ForMóbile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

japandi style estilo japandi

Japandi: como aplicar essa tendência na criação de móveis?

O estilo Japandi desponta como uma oportunidade e mercado para a indústria moveleira. Saiba mais sobre a tendência e como aplicá-la nos projetos.

Você já ouviu falar na tendência do Japandi? Trata-se de uma mistura entre o estilo japonês minimalista com o escandinavo, que é mais simplista. Ele se inspira em Wabi-Sabi, expressão japonesa que significa “perfeita imperfeição”, para encontrar beleza no que é incompleto e imperfeito.

O Japandi -  também chamado de Japanordic ou Scandinesa, - é uma das apostas da vez para uma decoração mais autêntica, minimalista e funcional, e que conquista cada vez mais espaço entre os clientes. 

Muitos designers brasileiros, assim como os internacionais, estão se inspirando nesse estilo e o empregando em suas criações.

“É um estilo mais simples, que tem uma aura zen por trás. Se você pegar o estilo escandinavo puro, ele é mais simples, produz móveis de linhas leves com design mais contemporâneo. Mas quando incorpora o Japandi, você tem toda estética do Japão agregada, que são móveis mais baixinhos, por exemplo”, destaca o arquiteto Max Mello.

Japandi: simplicidade como tendência de mercado

O Japandi acompanha uma tendência de mercado. Por isso, tem como sua marca registrada a simplicidade, que é um dos conceitos que muitos casais estão buscando agregar ao seu lar nos últimos tempos. Alémjapandi style estilo japandi disso, o novo consumidor, muitas vezes, prefere móveis menos rebuscados, de mais fácil limpeza, além de mais leves e que ocupem menos espaço - e o Japandi ajuda a cumprir esses requisitos.

“Os móveis desse estilo são vistosos e ficam elegantes em um ambiente pequeno sem ocupar muito espaço”, comenta Mello.

Paralelamente ao movimento minimalista, há, também, a tendência das novas construções cada vez mais alinhadas a valores que evidenciam a funcionalidade, com imóveis enxutos que combinam com essa simplicidade que é a essência do Japandi. E essa pode ser uma oportunidade de mercado para marceneiros, arquitetos e designers de móveis.


Confira a galeria de inspirações do estilo Japandi no Pinterest da ForMóbile!


Materiais característicos da composição de móveis no estilo Japandi

japandi style estimo japandi

Uma das características marcantes do estilo Japandi é o uso de madeiras claras, porém a sua preocupação com a sustentabilidade faz com que madeiras de reflorestamento estejam presentes nos móveis, bem como materiais que sejam recicláveis e pedras reaproveitadas.

Cabe ressaltar, também, que os móveis que acompanham essa tendência são peças industrializadas - no entanto, apresentam um efeito estético mais manual, relembrando a tradição dos artesanatos feitos à mão.

Ainda, além da madeira, o uso das fibras naturais com o vime, bambu ou rattan, terracota e cerâmica ou mesmo metal são bastante difundidos. Uma sala de estar em Japandi, por exemplo, tem a madeira clara de estilo escandinavo em uma combinação fluida com uma madeira mais escura (como carvalho ou nogueira).

Cores e outros atributos característicos do mobiliário no estilo Japandijapandi style estilo japandi

Nesse quesito, os tons claros na criação de móveis do estilo Japandi despontam com bastante intensidade. Destacam-se branco, bege, rosa pálido e cinza claro.

No entanto, o estilo Japandi apresenta certa versatilidade, oferecendo uma paleta mais ampla de cores. O branco nos móveis, por exemplo, pode ser acompanhado por tons suaves e mais escuros - como verdete, caramelo, azul da Prússia ou até o cinza-acastanhado.

Outro ponto importante para criar móveis e projetos nessa tendência é que as peças no estilo Japandi apresentam linhas sóbrias, limpas e funcionais. Aqui, menos realmente significa mais. 

O acabamento desse tipo de móvel é de alta qualidade, porém, respeitando a premissa da simplicidade e do uso de poucos elementos. Por isso, ferragens embutidas são bastante utilizadas, e, no que diz respeito às texturas, elas também não devem ser excessivas.

Por fim, seguindo a referência das formas japonesas tradicionais, esses móveis tendem a ser mais baixos e próximos ao chão.

Para se aprofundar sobre outras tendências e mudanças importantes que impactam na criação de móveis, confira o e-book sobre os desafios e as perspectivas para os móveis planejados.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar