O design de interiores no setor hoteleiro deve ser baseado em proporcionar experiências imersivas e alternativas para os hóspedes. O objetivo é garantir conforto, funcionalidade e estética. Tudo, alinhado à identidade da marca.
Segundo Cissa Gomes, Presidente da Associação Brasileira de Design de Interiores (ABD), a escolha dos materiais é fundamental. Devem ser resistentes e de fácil manutenção, por exemplo. Ou seja, é preciso sempre considerar o alto fluxo de pessoas no local.
“O planejamento dos espaços precisa priorizar a ergonomia, oferecendo mobiliário confortável e disposição inteligente para otimizar a circulação”, ressalta Cissa. Além disso, ela frisa a personalização do ambiente.
Para ela, é o que agrega valor e diferencial ao hotel – “seja por meio de elementos regionais ou temáticos”.
Projeto para hotéis: acústica e iluminação são importantes?
O conforto acústico e térmico constam nessa lista e devem ser desenvolvidos com eficiência para garantir um ambiente sempre agradável, independentemente da estação do ano.
Tem também a questão da iluminação, conforme explica a presidente da ABD: “quando bem personalizada, ela contribui para o bem-estar e a funcionalidade dos espaços”. Isto é, pode criar atmosferas adequadas para diferentes momentos.
Como a tecnologia é utilizada no design de interiores do setor hoteleiro?
O setor hoteleiro conta também com a tecnologia integrada, como sistemas de automação e acessibilidade digital. O controle automatizado da luz e da temperatura, por exemplo, deve facilitar o uso e melhorar a estadia.
De acordo com a especialista que colaborou com o nosso contéudo, o importante é melhorar a experiência dos hóspedes.
“Áreas comuns devem ser projetadas para promover interação e bem-estar, reforçando a hospitalidade do local”. Ela ainda afirma que cada detalhe, do layout ao acabamento, deve ser pensado para criar uma identidade única e funcional.
“A sustentabilidade também é um diferencial, com o uso de materiais ecológicos e soluções para economia de recursos.”
Quais são as prioridades no design de interiores do setor hoteleiro?
Mais uma vez, Cissa ressalta que a experiência dos hóspedes é a principal prioridade em um projeto hoteleiro. É preciso garantir que cada ambiente seja funcional, confortável e visualmente agradável.
“A ergonomia e a acessibilidade precisam ser cuidadosamente planejadas para atender a um público diverso, incluindo pessoas com mobilidade reduzida.”
A redução de custos e durabilidade também é uma prioridade, começando pela escolha dos materiais constantes do projeto.
Para Cissa, “a identidade visual do hotel precisa ser reforçada pelo design, criando uma linguagem coesa entre a arquitetura, a decoração e a experiência do hóspede”.
O layout deve ser uma preocupação também. Segundo a especialista, ele deve ser projetado para otimizar a circulação e a funcionalidade dos espaços, de modo a evitar áreas subutilizadas.
E a segurança? Também está incluída nesta pauta. Ela deve ser garantida com sinalizações claras, saídas de emergência bem distribuídas e materiais seguros.
O que deve ser evitado nestes projetos hoteleiros?
Cissa frisa que em um projeto de design de interiores para hoteis é fundamental evitar elementos que comprometam a funcionalidade e o conforto, além da economia do hotel.
Por exemplo, materiais com baixa qualidade e difícil manutenção (incluindo pisos escorregadios que prejudiquem a segurança), podem aumentar os custos. Sobre a decoração, ela destaca o uso excessivo de elementos decorativos.
“Podem poluir visualmente o ambiente e dificultar a limpeza. Cores e padrões muito vibrantes ou cansativos nos quartos devem ser evitados, pois acabam prejudicando o relaxamento e a qualidade do sono.”
Mais uma vez, a iluminação ganha palco. Cissa explicou à ForMóbile Digital que se ela for muito intensa ou insuficiente, tende a comprometer a funcionalidade e o conforto do espaço. E os móveis sem ergonomia também geram desconforto. “Eles impactam a qualidade da experiência dos hóspedes”.
Para finalizar, Cissa fala da importância de todo projeto hoteleiro incluir estratégias sustentáveis. É preciso evitar ações que possam impactar o meio ambiente negativamente.
“A ausência de soluções sustentáveis, como o reaproveitamento de água ou eficiência energética, representa uma oportunidade de reduzir custos e os impactos ambientais. Outra coisa, um design que não reflita a identidade da marca pode gerar desconexão e dificultar a fidelização dos clientes”, finaliza Cissa.
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