ForMóbile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como planejar móveis para espaços flexíveis de trabalho

espaços flexíveis de trabalho.png
Espaços flexíveis, que sirvam a múltiplos propósitos ou abriguem grupos de pessoas, são tendência global. Confira como planejar móveis nesse contexto!

O modelo de trabalho presencial vem sendo fortemente modificado, passando de uma visão rígida para uma postura mais dinâmica, tecnológica e humanizada. A necessidade de isolamento social fez com que essas mudanças se intensificassem. O seu escritório de arquitetura e design de interiores está preparado para a alta demanda que tende a surgir, em termos de móveis para espaços flexíveis?

Lucas Mendes, diretor geral da WeWork (líder global em espaços flexíveis para trabalho e com a Certificação Bureau Veritas, considerada pela OMS como o cumprimento dos mais altos protocolos de biossegurança) no Brasil, esclarece: “Em abril de 2021, a WeWork apresentou os seguintes resultados, a partir de uma pesquisa com executivos e funcionários americanos:

  • 64% dos funcionários pagariam para ter acesso a um espaço de escritório;
  • 75% dos funcionários estão dispostos a trocar pelo menos um de seus benefícios para ter a liberdade de escolha sobre seu ambiente de trabalho;
  • 79% dos executivos C-level estão dispostos a permitir que seus funcionários realizem seus trabalhos parte em escritórios corporativos e outra parte em trabalho remoto (sistema híbrido);
  • 76% dos executivos C-level pretendem disponibilizar bolsas de auxílio para que seus funcionários trabalhem de casa ou de espaços compartilhados.

No Brasil, é observado um cenário semelhante para o pós-pandemia e flexibilidade é a palavra-chave que define as necessidades de profissionais e empresas, em termos de escritório. Essa flexibilidade pode ser expressa de diversas formas, como: localização, segurança sanitária, duração de contratos, tipos de espaço para trabalho, móveis para espaços flexíveis.”

Acompanhe e descubra, a seguir, como os móveis podem auxiliar a criação de identidade corporativa, gerando experiências de trabalho únicas, disponíveis apenas em espaços flexíveis. Essa boa experiência aumenta o engajamento dos colaboradores e impacta positivamente a produtividade das empresas. 

O que são espaços de escritório flexíveis?

Os espaços de escritório flexíveis surgiram em conjunto com o trabalho flexível, unindo as melhores características do regime remoto e do presencial, de forma híbrida. O conceito de hub-and-spoke (modelo físico descentralizado) aplica-se às empresas com sede pequena e escritórios satélites, sendo uma forte tendência para espaços flexíveis.

Divulgação: WeWorkwework.png

Os espaços flexíveis têm o objetivo de apoiar os colaborados da empresa em suas diferentes necessidades de vivência do ambiente corporativo. Funcionários jovens podem trabalhar viajando, enquanto os de meia idade podem frequentar a sede da empresa sem comprometer os horários em que buscam os filhos na escola, por exemplo.

A flexibilidade valoriza o maior ativo institucional, que é a diversidade e excelência humana de seus colaboradores. Os móveis para espaços flexíveis devem refletir essa visão de mundo!

Dicas para planejar móveis para espaços flexíveis

Ao projetar móveis, independentemente do tipo de espaço a ser ocupado, é necessário conhecer seus usuários, as demandas de uso e as características físicas dos ambientes que os receberão. Móveis para espaços flexíveis devem possibilitar maior foco ou interação, de acordo com o ambiente. Veja a seguir, como esse objetivo pode ser alcançado:

Multifuncionalidade

Módulos são uma excelente opção para estantes, armários, mesas de centro, uma vez que suas formas e funções são facilmente alteradas. Lucas Mendes compartilha: “Temos mesas, por exemplo, que se encaixam umas nas outras, podendo acomodar quantas pessoas forem necessárias. Pensamos nos nossos móveis como blocos de Tetris, que podem ser acomodados de diversas maneiras diferentes.”

Leveza

Móveis leves facilitam a alteração do layout e para isso, a escolha de materiais adequados é fundamental. Estruturas combinadas com MDF e metal podem compor móveis para espaços flexíveis com o estilo decorativo industrial ou escandinavo, por exemplo.

Divulgação: WeWorkwework (3).png

Texturas

Textura é essencial para uma boa experiência de uso dos móveis. Amplie a sensação de conforto com acabamentos macios, toque suave e cheiro agradável. Busque estimular os sentidos!

Lucas Mendes enfatiza: “A experiência de uma pessoa em seu espaço de trabalho vai além do tempo efetivamente trabalhando. Ela deve se sentir inspirada desde o momento em que entra pela porta. Dar atenção aos pequenos detalhes - texturas, iluminação, arte, acessibilidade – faz com que um trajeto simples, como ir buscar um café ou se sentar em uma mesa, seja uma experiência totalmente diferente e prazerosa.”

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar