Os universos de design, arquitetura, marcenaria e afins são competitivos e exigem esforços extras para quem quer se destacar. É fundamental construir a sua marca pessoal e solidificá-la para fidelizar os clientes e encontrar empresas parceiras.

Segundo a SOS Casa Curitiba, empresa que reúne fornecedores de serviços, autonomia e visibilidade são fundamentais.

A fim de te ajudar nessa missão, a ForMóbile Digital reuniu sete importantes dicas para a construção da sua marca pessoal. Acompanhe com atenção, pois cada detalhe é essencial para que você possa impulsionar a própria carreira e alavancar os negócios!

1. Propósitos devem ser definidos e comunicados

O trabalho de cada profissional é único e devemos considerar isso sempre. Designers, marceneiros e arquitetos, por exemplo, além de criar móveis, projetam cenários, momentos e ambientes que proporcionam conforto, satisfação, harmonia, paz e, principalmente, criam memórias afetivas.

Por isso, para construir a sua marca pessoal você deve identificar e comunicar seus propósitos. Esse diferencial tende a atrair o público-alvo e fidelizá-lo.

De acordo com a SOS Casa Curitiba, ter um planejamento estratégico é também essencial para melhorar a autonomia dos negócios e, consequentemente, a visibilidade da marca pessoal. “Com um planejamento e propósitos bem estruturados, é possível ter mais controle sobre as atividades e tomar decisões assertivas”, explicam os representantes da empresa.

2. Identidade visual tem o seu valor

Uma marca pessoal precisa ser reconhecida por seus clientes e parceiros. Para isso, é importante criar uma identidade visual. Por exemplo, por meio de um logotipo único, um padrão cromático, cartões de visita, embalagens, presença online, etc. Ou seja, dar consistência a todos os pontos de contato com os clientes.

A identidade reforça a percepção de profissionalismo e facilita o reconhecimento do seu trabalho no mercado. “Por exemplo, é fundamental cuidar para que o site seja atraente, além de ter fácil navegação e otimização para os mecanismos de busca. Isso ajudará a garantir que sua marca seja encontrada”.

3. Redes sociais como aliadas

Por falar em site, as plataformas da Internet devem ser consideradas na construção de uma marca pessoal. Redes como Instagram, Facebook e LinkedIn são excelentes para profissionais como arquitetos, designer e marceneiros mostrarem o seu trabalho e atrair clientes importantes.

Vale a pena compartilhar projetos, bastidores do processo criativo e até mesmo depoimento de clientes. Ações desse tipo ajudam com o engajamento do público e, paralelamente a isso, a construir autoridade do profissional no seu setor de atuação.

A SOS Casa Curitiba defende que o marketing de conteúdo é eficaz para atrair, além de engajar. “Outra ação que vale a pena é criar um blog para compartilhar dicas, tutoriais e ações”.

4. Eventos setoriais: participe!

Os eventos setoriais proporcionam oportunidades valiosas para quem quer apresentar sua marca pessoal por meio de networking e visibilidade. A ForMóbile – Feira Internacional da Indústria de Móveis e Madeira, por exemplo, é um palco perfeito para tais ações, pois a feira conecta a outros profissionais e às principais tendências do mercado. É possível compartilhar conhecimento, absorver conteúdos e expandir possibilidades.

5. Parcerias expandem horizontes

Outra estratégia valiosa é o estabelecimento de parcerias com profissionais de áres em comum. Essa colaboratividade, além de construir a sua marca pessoal, tende a ampliar o alcance dela e trazer novas oportunidades de negócios. Fora isso, é possível combinar habilidades e recursos, de modo a oferecer ao público soluções mais completas e atraentes.

“É preciso oferecer os próprios serviços. Ao trabalhar em conjunto, alcançamos clientes em potencial”, atesta a empresa.

6. Trabalhos autorais e sustentabilidade

Segundo a Associação Brasileira de Design Autoral (BRADA), a originalidade e a sustentabilidade no design de móveis é uma estratégia efetiva. Conforme a associação, adotar práticas sustentáveis e desenvolver trabalhos autorais, além de contribuir com o meio ambiente, agrega valor a uma marca. Os clientes são atraídos e o mercado está repleto de pessoas preocupadas com o meio ambiente e a originalidade.

7. Desempenho

Por último, mas não menos importante: o desempenho. Na construção de uma marca pessoal, é imprescindível saber monitorar o desempenho dela – seja nas redes sociais, site, blog, etc. Existem ferramentas de análise para esse tipo de trabalho, incluindo a avaliação de métricas como engajamento, alcance e conversões.

O objetivo é poder ajustar estratégias e melhorar continuamente a presença no mercado.

Para a SOS Casa Curitiba, depoimentos também ajudam muito. “As avaliações e depoimentos dos clientes são extremamente importantes para aumentar a confiança e a visibilidade. É importante, porém, monitorar e avaliar regularmente o desempenho das estratégias para garantir melhores resultados sempre”, finaliza.

Com essas dicas para aprimorar sua marca pessoal, veja também nossas ideias de vídeos para redes sociais.