O comércio eletrônico no Brasil tem apresentado um crescimento expressivo nos últimos anos, consolidando-se como um canal essencial para diversos setores, especialmente o moveleiro.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce brasileiro faturou mais de R$ 186 bilhões em 2024, com o segmento de móveis e decoração ocupando o quarto lugar entre os mais vendidos online.

Esse cenário representa uma grande oportunidade para a indústria moveleira, impulsionada não apenas pela transformação digital do consumo, mas também pelo aumento da confiança do consumidor em comprar produtos de maior valor e volume pela internet.

Venda de móveis online 

Mas, se antes o foco das vendas online estava em itens pequenos e de fácil envio, hoje o mercado exige que produtos mais volumosos e complexos, como sofás, armários e camas, sejam entregues com rapidez e sem avarias.

E é nesse ponto que entra um dos maiores desafios que as empresas moveleiras estão enfrentando atualmente: a escolha do melhor frete para suas vendas.

Na hora de tomar essa decisão é fundamental considerar uma série de critérios que vão muito além do custo. São eles: a capacidade de manuseio de volumes grandes e pesados, a experiência no transporte de itens frágeis ou de alto valor e a estrutura para entregas em áreas urbanas e regiões remotas.

Além disso, é essencial avaliar o índice de avarias da transportadora, os prazos de entrega oferecidos, a possibilidade de rastreamento em tempo real e o atendimento ao cliente em caso de imprevistos. 

Hora de enviar: como escolher o melhor frete?

De acordo com Lucas Marconi, sócio fundador da Frete Gestão, os fatores principais devem ser levados em consideração na hora de escolher o melhor frete para suas vendas são: a redução do custo logístico, a qualidade das entregas da transportadora e a agilidade desse processo.

E, para isso, ele elenca cinco estratégias principais que devem ser aplicadas na hora de fazer essa escolha:

  1. Análise da carga: o tipo e o volume da carga são os primeiros tópicos que precisam ser analisados na hora de escolher uma transportadora, isso porque, móveis montados requerem mais cuidado e espaço enquanto peças pequenas são mais versáteis, o que interfere no preço final da entrega;
  2. Cotação: compare preços e prazos entre transportadoras. Considere que se você tem uma frequência de envio maior algumas empresas oferecem contratos com condições melhores;
  3. Rastreamento: priorize transportadoras que oferecem esse serviço pois ele melhora a experiência do cliente e reduz chamadas de pedidos de atendimento;
  4. Histórico da empresa: priorize empresas especializadas na entrega de móveis pois elas reduzem significativamente o índice de avarias, devoluções e retrabalhos; 
  5. Faça uma gestão de frete centralizada: com uma base de dados consolidados você consegue tomar decisões mais estratégicas.

Como usar a tecnologia como aliada na cotação de frete?

“Após anos de atuação no ramo moveleiro, sentíamos grandes dificuldades na mensuração de forma prática do cumprimento das tabelas de frete negociadas com as transportadoras, além de enfrentar uma morosidade enorme no processo de cotação de frete”, explica Marconi.

“Foi pensando nisso que desenvolvemos a Frete Gestão, uma ferramenta capaz de realizar de forma automatizada a cotação dos melhores fretes para cada empresa e produto, viabilizando decisões mais rápidas e estratégicas”, continua o empresário.  

Segundo ele, a plataforma oferece as funcionalidades de forma integrada, permitindo que marcenarias, indústrias e varejistas tenham uma visão completa da operação de frete, com controle total sobre cada etapa — da escolha da transportadora até a conferência do valor pago.

A ferramenta também indica as melhores empresas para cada tipo de carga a partir do histórico de avarias e do serviço oferecido, além de gerar um link de rastreio automático e enviá-lo ao cliente final junto da nota fiscal do produto.

“Consolidando as informações de múltiplas transportadoras em um único painel e podendo fazer uma análise geral, a decisão do melhor frete fica mais fácil para os empresários do setor”, conclui.