O suede é um tecido sintético que imita a camurça natural, com textura macia e aveludada. Geralmente ele é feito de poliéster ou microfibra, o que o torna resistente, confortável ao toque e visualmente sofisticado.

Além disso, por ser altamente durável, versátil e de fácil manutenção ele tem sido cada vez mais requisitado no mercado de móveis e decoração. Por esse motivo, se você ainda não trabalha com ele, chegou a hora de começar a incluí-lo nos seus projetos.

Suede na fabricação de móveis

“O Suede tem sido cada vez mais procurado no mercado porque oferece um toque agradável combinado a conforto térmico”, explica o porta-voz da JC Decor, empresa fabricante desse tipo de tecido. “Além disso, ele possui boa resistência ao desgaste, fácil manutenção e limpeza, aparência elegante e diversas opções de cores e texturas”, continua.

“Esse tecido também é uma excelente opção para quem busca custo-benefício e estética sofisticada. Sem contar que ele é um dos mais populares no mercado de estofados devido à sua versatilidade.”

No entanto, para ter todas essas vantagens citadas pelo especialista é importante considerar a procedência e a qualidade do suede escolhido, isso porque há variações no mercado com diferentes níveis de resistência e aparência.

Um exemplo disso é a diferença do tecido suede para o ultrasuede.

“O ultrasuede é uma versão premium do suede, feito com microfibras mais finas, geralmente com tecnologia japonesa. Ele é mais resistente, durável e impede manchas. Por outro lado, tende a ser mais caro devido à sua tecnologia avançada”, pontua o porta-voz da JC, acrescentando que ambos são semelhantes visualmente e só se diferenciam pelo acabamento mais uniforme e refinado do ultrasuede.

Por ser um tecido muito versátil, há diversas formas de aplicar o suede em peças de mobiliário. “Ele é amplamente usado no revestimento de sofás, cadeiras e pufes, oferecendo um acabamento elegante e aconchegante. Também pode ser usado para dar textura e sofisticação a móveis planejados com partes estofadas, como cabeceiras de cama, móveis de estante e objetos de decoração”

“Uma das principais vantagens da sua aplicação é que o suede agrega valor às peças por seu apelo estético, toque agradável e conforto. Ele transmite sofisticação e aconchego, valorizando o design do móvel e tornando-o mais atrativo ao consumidor final”, enfatiza. 

Principais cuidados com o tecido suede

Ainda de acordo com o porta-voz da JC, na hora de confeccionar móveis com esse tecido também é preciso pensar no local onde a peça será instalada, isso porque o suede requer alguns cuidados especiais.

  • Peças com esse tecido não devem ser colocadas em exposição direta e prolongada ao sol porque isso fará com que ele desbote; 
  • A limpeza dos móveis feitos com o suede deve ser feita apenas com um pano úmido e detergente neutro para não manchá-lo nem desgastá-lo;
  • O uso de produtos abrasivos e escovas duras pode danificar esse tipo de tecido;
  • No caso de manchas é preciso agir rapidamente e utilizar um pano limpo e macio para realizar a limpeza; 
  • Para aumentar a durabilidade das peças com suede é importante aspirar o tecido regularmente para remover a poeira e evitar acúmulo de sujeira.

Com todas essas dicas ficou mais fácil saber em quais peças aplicar o suede e como cuidar desse tecido para aumentar sua resistência e durabilidade. Além disso, conhecendo esse tecido melhor é possível utilizá-lo para agregar valor em projetos através da sua semelhança com a camurça combinada com seu preço acessível.

No entanto, não se esqueça: antes de comprar o suede ou o ultrasuede verifique se o fabricante é de confiança e comprove a qualidade do produto antes de aplicá-lo a móveis e artigos de decoração.

Aproveite e saiba como conservar o estoque de tecidos para sua fabricação de móveis.