ForMóbile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como escolher materiais para fabricar estofados?

materiais para estofados como escolher.png
Descubra a importância da boa experiência do cliente ao escolher os materiais para fabricar estofados!

Fabricar móveis estofados, de alta qualidade, exige uma estrutura física organizada, processos de produção bem definidos, assim como treinamento de pessoal e parceria com bons fornecedores. A escolha correta dos materiais para fabricar estofados varia de acordo com as demandas de cada cliente!

Vitória Procópio, head de design industrial da Veromobili, enfatiza: “É imprescindível considerar o contexto em que o estofado será inserido para comprar, adequadamente os materiais de fabricação do mesmo. Conheça as necessidades de uso e manutenção do móvel, assim como o estilo decorativo do ambiente e as características climáticas da região! A presença de crianças e animais de estimação, por exemplo, demanda materiais específicos para esse cenário de uso.”

Deve-se oferecer não apenas o mobiliário, mas também experiências de uso únicas, extraordinárias! Acompanhe, a seguir, e conheça dicas valiosas que auxiliam a compra de materiais para fabricar estofados.

Materiais para fabricar estofados: tecidos

materiais para fabricar estofados tecidos.png

A escolha correta do tecido implica em conhecimento profundo das características dos tecidos disponíveis no mercado e das necessidades do cliente.

Um erro muito comum é acreditar que tecidos escuros duram mais, o que não é necessariamente verdade, porque a durabilidade está mais relacionada à composição do tecido. Fibras naturais (como lã, algodão e linho) apresentam um toque mais suave, mas são mais frágeis, podendo desbotar e manchar com facilidade. Os tecidos mistos, com fibras naturais e sintéticas, possibilitam toque suave com maior durabilidade.

Vitória Procópio, indica: “Para quem tem gatos em casa e não quer ter a surpresa de ver seu sofá arranhado, os melhores tecidos são os Acquablock, Suede, Brim e Sarja. Para quem mora em climas mais amenos e prima por alta durabilidade, o couro, courino e veludo são ótimas opções. Para quem prefere o estilo contemporâneo e tecido mais fresco, o linho (com toda a sua versatilidade) é o indicado. Capas são uma excelente opção para evitar sujeira e o melhor tecido é aquele que o cliente se sente bem em usar!”

Materiais para fabricar estofados: espumas

materiais para estofado - espuma.png

A principal característica da espuma é sua densidade, que varia para estofado de assento, encosto e apoio para os braços, por exemplo. A faixa de densidade mais comum varia de 26g/cm³ (mais macia, indicada por D-26) a 33g/cm³ (mais dura). O encosto e o apoio dos braços, como recebem menor carga de peso, podem contar com espumas mais macias (D-23 a D-26).

A D-33 é indicada para assentos de sofá que serão utilizados por pessoas com até 1,80m de altura, e peso entre 71kg e 100kg. Para usuários acima de 100kg, é recomendada a D-45.

Vitória Procópio enfatiza: “Para os estofados de uso residencial, que demandam maior durabilidade e conforto, são indicadas as espumas soft (mais macias), com densidades entre D-26 e D-28. Para estofados de ambientes corporativos, com uso mais intenso, o ideal são as espumas com densidade entre D-33 e D-45, aumentando a durabilidade do móvel. Caso o usuário apresente problemas na região lombar, as espumas mais duras são as indicadas.”

Materiais para fabricar estofados: molas

materiais para estofados - molas.png

O uso de molas para estruturar o móvel estofado garante maior conforto e durabilidade, sendo os tipos mais comuns: Pocket e Bonnel. As molas são materiais de alta relevância para fabricar estofados, pois evitam a deformação do mesmo.

Molas Pocket: molas ensacadas individualmente, diminuindo a transmissão de movimento entre si. Dessa forma, quando duas pessoas estão sentadas em um mesmo sofá, por exemplo, se uma se levantar, a outra não sente o movimento das molas devido à diferença de pressão.

Molas Bonnel: molas em formato bicônico, produzidas com aço de maior espessura e resistência. Esse tipo de mola permite maior durabilidade e estabilidade, facilitando o retorno do estofado à altura original, após ser deformado pelo peso do usuário.

Materiais para fabricar estofados: percintas

materiais para estofados - percintas.png

A percinta elástica é responsável por características, como estabilidade de apoio ao corpo, maleabilidade do estofado e conforto de uso. Trata-se de tiras elásticas que sustentam a espuma, sendo fixadas na estrutura do móvel (madeira e/ou aço).

Vitória Procópio recomenda sempre utilizar percintas com tiras mais largas! As italianas são de excelente qualidade, o que significa que suas características serão mantidas, mesmo depois de longo período de uso.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar