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Desafios e vantagens de ser omnichannel no setor moveleiro

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Omnichannel no setor moveleiro: foco na experiência do usuário traz vantagens e agrega valor ao processo e à percepção da marca.

Um dos grandes desafios do segmento de móveis,  que se tornou evidente em 2020, é atualizar a produção e venda, em termos tecnológicos. O omnichannel no setor moveleiro é uma grande novidade, essencial para o crescimento desse setor, devendo atuar em conjunto com o marketing de atração!

De acordo com Caio Borges, Head de Vendas - Infobip Brasil, “Hoje, o consumidor está mais exigente e procura uma experiência de compra customizada, inclusive ao consumir móveis. A empresa moveleira tem obrigação de conhecer as demandas de seus clientes e de proporcionar uma experiência única, de ponta-a-ponta, desde a pré-venda até o pós-venda.”

Acompanhe o conteúdo, a seguir, e descubra o que é o omnichannel, suas vantagens e desafios para toda a cadeia produtiva moveleira!

O que significar ser omnichannel no setor moveleiro?

O omnichannel no setor moveleiro é uma estratégia de marketing utilizada para valorizar a experiência de compra do cliente. Essa estratégia permite a interação de diversos canais de comunicação, entre marca e consumidor, com o intuito de reduzir o tempo de compra, facilitar o acesso às informações necessárias e, assim, melhorar a experiência do cliente.

Por exemplo, o omnichannel permite um primeiro contato com o consumidor por meio de um chatbot pelo Whatsapp, enviando, em seguida, um link de compra pelo site e posterior retirada do móvel adquirido, na loja física. Caso essa sucessão de procedimentos não faça sentido para o cliente, outras rotas de aquisição do móvel podem ser estabelecidas, a partir da omnicalidade.

Desafios enfrentados para ser ominichannel

Dentre os principais desafios enfrentados pelo omnichannel no setor moveleiro, temos: 

Conhecer o comportamento do consumidor

Borges enfatiza: “Por que não, por exemplo, disponibilizar um canal de WhatsApp para informar o cliente sobre as características dos móveis, como acabamento e dimensões? Muitas vezes, o cliente não precisa ir até a loja para ter essas informações. Foco em melhorar a experiência do consumidor!”.

Os dados gerados pelas redes sociais devem ser analisados de forma a mapear as necessidades dos clientes e dos potenciais compradores (leads).

Mudança de Mindset

Borges esclarece: “É comum que empresas com vários anos de mercado, como as do setor moveleiro, apresentem cultura e processos tradicionais. Não basta implementar novas tecnologias, é necessário mudar o posicionamento organizacional da marca, adaptando-se aos novos modelos de comunicação interna e externa.”

O ominichannel no setor moveleiro demanda resiliência e adaptações constantes quanto à comunicação estabelecida com o consumidor, até que se encontre o tipo de discurso mais adequado. É necessário, também, rever processos e treinar os colaboradores para um contexto mais digital.

Vantagens em ser omnichannel no setor moveleiro

A presença digital não é mais uma opção para o setor moveleiro, mas sim uma necessidade primordial para o crescimento das vendas. Dentre as principais vantagens em ser omnichannel no setor moveleiro, estão:

  • Alcance: o omnichannel no setor moveleiro torna a empresa mais democrática e assertiva, pois possibilita que seus clientes realizem escolhas diversas sobre o melhor canal para efetivar a compra dos móveis. Muitos clientes sentem falta de explicações mais detalhadas no showroom físico, por exemplo. Borges aconselha: “Utilizem QR Code nos produtos! O cliente escaneia o código, com seu smartphone, e pode ser direcionado para um vídeo ou foto explicativos.”
  • Eficiência: o omnichannel no setor moveleiro torna as operações e processos de venda mais ágeis e eficientes, otimizando o ciclo de venda ao diminuir o tempo de efetivação da compra e aumentando a produtividade.
  • Integração: o omnichannel no setor moveleiro permite que a compra de móveis se inicie por um canal e seja concluída por outro. Esse tipo de contexto tecnológico promove uma maior integração entre todas as áreas da empresa (principalmente do estoque com as demais), e exige uma melhor coordenação do trabalho em equipe.

E você, já é omnichannel e colhe os benefícios dessa estratégia na sua indústria?

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