Desde sempre, o marketing caminha de acordo com as exigências do consumidor e do mercado. Os conceitos que alicerçam essa área se transformam ano a ano, seguindo as inovações tecnológicas globais e as demandas sociais.
Além disso, visam a inclusão de diferentes públicos e a vantagem competitiva das empresas e suas marcas.
Mas, quais são as principais tendências de marketing para 2025? De acordo com Frederico Burlamaqui, especialista em marketing e estratégia de negócios, ao longo deste ano as organizações precisarão ir além das estratégias tradicionais para conquistar a atenção e a lealdade dos clientes.
“Para navegar nesse ambiente dinâmico, as empresas precisam abraçar soluções inovadoras”, comenta.
Para ele, não se trata apenas de adotar novas ferramentas ou tecnologias, mas conseguir equilibrar tudo isso, gerando conexões genuínas e duradouras com os consumidores.
Marketing e inclusão
Segundo Frederico, o mercado atual demanda uma abordagem mais ética e inclusiva.
Por isso, em 2025, quem conseguir mostrar responsabilidade social, sustentabilidade e a preocupação com a satisfação do cliente dará vários passos à frente.
Ele ainda destaca que “a preocupação não é apenas se adaptar às tendências, mas compreender como elas podem ser aplicadas de maneira estratégica para criar valores. Os consumidores estão mais exigentes, valorizando experiências autênticas”, comenta o especialista.
Tendências de marketing em 2025 – inovação, tecnologia e sustentabilidade
O especialista que contribuiu com esse conteúdo comentou sobre algumas tendências apresentadas por um estudo da Kantar, chamado “Marketing Trends 2025”.
A seguir você confere as respectivas oportunidades e o porquê Frederico Burlamaqui indica que sejam aderidas pelo marketing.
1. Personalização avançada e IA Generativa
A personalização continua sendo o ponto alto do marketing.
O diferencial em 2025 está no uso da Inteligência Artificial. As tecnologias disponíveis contribuirão com campanhas mais dinâmicas e direcionadas às preferências do público-alvo.
Com o uso de dados, será ainda mais possível prever as necessidades dos clientes e atendê-las.
“Com a IA, as empresas podem não apenas segmentar o público, mas também criar interações mais humanas e envolventes, mesmo em escala.”
2. Conteúdo interativo e imersivo
Além de personalizar os produtos, o marketing focará em 2025 na experiência dos clientes, usando Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR). Ou seja, os clientes poderão conhecer os produtos e interagir com eles antes de pagar.
“Marcas que conseguem oferecer experiências que combinam inovação tecnológica e relevância prática criam um vínculo emocional duradouro com seus consumidores”, explica Frederico.
3. Sustentabilidade
Conforme citado anteriormente, a sustentabilidade continua no foco. Os clientes exigem cada vez mais e as marcas precisam cumprir essa “obrigação”.
Uma das tendências em marketing para 2025 é investir em estratégias como embalagens ecológicas, rastreabilidade da cadeia de suprimentos, etc.
Conforme explica o especialista, “ser sustentável é mais do que uma escolha ética, é um movimento estratégico. As marcas que liderarem essa transformação colherão os frutos de uma relação mais sólida com os consumidores que estão cada vez mais conscientes”.
4. Multiplatafomas
As plataformas e redes sociais ainda serão muito utilizadas em 2025, principalmente, para a publicação de vídeos curtos e impactantes, mas que gerem bem-estar nos clientes, pois trazem pleno engajamento.
“Para se destacar, as empresas precisam ser autênticas e impactantes em poucos segundos”, frisa o colaborador da ForMóbile Digital.
Além das publicações, outra tendência para o marketing serão as comunidades nessas plataformas com microinfluenciadores. “Eles são o novo boca a boca, pois têm credibilidade e proximidade com os seguidores”.
5. Integração do online com o offline
Conforme Frederico, a integração entre o físico e o digital cria experiências memoráveis. “A capacidade de uma marca em transitar perfeitamente entre esses dois mundos será um diferencial competitivo em 2025”.
Por exemplo, o uso do QR Code em eventos com conteúdos exclusivos, promoções, entre outras possibilidades, mescla o online com o offline.
“Em 2025, o grande desafio será unir tecnologia, propósito e inovação para criar campanhas memoráveis e fortalecer a presença no mercado”, ressalta o especialista aos leitores da ForMóbile. Para ele, as tendências devem ser acompanhadas de perto, mas é preciso, principalmente, saber como aplicá-las com consistência.
Continue acompanhando o nosso conteúdo e fique por dentro das principais estratégias de marketing, bem como as maneiras de aplicá-las para o sucesso da sua marca.