ForMóbile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Dicas para escolher e instalar corrediças para móveis

Article-Dicas para escolher e instalar corrediças para móveis

Dicas para escolher e instalar corrediças para móveis.png
Conheça os principais tipos de corrediças disponíveis no mercado, suas vantagens e possibilidades de instalação

Muito mais do que bonitos esteticamente, para se destacar no mercado agora os móveis também precisam oferecer funcionalidade. Ou seja, praticidade e facilidade de uso tornaram-se fatores decisivos de compra.

É por isso que na hora de desenvolver um móvel é essencial pensar em cada peça que será inserida nele, de forma a garantir um bom funcionamento.

Nesse cenário, é preciso falar de uma peça que faz toda a diferença na funcionalidade de um móvel e que merece uma atenção especial na hora de ser escolhida: as corrediças.

Responsável pelo deslizamento de gavetas, essa ferragem consiste em uma espécie de trilho que vai ditar como será a abertura e o fechamento dessa parte do móvel.

Aplicações e tipos de corrediças

Atualmente há três tipos principais de corrediças no mercado: as simples, as invisíveis (ou ocultas) e as telescópicas.

A primeira delas consiste em um sistema de roldanas que pode ser facilmente instalado nos móveis, esse é o tipo de corrediça mais comum do mercado, sendo também o mais barato. No entanto, esse sistema possui uma baixa resistência, suportando apenas pesos de até 25kg, além de apresentar menor durabilidade e não possuir trava, o que permite que a gaveta saia do trilho caso seja puxada com muita força. 

Já no caso das corrediças invisíveis ou ocultas, seu sistema de rolamento é desenvolvido em esferas de aço alojadas em caixas, o que garante seu diferencial de ser mais discreta.

Outra vantagem desse tipo de corrediça é que ela possui uma trava que impede que a gaveta saia sem que a pessoa queira, sendo uma opção mais segura. No entanto, sua desvantagem está na difícil instalação que requer atenção especial em relação a altura das gavetas.

Por fim, as corrediças telescópicas também possuem um sistema de rolamento em esferas de aço alojadas em caixas, no entanto, nesse caso, elas ficam aparentes. Apesar de serem menos discretas, essas corrediças oferecem mais resistência, chegando a aguentar até 45kg, além de possuírem travas para evitar que as gavetas saiam facilmente.

Essa corrediça também promete oferecer um bom deslizamento e maciez ao abrir e fechar a gaveta, sem contar que ela está disponível em uma série de tamanhos e cores, se adaptando bem em qualquer acabamento.

Como instalar corrediças em móveis?

Para Diego Acuio, da Blum, empresa especializada em ferragens e soluções para móveis, a instalação de corrediças é um processo bem simples e necessita somente de parafusos para prender os trilhos no móvel. 

“A instalação de corrediças simples consiste apenas em parafusar a ferragem na lateral do móvel e na parte de baixo da gaveta”, explica o especialista. Nesse processo é necessário o uso de parafusos específicos, que variam entre 35×12 mm, 35×14 mm e 35×16 mm.

“Já no caso das corrediças telescópicas ou de apoio, é necessário aparafusar a corrediça direto na gaveta”, orienta Acuio, alertando para a necessidade de medir corretamente o espaço entre a gaveta e a lateral do móvel (mantendo a distância de 1cm entre elas).

Uma boa dica é traçar uma linha nivelada para posicionar a corrediça e marcar o local onde serão colocados os parafusos (de 3 a 5 em cada lado) antes de fixá-los.

“Já no caso das corrediças ocultas, o encaixe da gaveta deve ser feito via engate rápido que fica embaixo da mesma”, continua Acuio.

Nessa instalação é preciso se atentar a altura entre as gavetas de forma a evitar que elas fiquem muito juntas para que elas não batam umas nas outras na hora de abrir.

O que há de mais moderno quando o assunto é corrediças?

Segundo o especialista, a melhor escolha de corrediça disponível atualmente no mercado é a oculta com extração total, fechamento com amortecimento e abertura por toque.

“Também existem corrediças mais modernas que possuem trilhos sincronizados conferindo a elas um melhor deslizamento e estabilidade lateral, com capacidade de carga de até 70kg”, comenta Acuio. 

“Outra opção inovadora que está ganhando o mercado é a possibilidade de instalar nas corrediças ocultas um sistema de abertura elétrica chamado de servo-drive, que permite que com um leve toque a gaveta se abra, conferindo maior praticidade e tecnologia ao móvel”, explica.

Ainda de acordo com o especialista, para decidir o melhor tipo de corrediça para cada móvel é preciso considerar a largura e a capacidade de peso que as gavetas daquele móvel precisarão ter.

“Além dessas questões técnicas, também é preciso saber quanto o consumidor final quer investir em tecnologia e conforto”, finaliza Acuio.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar