Um dos conceitos mais comentados durante a ForMóbile Xperience 2020 foi o “novo morar”, que representa o relacionamento de alta proximidade que as pessoas passaram a ter durante o período de isolamento social devido à necessidade de integrar lazer, trabalho e estudo em um único espaço. Como será que essa perspectiva afeta a especificação por parte de arquitetos e designers de móveis? No papo de especialista oferecido pela Rehau, três profissionais esclareçam algumas questões.
Espelho de polímero
Já pensou poder utilizar um espelho que tem a mesma flexibilidade de trabalho de um MDF? Pois a linha Rauvisio Cristal Mirror, da Rehau, oferece toda as características de espelho, porém sendo polímero.
Devido às propriedades do polímero, o espelho é versátil e prático, podendo ser cortado e perfurado sem quebrar. O material de superfície refletivo é flexível e pode ser formado em quase qualquer formato.
“Ele é 20% mais resistente e 50% mais leve que um espelho comum. Também não distorce a imagem por conta da planicidade de uma camada espessa de polímero. Quando você olha, o material não dá efeito de ondas”, explica Renato Rossato, especialista em superfícies a base de polímero da Rehau.
Outro ponto positivo: por ser um MDF, é dispensável o uso de quadro metálico como borda, pois o que é visto está restrito ao cristal do material. “Qualquer ajuste em obra é possível com as mesmas ferramentas que marceneiro está acostumado. Pode furar normalmente com a furadeira e recortar sem perigo de trincar”, adiciona. Rossato ainda lembra que a limpeza do material é fácil, exigindo apenas uma flanela seca para não deixar vestígio.
Brilho que remete ao vidro
Em um ambiente iluminado, o efeito de profundidade torna o móvel protagonista. A beleza é a do vidro, mas suas vantagens vão além com as possibilidades do polímero, que pode ser trabalhado facilmente como um MDF.
Assim é a Rauvisio Cristal Gloss, linha que remete ao vidro com muitos benefícios. Dentre eles estão: ser 10x mais resistente a quebras do que vidro, resistência a riscos, resistência a empenamento, superfície e bordas perfeitamente compatíveis, além, claro, de processamento possível com ferramentas comuns de marcenaria.
A elegância do couro
Quem busca dar um ar sofisticado ao ambiente logo lembra do couro. Nesse sentido, indica-se a linha Rauvisio Leather, um produto exclusivo e sustentável, produzido com sobras de couro que passam por tratamento de alta tecnologia, o couro natural é reconstituído para manter suas características mais nobres. É aplicado sobre MDF de alta densidade e permite a criação de mobiliários sofisticados em qualquer marcenaria.
É perfeito para despertar uma atmosfera elegante e nobre que proporciona conforto e design aos espaços e mobiliários.
Esse produto apresenta textura, toque e o aroma do couro natural. “A limpeza é feita com um pano úmido e sabão neutro. E não precisa hidratar o couro”, conta Rossato.