Todos os setores da indústria estão sendo beneficiados pela evolução tecnológica. Com o moveleiro não poderia ser diferente. A Manufatura Avançada, que integra automação, robótica e tecnologias de ponta, promete mudar radicalmente o cenário da produção de móveis. Antigas fábricas estão cedendo espaço para uma linha de produção mais inteligente e efetiva.
Neste conteúdo, você pode conferir como os processos produtivos são controlados via Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) e demais ferramentas tecnológicas na indústria de móveis.
A saber, a IoT é fundamental para que as máquinas possam se conectar por meio de sensores e dispositivos a uma rede, de modo a criar uma comunicação assertiva. Além de facilitar a centralização e a automação da produção de móveis, a respectiva inovação ainda otimiza o processo de fabricação e entrega eficiência operacional.
Quais são os benefícios da IoT para a indústria de móveis?
Na indústria moveleira, a IoT confere uma série de benefícios capazes de transformar a maneira como os produtos finais são fabricados e entregues ao cliente. Por exemplo, é possível personalizar os móveis, garantir design mais arrojado e agregar mais qualidade.
Além disso, o custo da produção é reduzido, bem como os desperdícios, devido a efetividade que a IoT oferece. Consequentemente, os consumidores são beneficiados, tendo móveis mais acessíveis. Por sua vez, as marcas ganham competitividade.
Outro papel importante desempenhado pela IoT na indústria de móveis é com relação ao varejo. As tecnologias envolvidas possibilitam o uso de sistemas de CRM (Customer Relationship Management) mais avançados.
Ou seja, as lojas de móveis conseguem se conectar melhor com os consumidores por meio de sensores aplicados nos pontos de vendas. Melhora-se a experiência de compra e garante demanda às fábricas.
Existem desafios para a implementação da IoT?
A IoT oferece uma série de benefícios à indústria de móveis. No entanto, a implementação das tecnologias ainda oferece alguns obstáculos.
O principal é a falta de mão de obra qualificada para operar as ferramentas de IoT. Além disso, é preciso que as empresas tenham uma infraestrutura de TI adequada, facilitando a adoção da IoT.
Segundo Alessandro Agnoletti, Gerente Geral de Vendas na América Latina da Homag, os profissionais da indústria de móveis devem ter facilidade com softwares e computadores. Mas ele deixa um alerta importante: “não é necessário demitir todos os colaboradores que já estão contratados. Os operadores podem passar por reciclagens e atualizações, assim como aconteceu na Europa”.
Para ele, é imprescindível que as empresas forneçam capacitações para os funcionários que já estão em atuação antes de pensar em novas contratações.
A IoT tem um futuro promissor na indústria de móveis?
Sim! Mesmo diante de alguns desafios, tudo indica que a IoT tenha um futuro promissor na indústria de móveis, assim como nas demais, porque oferece inúmeras vantagens – algumas delas citadas acima. De acordo com pesquisas, a IoT caminha para ser o maior mercado de dispositivos do planeta.
Com relação à indústria de móveis, a transformação é uma realidade e promete continuar a moldar o futuro da produção, tornando-a mais eficiente, personalizada e interconectada. A implementação da IoT, além de oferecer vantagens para as empresas, melhora a experiência do consumidor, criando um mercado mais dinâmico e competitivo.
A IoT está redefinindo os limites na indústria de móveis. Outra coisa, sua presença em ascensão confirma que o setor moveleiro está caminhando para um futuro onde tudo estará mais conectado, inteligente e eficiente.
E todas as informações sobre este futuro (próximo) você confere por aqui. Fique atento ao conteúdo ForMóbile Digital!