A fita de borda é um material utilizado na indústria moveleira e na marcenaria para cobrir as bordas dos painéis de madeira ou derivados, como o MDF e o aglomerado.
O que é a fita de borda?
Geralmente feita de PVC, ABS, melamina ou outros materiais, ela tem a função de proporcionar um acabamento estético e funcional às peças de mobiliário, cobrindo as arestas, protegendo contra umidade e impactos, além de oferecer uma superfície mais uniforme e resistente.
“A fita de borda é aplicada nas bordas dos painéis através de máquinas específicas que realizam o processo de colagem e acabamento, proporcionando um visual mais refinado e prolongando a vida útil do móvel”, explica Rafael Navarro, gerente de comunicação da Rehau, empresa especialista em soluções para móveis.
Ainda segundo ele, existem diferentes tipos de fitas de borda, com variações de cores, texturas e espessuras para se adequarem aos diversos projetos e necessidades de acabamento de cada peça. E as vantagens de sua aplicação são inúmeras, tais como:
Acabamento estético: a fita de borda proporciona um acabamento limpo e profissional, escondendo as bordas irregulares dos painéis de madeira ou derivados;
Proteção: ela protege as bordas contra danos, umidade, efeitos do tempo e impactos, prolongando a vida útil do móvel;
Uniformidade: ajuda a criar uma superfície uniforme, sem irregularidades visíveis, o que contribui para um visual mais harmonioso;
Variedade de acabamentos: está disponível em uma ampla gama de cores, texturas e padrões, permitindo que os fabricantes escolham a fita que melhor se adequa ao design do móvel;
Facilidade de aplicação: pode ser aplicada de maneira relativamente rápida e eficiente com o uso de máquinas especializadas, agilizando o processo de produção;
Custo-benefício: é uma solução econômica em comparação com outros métodos de acabamento, proporcionando um bom resultado estético e funcional.
A importância das fitas de borda para a conservação dos móveis
Já quando o assunto é a preservação e a durabilidade dos móveis, Rafael Navarro acredita que um dos maiores benefícios das fitas de borda nesse aspecto é a proteção contra umidade. “As bordas dos painéis de madeira são mais suscetíveis à absorção de umidade e a aplicação da fita de borda cria uma barreira protetora, reduzindo a exposição direta à umidade e, portanto, ajudando a prevenir danos causados pela água”, elucida o especialista.
“Além disso, elas também ajudam na resistência a impactos e desgastes. Visto que as bordas dos móveis estão sujeitas a choques e desgastes no uso diário e a fita de borda oferece uma camada adicional de proteção, ajudando a evitar danos causados por impactos leves”, continua Rafael, destacando que esse material minimiza o desgaste dos móveis ao longo do tempo.
Outra vantagem de aplicação das fitas de borda é que elas ajudam a aumentar a estabilidade estrutural das peças. “Elas reforçam a estrutura do móvel, evitando lascas, rachaduras ou danos que poderiam comprometer sua integridade”, pontua o especialista.
“Dessa forma, as fitas de borda contribuem para aumentar a durabilidade e a longevidade dos móveis, reduzindo a necessidade de reparos ou substituições precoces”, continua Rafael.
E os benefícios não param por aí. Elas também facilitam a limpeza das peças, já que deixam sua superfície mais uniforme e protegida, evitando o acúmulo de sujeira e facilitando a manutenção.
A estética dos móveis com fitas de borda
Além das vantagens relacionadas à conservação dos móveis, as fitas de borda também agregam esteticamente no acabamento das peças.
“Elas ajudam a criar uma transição suave entre as superfícies do móvel, ocultando as arestas dos painéis de madeira ou derivados. Isso resulta em uma aparência mais limpa e profissional”, destaca Rafael. “Elas também estão disponíveis em uma ampla gama de cores, texturas e padrões, possibilitando a correspondência com o estilo desejado para o móvel, seja ele moderno, clássico, minimalista ou outro”.
Ainda de acordo com Rafael, as fitas também ajudam a esconder imperfeições das peças, proporcionando um visual mais refinado. E garantem compatibilidade com diferentes materiais como MDF, aglomerado, madeira maciça, entre outros.
“Elas desempenham um papel fundamental na estética dos móveis, contribuindo para criar um acabamento visualmente agradável, uniforme e personalizado, ao mesmo tempo em que oferecem proteção e durabilidade”, enfatiza o especialista.
Aplicação das fitas de borda
Para aplicar as fitas de borda o primeiro passo é fazer a preparação correta antes de iniciar o procedimento.
“Certifique-se de que a superfície do móvel esteja limpa, seca e livre de poeira ou resíduos. Depois meça a borda do móvel e corte a fita de borda com um comprimento ligeiramente maior do que a borda para permitir um excesso que será cortado posteriormente”, explica Rafael.
“Em seguida, utilizando um aplicador de cola aplique uma camada uniforme na borda do móvel e siga as instruções específicas do fabricante para o tempo de secagem ou outras orientações”, continua o gerente.
O próximo passo é posicionar a fita de borda sobre a borda do móvel, deixando um pequeno excesso nas extremidades e usar os rolos pressionadores ou outras ferramentas manuais para pressionar firmemente a fita, garantindo uma aderência completa.
“Por fim, com uma ferramenta apropriada, como um cortador de borda ou uma régua e um estilete, corte o excesso de fita de borda com precisão ao longo das extremidades do móvel e verifique se ela está firmemente fixada. Depois faça os ajustes necessários e remova quaisquer resíduos de cola ou detritos da superfície”, conclui Rafael.
Gostou destas informações sobre a fita de borda e seu papel na fabricação de móveis? Conheça também os principais materiais para móveis impermeáveis.