferramentas da carpintaria japonesa com o artigo publicado no blog da Japan House

Passeio para os amantes da madeira e toda a família 

Além da exposição ‘Mestres da carpintaria’, o próprio edifício da Japan House é um atrativo. Sua fachada é composta com mais de seis toneladas de madeira hinoki, um tipo de pinheiro. 

O espaço recebe uma segunda exposição no seu andar superior. Também conta com restaurante e cafeteria, além de lojas e um espaço com livros para consultar no local. A dica é aproveitar a visita para conhecer mais sobre a arquitetura e o design japonês, mas também a culinária, costumes e a história da imigração japonesa para o Brasil. Até a privada japonesa você pode conhecer ali!  

E basta atravessar a avenida para conhecer a Casa das Rosas, mais um marco de arquitetura e paisagismo.

Serviço 

Onde: Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo (SP)
Quando: até o dia 5 de abril (Fechado às segundas-feiras)
Horários: Terça a sexta-feira, das 10h às 18h | Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h 
Gratuito! 
Site: japanhousesp.com.br  


Texto com informações da Japan House