ForMóbile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

3 motivos pelos quais a madeira é sempre tendência

madeira é tendência para móveis.png
Madeira é tendência atemporal, presente nos mais diversos estilos decorativos. Confira mais sobre esse material durável e versátil.

A madeira é uma matéria-prima que está presente na vida humana desde os primórdios da história, sendo utilizada inicialmente como lenha para aquecer e como carvão, possibilitando os desenhos nas cavernas do homem pré-histórico. A madeira é tendência atemporal para arquitetura, design e decoração, evoluindo em conjunto com as demandas da sociedade.

Vitória Procópio, head de design industrial da Veromobili, reforça esse ponto. “A madeira é um material versátil e democrático, apresentando-se frequentemente como acabamento protagonista em diversos ambientes, podendo estar presente desde o piso até o teto”, comenta. “O Brasil é um país que detém várias espécies de madeira e, embora cada uma tenha suas especificidades, no geral são utilizadas de forma neutra por arquitetos e designers, em composições harmônicas com outros materiais, cores e texturas.”, finaliza a especialista.

Os móveis em madeira mais antigos são datados de 300 a.C., no Egito Antigo, como cadeiras e camas produzidas a partir de madeira e couro. Acompanhe o conteúdo a seguir e descubra os principais motivos pelos quais a madeira é tendência hoje e desde sempre.

Madeira é tendência para móveis: conheça alguns motivos

As principais características físicas da madeira, que a torna apropriada para produção de móveis, são: densidade, higroscopia, cor, tamanho do grão presente no cerne, cheiro, estabilidade dimensional, isolamento térmico e acústico. A madeira é um material nobre e vivo (por ser orgânico).

As tendências de mercado são geradas a partir dos hábitos de consumo, os quais mudam de acordo com as temáticas de cada época, sendo facilmente identificadas a partir dos estilos decorativos, por exemplo. O estilo Barroco trabalha com madeira maciça, pesada, fixa, de coloração escura. Já o estilo Japandi (mistura entre os estilos Escandinavo e Japonês) trabalha com o MDF, que é mais leve e neutro, criando uma decoração mais funcional, autêntica e minimalista.

Diversidade produtiva

A madeira é tendência pois pode ser cortada, laminada, sarrafeada, moldada, torneada, colada, prensada, encaixada, parafusada, pintada, impressa, esculpida, entalhada etc. Ou seja, a madeira é passível das mais variadas formas de transformação manual e industrial, ligadas à marcenaria, carpintaria e intervenções artísticas. Dessa forma, é material base para produção dos mais variados elementos, passando por produtos estruturais para a construção civil, móveis e artigos decorativos.

Vitória Procópio ressalta: “A indiscutível qualidade dos móveis, aliada à exclusividade de cada peça (cada pedaço de madeira possui características próprias, a partir de seus veios), faz com que essa matéria-prima seja muito desejada nas casas brasileiras.”

Sustentabilidade

Madeira é tendência por ser uma matéria-prima passível de rotulagem e certificação ambiental, a partir do controle sustentável dos seus processos de extração, consumo e reaproveitamento. Os selos e rotulagens ambientais estão mais desenvolvidos no exterior, como o Ecolabel (União Européia). No Brasil, a madeira sustentável é certificada pela organização internacional FSC (Forest Stewardship Council) que indica a boa origem (preservação das florestas e do meio ambiente) dessa matéria-prima. Designers brasileiros desenvolveram a tecnologia LIGNO, capaz de reaproveitar os resíduos da madeira, gerados pela indústria moveleira, com a criação de produtos com alto valor agregado.

Durabilidade, conforto e beleza

Outro motivo pelo qual a madeira é tendência constante é por se tratar de um produto que apresenta vida útil longa, beleza única e facilidade para ser trabalhada em conjunto com outros materiais como ferro, aço, vidro e pedras. A madeira em tonalidades neutras é uma das principais tendências decorativas para 2021!

Vitória Procópio esclarece: “A madeira clara é característica do Estilo Escandinavo, gerando composições aconchegantes (a madeira aquece, esteticamente, o ambiente), simples (linguagem visual objetiva e direta) e acolhedoras. Esse efeito é tudo o que precisamos nesse período de isolamento social, favorecendo o descanso da mente e a melhora da saúde como um todo. Esse tipo de madeira é tendência, também, por ampliar os espaços e permitir a criação de pontos de destaque, com cores que trazem alegria sem deixar o ambiente carregado (o uso de plantas e flores é uma ótima opção para colorir o lar, com suavidade e vida).”

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar