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5 motivos para marcar presença no TikTok

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Sua marca não pode mais ficar de fora da maior rede social do momento. Confira os principais motivos para você criar um perfil profissional no TikTok o quanto antes

Considerado o aplicativo mais baixado do mundo em 2022, o TikTok chegou a ter 175 milhões de downloads em apenas três meses. Atualmente a plataforma conta com 1 bilhão de usuários ativos mensais.

Além disso, o aplicativo é hoje a rede social com maior engajamento, com uma duração média de sessão de 10,85 minutos. Isso significa o dobro do Pinterest, que aparece na segunda posição com 5,06 minutos. 

Com esse crescimento rápido da plataforma, é importante que as empresas peguem carona com o TikTok e decolem junto com ele. Pensando nisso, separamos 5 motivos para você criar um perfil no TikTok para sua marca. Confira:

1) Sua marca precisa estar onde seu público está

Essa é a premissa para marcas que querem se destacar no mercado, tendo uma boa relação com seus clientes e potenciais clientes. “Existe uma pesquisa do TikTok de 2021 que diz que 79% dos usuários preferem marcas que entendem como criar conteúdo para a plataforma”, destaca Daniela Maccio, coordenadora do time de conteúdo da Mirum.

“O TikTok foi um divisor de águas nas estratégias de redes sociais das marcas, porque é uma plataforma com um algoritmo diferenciado, que sabe o que o usuário gosta, mas ao mesmo tempo permite que ele descubra novas coisas, histórias, e marcas que estão dentro dessas várias possibilidades de descoberta”, continua a especialista.

2) É uma forma de se aproximar dos seus clientes

Segundo Daniela, a regra básica é: seu conteúdo precisa ser real, sua marca tem que mostrar o lado humano. E, a partir disso, é possível desdobrar diferentes formatos dentro do TikTok.

“Para arquitetos, designers e marceneiros, há um nicho muito forte nessa rede que é o antes e depois de um ambiente, vlogs mostrando o processo de como fazer um móvel ou a pintura de uma parede com textura”, exemplifica a coordenadora de conteúdo.

Outra dica de Daniela é que as marcas utilizem o TikTok para ensinar ao público alguns truques que só profissionais conhecem. Para ela, essa é uma ótima forma de atrair mais usuários e engajar seus conteúdos.

3) Há grandes chances da sua marca viralizar

De acordo com Daniela, por se tratar de uma rede que permite a publicação de conteúdos em muitos formatos diferentes, não há uma fórmula para dizer o que vai ou não viralizar, mas há algumas dicas importantes que podem ser seguidas pelas marcas.

“Para começar, o som é uma feature essencial para os seus vídeos, então a dica número um é procurar os sons que estão bombando para utilizar no seu conteúdo”, aconselha a especialista.

“Outro ponto importante é que tudo no TikTok é muito dinâmico, então sempre que fizer sentido para o seu vídeo, abuse de cortes rápidos nas edições, aposte em mudanças de cenário e features nativas, como as transições”, continua a coordenadora de conteúdo. 

4) Você pode conquistar mais acessos para o seu site

O TikTok, assim como as outras redes, têm formatos de mídia específicos para cliques, com o objetivo de levar o usuário para páginas, sites e e-commerces. De acordo com Daniela, para isso, basta transformar sua conta em uma conta comercial (caso ainda não seja) e começar a utilizar o TikTok For Business.

“Tem muitos outros formatos de mídia que você pode explorar para potencializar o seu conteúdo e direcionar para o objetivo que você quiser.”

5) TikTok garante mais engajamento para sua marca do que outras redes 

Recentemente, um novo estudo com cinco grandes anunciantes na indústria de bens de consumo comprovou que anúncios no TikTok podem ser 80% mais eficientes na geração de leads do que mídias offline e também 73% mais eficientes do que outras mídias digitais. No entanto, para obter esse engajamento é preciso ter constância em suas publicações na plataforma.

“Não tem um número cravado que o TikTok orienta a publicar, alguns guias sugerem que três vezes na semana é o mínimo de frequência para começar a ganhar relevância. Eu aconselho o seguinte: analise a sua capacidade hoje e comece”, enfatiza Daniela. 

“O importante é estabelecer uma frequência. Se você não conseguir manter o ritmo postando todos os dias, comece com um cronograma de dois vídeos por semana”, continua a coordenadora de conteúdo, aconselhando que os empreendedores que não tiverem tempo para desenvolver esses conteúdos busquem uma equipe especializada para fazer isso.

“É essencial que as marcas tenham uma equipe ou uma pessoa dedicada a essa plataforma, que realmente a utilize e entenda o tipo de conteúdo que viraliza e gera interesse.”

“Já quando o assunto é definir quais conteúdos publicar, a minha dica é estudar sua concorrência, entender o que eles estão fazendo ou ainda não estão fazendo e, a partir dessa análise escolher o foco de conteúdo do perfil”, continua.

“E isso não quer dizer que você precisa ter tudo resolvido antes de começar, tá? É claro que a estratégia é importante, mas se tem um lugar em que é permitido errar e descobrir as coisas durante o processo, esse lugar é o TikTok”, finaliza a especialista.

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