Marketing nada mais é do que um conjunto de estratégias e ações desenvolvidas para que uma empresa e/ou marca possa compreender o seu mercado, de modo a gerar valor e construir um relacionamento com o público-alvo.

A ForMóbile Digital produziu este conteúdo para mostrar que o marketing é para todos. Ele pode (e deve!) ser aplicado na marcenaria, no escritório, em lojas e todo tipo de negócio. Contamos com a ajuda de Luana Hazine, marceneira e empreendedora, que compartilhou suas experiências.

O trabalho exercido no marketing envolve desde a maneira como o negócio se posiciona, comunica os seus diferenciais e define a precificação dos produtos até a experiência de compra proporcionada aos clientes e o pós-venda. Ou seja, não se trata apenas de divulgar produtos, mas desenvolver um conhecimento profundo dos propósitos da marca para dar consistência à entrega.

“Quando digo que o marketing é para todos, quero mostrar que ele não é privilégio de grandes empresas, nem depende de grandes orçamentos”, expõe Luana. Com relação às marcenarias, por exemplo, o marketing é considerado quando o público é definido (residencial, corporativo, alto padrão, sob medida, etc), a qualidade dos materiais é comunicada, os processos mostrados e os resultados apresentados. Em suma, quando a confiança do cliente é construída.

“Marketing é, antes de tudo, comunicação com intenção.”

Como identificar o marketing?

Em um mercado cada vez mais competitivo, o marketing deixou de ser uma opção ou um diferencial para se tornar uma ferramenta estratégica. Ele gera autoridade e crescimento sustentável.

De acordo com a nossa especialista, toda marcenaria, por menor que seja, está fazendo marketing quando explica o seu trabalho de maneira consistente para o cliente.

Além disso, quando mostra uma peça pronta, posta um antes e depois numa rede social, indica cuidados com a madeira e até mesmo ao contar ao público como resolveu um problema de um determinado projeto. “Mais uma vez, se você tem um produto ou serviço, precisa comunicar. E isso é marketing”, pontua Luana.

E completa: “a diferença está em fazer tudo isso de maneira organizada, estratégica e consciente, mesmo com recursos simples”.

O que o marketing não dispensa?

Segundo Luana, independentemente do tamanho do projeto da marcenaria ou do negócio em si, três aspectos são indispensáveis:

1. Clareza de objetivo

“Antes de qualquer ação, é fundamental saber responder o que se quer com ela”, explica. Dentro dessa métrica, temos fatores como atrair mais clientes, vender mais, valorizar o próprio trabalho e se posicionar como especialista no mercado. Conforme a artesã explica, sem objetivos claros, o marketing se torna um esforço sem propósito.

2. Conhecimento do público

“Não existe marketing eficiente sem a compreensão de quem é o cliente final”. Ou seja, é preciso se perguntar o que o público-alvo tem valorizado, quais são suas dores, como as decisões de compra são tomadas e por aí vai. E no caso de uma marcenaria, o cliente pode ser também um arquiteto, um designer de interiores, empresas, pessoas físicas que desejam móveis sob medida, reparo ou peças autorais, etc.

3. Consistência

“Marketing não é ação pontual, é uma construção”, frisa Luana. Para ela, é melhor fazer pouco, mas manter a constância, do que fazer muito uma única vez.

Como começar no marketing?

Conforme o título deste conteúdo, o marketing é para todos. Mas como fazer para começar? Luana diz que o básico bem feito já gera resultados.

Ela cita que o começo pode ser alicerçado em quatro pilares práticos: presença digital mínima e organizada, divulgação de processos, além do produto final, linguagem simples e humanizada e organização.

Além disso, o relacionamento com o cliente é primordial, assim como saber que cada orçamento fechado ou perdido tem algo a ensinar.

“Marketing para marcenaria não é sobre viralizar, é sobre ser encontrado, entendido, lembrado e valorizado. Quando isso acontece, o crescimento deixa de ser sorte e passa a ser consequência”, conclui Luana.

Saiba mais sobre o marketing estratégico para marcenarias.