O que mais chama a atenção no mercado, hoje em dia? Se você pensou em competitividade, está certo. Diversos setores estão saturados de informações e ofertas, entre os quais, o moveleiro e o madeireiro. Todo mundo quer um lugar ao sol.
Por isso, conquistar o público exige mais do que um bom produto ou preços acessíveis. É preciso usar técnicas diferenciadas, como o storytelling: a arte de contar histórias, o poder da narrativa.
Segundo o Sebrae, essa técnica é fundamental para criar conexão e aumentar as vendas. Portanto, se você deseja emocionar seus clientes e gerar relacionamentos duradouros, continue por aqui.
A ForMóbile Digital produziu este conteúdo com o auxílio de especialistas, para que você saiba como utilizar o storytelling a favor do seu produto!
O que é storytelling e por que utilizá-lo?
Storytelling é uma técnica para enriquecimento de marca, por meio da construção e comunicação de mensagens e histórias. Para o Sebrae, “é uma estratégia muito utilizada pelo marketing e nas vendas porque prende a atenção do público, desperta emoções e atrai o interesse do consumidor”.
Já Alfredo Castro, professor da FIA Business School, afirma que é uma das ferramentas mais poderosas da atualidade.
“Mais do que simplesmente comunicar características e benefícios de um produto, ao contar histórias autênticas, envolventes e direcionadas, empresas conseguem engajar o público de maneira profunda, inspirando ação e fidelidade.”
As narrativas devem ter começo, meio e fim e, acima de tudo, serem envolventes. Ou seja, o objetivo é emocionar, inspirar e engajar o público, não apenas divulgar soluções. Inclusive, especialistas afirmam que uma boa história tem o poder de ativar áreas do cérebro relacionadas à memória, à empatia e ao sentimento de pertencimento.
Por sinal, todos estes fatores são decisivos para influenciar na decisão de compra.
E por que o storytelling deve ser utilizado? Simples: porque, no século 21, as pessoas não compram mais somente produtos, elas procuram por significados e experiências. Se você opta por envolver a sua marca de móveis, madeiras ou marcenaria em uma narrativa genuína, tende a transformar seus produtos em soluções com propósitos. Também, cheios de valores e impactos reais na vida do consumidor.
Quando o cliente se identifica com uma marca, significa que ela tem uma identidade forte. E o storytelling existe para dar essa força.
Como a narrativa deve ser usada em favor do seu produto?
“Nem toda história interessa a todas as pessoas”, define o Sebrae. Por isso, é preciso conhecer o público-alvo. Isto significa entender os desejos, dores e necessidades dos clientes.
Saiba que quanto mais próximo da realidade do cliente a sua fábrica, marcenaria e madeireira estiver, mais poderosa será a conexão emocional com ele. E os resultados, mais promissores também.
Uma outra dica importante é com relação ao “herói” da narrativa. O storytelling precisa de um protagonista, que pode ser o próprio cliente, a marca em si, o criador do produto, etc. O importante é mostrar que diversos desafios foram superados até aqui. A propósito, os conflitos devem ser apresentados também.
Os obstáculos mostram ao público quão resiliente a marca é, dando tensão à narrativa e mantendo o interesse das pessoas. E, finalmente, vale mostrar as soluções encontradas para todos os possíveis problemas, sem deixar de dar autenticidade à marca.
Histórias forçadas ou artificiais afastam o interesse do público. Os pilares do storytelling (eficaz) são: verdade, coerência e propósitos. E, para o Sebrae, “a empatia é essencial para entender as necessidades e oferecer a melhor história”.
Elementos importantes
Alfredo Castro sugere como principais elementos e técnicas para o storytelling o uso de metáforas, a construção de uma certa tensão e finais inspiradores. Tudo isso, segundo ele, é até comum. “Mas isso não vale somente para peças de marketing, vai além. Os elementos traduzem para o público-alvo os valores e propósitos da marca”.
O professor ainda frisa: “fatos mostram/dizem, mas as histórias vendem”.
Comunicar e conectar
Ou seja, não se trata de inventar histórias, mas de saber contar trajetórias, comunicando a alma de um produto ou marca. Quando uma empresa moveleira transforma informações em experiências, gera valor e diferencia a sua marca no mercado. Lembrando que produtos podem ser esquecidos, experiências não.
De acordo com pesquisas da London Business School, as pessoas guardam de 65% a 70% das informações contadas por meio de histórias. Em contrapartida, apenas 5% a 10% das informações obtidas por dados e estatísticas. Portanto, investir em histórias é flertar com o futuro.
“O storytelling, quando bem aplicado, transforma marcas em memórias e produtos em experiências”, finaliza o professor.
Continue acompanhando o nosso conteúdo com as principais técnicas, novidades e tendências do setor de móveis e madeira.
Tags