Em um cenário de grandes oscilações no mercado, investir em uma melhoria contínua no atendimento aos clientes e no aprimoramento dos processos de venda tornou-se essencial para uma loja de móveis planejados se destacar.

E, a melhor maneira de fazer isso é implementando ferramentas de gestão comercial. No entanto, muitas empresas não sabem nem por onde começar a fazer isso e, por isso, a ForMóbile Digital separou algumas dicas para te ajudar nesse processo.

“Ferramentas de vendas são recursos e aplicativos projetados para ajudar profissionais a gerenciarem e otimizarem o processo de comercialização de um produto ou serviço”, explica José Ribeiro, gerente comercial da E-finance, empresa especialista em desenvolvimento de sistemas e consultoria. “O uso dessas ferramentas digitais permite uma visão real do andamento dos processos de venda, garantindo a transparência entre os profissionais envolvidos e também com os clientes”.

Ainda segundo ele, uma loja que não tem uma gestão organizada raramente disfruta de números reais para poder crescer ou sobreviver. Já empresas que investem em ferramentas de gestão comercial são capazes de  controlar todo o processo de pré e pós-venda.

Além disso, lojas que investem em ferramentas de marketing conseguem aumentar a captação de leads, melhorar a gestão de relacionamento com os clientes e fazer uma análise fiscal mais aprimorada. “É uma forma de otimizar o atendimento ao cliente, automatizar tarefas burocráticas, agilizar processos internos e aumentar a venda de produtos”, pontua José. 

O especialista também afirma que investir nessas ferramentas é uma maneira de garantir uma verdadeira transformação da loja, isso porque, através delas é possível saber o ponto de equilíbrio exato em que a empresa pode trabalhar, controlar a carteira de clientes ativos e futuros parceiros, ter números reais de vendas, analisar o financeiro e fazer relatórios de acompanhamento diário desses números. 

Principais ferramentas de gestão para lojas de móveis planejados

Segundo o especialista, as principais ferramentas de gestão comercial que podem ser utilizadas em lojas de móveis planejados, são:

  1. CRM: para fazer uma boa gestão de relacionamento com os clientes as ferramentas mais indicadas são o Agendor, o Salesforce ou o Pipedrive. Com elas, é possível analisar os dados dos clientes ajudando a empresa a tomar decisões mais inteligentes e assertivas, impulsionar a automação e aumentar a receita;
  2. ERP: permitem integrar áreas como vendas, financeiro e administrativo, automatizando a gestão e gerando relatórios diários;
  3. Assinatura eletrônica: ferramentas como DocuSign permitem assinar documentos digitalmente, agilizando o fechamento de vendas;
  4. Gestão de projetos e equipes: para essa função os aplicativos mais indicados são o Trello, o Asana e o RunRun.it, que permitem demandar tarefas e acompanhar a evolução dos projetos;
  5. Organização financeira: nesse caso uma boa opção é o SmartScan, uma ferramenta que permite capturar automaticamente detalhes de recibos em relatórios de despesas da empresa;
  6. Gerenciamento de viagens: para lojas que necessitam que seus colaboradores viagem é indicado o uso do Paytrack, um aplicativo que permite aconselhamento médico, transporte de emergência e outros serviços de risco de viagem, evitando indenizações. 

Investir nessas ferramentas garante não só uma maior facilidade nos processos da loja, mas também uma diminuição de falhas e erros, além de mais segurança em cada etapa.

Sem contar que a otimização das etapas (especialmente as mais burocráticas) libera os colaboradores para a execução de funções mais importantes.

Outra vantagem de usar essas ferramentas é ter tudo registrado, o que promove uma melhoria significativa no controle dos projetos que estão sendo desenvolvidos e uma análise mais aprimorada dos recursos financeiros que entram e saem da empresa.

Dessa forma, fica muito mais fácil analisar o que está funcionando bem e em quais pontos é preciso investir em melhorias.