“A cultura da diversidade gera processo de criatividade”

A ForMóbile 2024  – Feira Internacional da Indústria de Móveis e Madeira, organizou mais uma edição do Palco ForMóbile, onde diversos temas importantes para os setores da marcenaria e indústria moveleira foram tratados.

Entre eles, a importância de saber construir uma marca de sucesso.

Maurício Siqueira, da Casacor de Ribeirão Preto, trouxe ideias de como construir o branding de uma empresa. Para isso, segundo ele, é muito importante acompanhar as tendências e a velocidade em que gira o mercado.

“É preciso transformar a experiência do cliente em fidelidade”, pontuou.

Branding: gestão de marca

Para quem ainda não aderiu, mas quer se inteirar sobre as práticas do branding, trata-se de um conjunto de ações tomadas para construir uma relação de confiança com os consumidores ao longo do tempo.

De acordo com Maurício, elas são essenciais para alcançar o sucesso sustentável de uma marca ou empresa. “A marca é atributo, a personalidade da empresa”.

Ou seja, todo negócio deve estabelecer suas diretrizes de experiências, de modo que o cliente esteja sempre no centro. E uma boa comunicação mostra o posicionamento da empresa quanto a isso.

Planos estruturados

Para o palestrante, alguns movimentos direcionam os planos. Tudo deve ser baseado em conhecimento, gestão, experiência, inovação e networking.

Porém, como se preparar para construir uma marca de sucesso? Como estruturar os planos?

“É essencial buscar informações novas e diferentes. Não é possível transformar uma marca se você não tiver inquietude e não estiver disposto a entender as necessidades das pessoas”.

Para Maurício, os principais itens na construção de uma marca de sucesso são: diversidade, gerações ativas e brasilidade. “O que acontece na rua pode impactar o seu negócio”.

Diversidade

“A cultura da diversidade gera processo de criatividade”. O branding de uma empresa, conforme o palestrante do Palco ForMóbile 2024, deve girar em torno da diversidade, uma vez que o próprio Brasil está enraizado nessa cultura. Ou seja, um país reconhecido por sua criatividade.

Gerações ativas

“Todo mundo que está vivo pode consumir”, disse Maurício ao se referir ao público de uma marca e as diversas gerações que podem consumir um produto. Segundo ele, pela primeira vez temos no Brasil todas as gerações ativas, com poder de compra.

O aumento da expectativa de vida da população e os novos hábitos da geração Z criaram um desafio a mais para as empresas conquistarem os consumidores.

Brasilidade

“Os brasileiros são conhecidos por transmitirem sua essência nas pequenas atitudes. Somos um povo mimado, gostamos de ser servidos”. Maurício disse que isso faz toda diferença para que o atendimento de uma empresa seja sempre cuidadoso.

Inteligência artificial

Outro ponto de estruturação dos planos e que faz parte do branding é a inovação. O uso da inteligência artificial tem gerado benefícios às marcas. “Trata-se da grande transformação do mundo, ainda maior que a Internet”. Maurício ainda chamou atenção para um ponto importante sobre inteligência artificial: “para usar é preciso ter repertório”.

ESG

As políticas do ESG, conforme o conteúdo da palestra em questão, fazem toda diferença nas estratégias para construir uma marca de sucesso. É fundamental desenvolver ações focadas em temas ambientais, sociais e de governança corporativa. “O futuro dos negócios é sustentável”.

Hubs, collabs e networking

Segundo Maurício, o novo modelo de trabalho, hoje, é focado em redes, ações colaborativas, compartilhamento, hubs de inovações, economia criativa, etc. São negócios que transformam a vida e o tempo das pessoas nesse milênio. O networking é a chave.

“Para se manterem relevantes, as empresas precisam, antes de mais nada, encontrar a sua razão de existir a partir do seu maior talento. É importante compreender o seu papel no mundo”, alertou o representante da Casacor.

A próxima edição da ForMóbile já tem data marcada para 2026. Enquanto isso, você pode acompanhar o conteúdo da nossa plataforma ForMóbile Xperience e conferir as principais tendências do setor.