Buscar inovação e meios de aprimorar processos é essencial em qualquer área. No caso da arquitetura e da marcenaria, o design thinking é uma alternativa para encontrar soluções criativas para problemas frequentes.
O design thinking busca soluções para resolver a real necessidade das pessoas. Porém, isso só é possível por meio da conexão e entendimento dos clientes por meio do pensamento analítico. Nesse sentido, a experiência do usuário é o que deve guiar a criação de ideias, pois será o consumidor que vai usufruir de suas criações.
Diante desse pensamento, venha entender o que é o design thinking e como essa abordagem pode ser aplicada em seus processos de criação de projetos.
O que é design thinking?
O design thinking nada mais é do que uma abordagem focada no ser humano para solucionar problemas. De maneira geral, são utilizados processos para entender como os consumidores interagem com o produto e, a partir disso, buscar caminhos para desenvolvê-los ainda mais.
Diferentemente de outros métodos que são mais teóricos e baseados em “achismos”, o design thinking segue por etapas mais consistentes e que utiliza uma abordagem mais real. O termo se popularizou nos últimos anos, mas sua primeira menção vem de 1959, pelo autor John E. Arnold em seu livro “Creative Engineering”.
Pois é, o termo surgiu de um livro escrito por um professor de engenharia mecânica. O autor ficou conhecido por seu pioneirismo em envolver em seu trabalho o pensamento criativo, sobretudo por sua abordagem particular de resolver problemas com ideias inteiramente novas. Assim, John E. Arnold trabalhava com formas inventivas de utilizar produtos e que reduziam os custos de produção.
Passadas décadas, o método se espalhou por diversas áreas e ganhou espaço por conta da demanda cada vez maior por inovações. O design thinking leva em consideração vários aspectos, entre eles a necessidade de mudanças, resolução de problemas, desenvolvimento de produtos mais viáveis e outros fatores.
Quais são as etapas desse processo?
Os métodos costumam ter um passo a passo que devem ser seguidos para se ter sucesso nas abordagens, e com o design thinking isso não seria diferente.
As etapas (ou fases) do design thinking podem ser usadas na criação de um projeto de arquitetura e até mesmo na fabricação de móveis. O melhor de tudo é que esse processo pode ser interminável, em que os ciclos acontecem constantemente para que as versões sejam atualizadas. Com isso, a inovação é garantida.
Então, conheça a seguir quais são as etapas do design thinking.
Imersão
Por via de regra, a primeira fase é entender qual é o problema que precisa ser superado. Essa fase é chamada de imersão e consiste no mapeamento do projeto para identificar os pontos que podem ser melhorados.
Um aspecto importante é não deixar somente as questões dentro da sua cabeça, mas também levar em conta opiniões de outras pessoas. Por isso, colete feedbacks de clientes, faça perguntas e colete entrevistas que possam agregar novas perspectivas e soluções.
A partir da coleta dessas informações será mais fácil entender as necessidades para aplicar a tecnologia e outras soluções convenientes.
Ideação
Com informações coletadas sobre como seus produtos ou serviços podem melhorar, é hora de começar a ideação.
Essa etapa é quando as ideias começam a surgir, com propostas de soluções inovadoras para os problemas que foram levantados. O trabalho é colaborativo e você pode aproveitar para conversar com outros profissionais ou pessoas de confiança através de um brainstorm. Nesse momento, surgem os primeiros esboços para o projeto.
Prototipação
Após a análise do contexto, observações, coleta de informações, ideias e primeiros esboços, uma nova etapa se inicia. Primeiro, deve-se colocar um filtro para entender o que é mais relevante e tem mais chances de dar certo. Para isso, considere os riscos de falhas antes de investir na prototipação da ideia.
O protótipo é o desenvolvimento de um produto novo e inovador. No entanto, não é uma versão definitiva e ainda é necessário realizar testes para conferir a viabilidade do projeto. No caso da marcenaria, o móvel é construído para facilitar a observação prática da ideia, por exemplo.
É nessa etapa que são realizados ajustes até se verificar que o protótipo está bom o suficiente para seguir para a próxima fase.
Desenvolvimento
Todas as etapas anteriores servem para chegar ao tão esperado momento do desenvolvimento. Nessa hora, a ideia é tirada de vez do papel para ser colocada em prática e começar a funcionar de verdade.
No entanto, esse não é o fim, pois é possível continuar estudando novos conceitos para serem aplicados. Assim, a metodologia design thinking busca o aperfeiçoamento contínuo para identificar melhorias e manter o projeto atualizado e útil.
Como aplicar essa abordagem para desenhar projetos ou móveis?
A arquitetura e design são áreas que prezam por um olhar além da estética, afinal os ambientes construídos e planejados devem ser funcionais. Tanto os projetos arquitetônicos quanto a fabricação de móveis têm demandas que precisam considerar as necessidades do cliente.
Nesse sentido, a abordagem do design thinking se encaixa perfeitamente para nortear as fases de ideias, conceito e desenvolvimento. Sendo assim, confira quais são os passos para aplicar o método em suas criações.
Tenha empatia pelos seus clientes
Se colocar no lugar do cliente para entender suas necessidades é fundamental. A partir desse ponto de vista impessoal será possível abrir um leque de possibilidades. Isso significa que você precisa se despir de gostos pessoais para compreender o que o outro quer e precisa.
Entenda sobre o projeto, os elementos que o cliente quer, o estilo e quais são os anseios estéticos e funcionais.
Mapeie os problemas em potencial
Nem sempre tudo o que o cliente pede é viável. Por mais que o desejo seja o de atender às expectativas do cliente, é seu dever levantar potenciais problemas. A identificação de pontos negativos e a conversa franca são importantes para evitar transtornos no futuro.
Coloque o projeto em prática
Passadas as 3 primeiras etapas do design thinking, o projeto arquitetônico ou de marcenaria está pronto para ser colocado em prática. Dessa forma, o resultado será um sucesso com satisfação do cliente garantida.
O design thinking é um processo criativo aplicado para os mais diversos tipos de criações. Seja para um móvel ou projeto de arquitetura, a abordagem é indicada para quem deseja evoluir e agregar valor aos seus serviços.
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