Sobretudo em tempos de crise, buscar um diferencial em sua área de atuação é fundamental para garantir a sustentabilidade dos negócios. Mas há empresas que, mesmo em períodos de instabilidade do mercado, conseguem ter excelentes resultados. Essas organizações alcançam a chamada tríade do sucesso, promovendo a otimização dos processos, com velocidade na entrega dos pedidos e sem deixar de lado a qualidade do produto.
No entanto, para chegar a esse tipo de resultado é preciso criar, primeiro, uma cultura interna que propicie um cenário com condições favoráveis para que a tríade se torne possível. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Gallup, apenas 30% dos funcionários americanos estão engajados em seus trabalhos. O índice é ainda menor ao redor do mundo: só 13% dos profissionais contratados por alguma empresa estão engajados. Para piorar, esses números se mantêm estáveis nos últimos 12 anos. A pesquisa considerou a performance de 100 empresas e avaliou o engajamento de 27 milhões de empregados e mais de 2,5 milhões de unidades de trabalho ao longo das últimas duas décadas.
Diante disso, vale a pena ressaltar que as empresas, em geral, precisam contar com o engajamento e o comprometimento dos seus funcionários e parceiros de negócio para obter os resultados esperados e que, para isso, é fundamental uma liderança capaz de motivar, apoiar e incentivar os colaboradores a utilizarem suas potencialidades e atingirem excelentes performances, criando um ambiente estimulador da criatividade, produtividade e rentabilidade.
“Além de uma liderança forte e atuante, é preciso ter um planejamento estratégico para vendas, produção e custos. Estes três fatores têm de estar bem alinhados para o sucesso da empresa”, afirma Claudio Perin, consultor industrial estratégico da indústria moveleira.
Confira, a seguir, mais detalhes sobre os pilares que compõem a tríade do sucesso da indústria e algumas dicas para atingi-los sem erros.
Otimização de processos
O primeiro pilar da tríade é a otimização do trabalho. É a partir dela que se desencadeiam todos os demais processos. Não à toa, em períodos de recessão econômica, a preocupação das empresas do setor moveleiro também se concentra ao redor dela. “No ápice da crise, as pessoas pararam de comprar móveis e roupas, mas já estamos observando uma melhora no setor para este ano. Então, quem não mexeu ainda na parte da eficiência e da otimização dos processos da sua indústria deve ficar preocupado”, explica Perin.
Outro ponto importante está relacionado à gestão da compra. Cabe ao gestor analisar como está sendo efetuada a compra de insumos, verificando se a política de reposição de estoque está correta ou se está fazendo com que os custos sejam mais elevados. “Ele também precisa ficar atento à efetividade do maquinário utilizado. Se determinada máquina não dá o acabamento necessário a um produto, exigindo que outros funcionários finalizem o trabalho, o diretor deve se perguntar se a máquina é realmente boa”, comenta.
Velocidade na entrega dos pedidos
A rapidez para realizar a entrega de um produto, muitas vezes, é mais determinante do que o próprio preço do item. O consultor salienta que um cliente não vai se importar de pagar 10% a mais em determinado produto, se ele for entregue em 48 horas, por exemplo, e que isso é um atrativo mesmo que a oferta do concorrente seja inferior do ponto de vista financeiro.
Perin ainda dá uma dica para empresários que pretendem chegar a esse padrão de velocidade. “Uma estratégia bastante comum em muitas indústrias de móveis hoje em dia é ter um 'barracão' que funcione como depósito. Se o gestor pegar o produto que é o carro-chefe e deixa-lo lá, a empresa estará ganhando em velocidade. A pessoa vai efetuar a compra e, imediatamente, a organização terá condições de entregá-la”, explica.
Qualidade do produto
A qualidade do produto é fundamental em um mercado tão competitivo quanto o da indústria moveleira. De nada adianta ter uma entrega rápida e otimizar o trabalho dentro da indústria se o que chega para o consumidor não corresponde nem mesmo a um padrão mínimo de qualidade e frustra a expectativa do comprador.
Por isso, revisar processos e contar, de fato, com um grupo motivado, que veste a camisa da empresa, são os primeiros passos para quem deseja oferecer um produto de qualidade. "Mas buscar atualizar-se sempre em relação às novas tecnologias e métodos para atingir bons acabamentos também é fundamental", finaliza o consultor.
Se você gostou da tríade do sucesso, mas pensa em esperar a crise passar para implementar melhorias, fique atento ao alerta: é durante a crise que as empresas do setor precisam se preparar para gerar inovação. Saber o momento certo de mudar e não esperar que seus concorrentes tomem a iniciativa primeiro pode ser fundamental para garantir a vantagem competitiva de seu negócio. E unindo otimização de processos, velocidade na entrega e qualidade do produto, sua empresa estará pronta para alcançar a tríade do sucesso.
Como está a tríade do sucesso na sua indústria? Continue acessando o nosso canal de conteúdo e compartilhe nas redes sociais.