O WhatsApp é uma ferramenta de comunicação essencial para as empresas, isso porque, ele permite uma interação mais próxima com os clientes. Além disso, o uso adequado do aplicativo pode melhorar a produtividade, a eficiência e a satisfação dos consumidores.

Outra vantagem é que, atualmente, a plataforma é considerada a rede social com mais usuários no Brasil, chegando a ter 147 milhões de contas pessoais. E se é lá onde os clientes estão, consequentemente, é lá que as empresas precisam estar.

WhatsApp para marcenarias

De acordo com uma pesquisa da Olhar Digital, a maioria das empresas brasileiras utilizam o WhatsApp Business, chegando a 95% delas. Essa porcentagem se traduz em 5 milhões de pequenas e médias marcas usando a plataforma. Sem contar que, um estudo elaborado pela Meta, revelou que 80% dos consumidores preferem contatar empresas com WhatsApp.

Ou seja, se a sua marcenaria ainda não está presente na plataforma, é possível que você esteja ficando muito para trás da concorrência. 

“Utilizar o WhatsApp Business é uma das formas mais rápidas e acessíveis para uma marcenaria profissionalizar o atendimento ao cliente, aumentar as vendas e ganhar organização nos processos”, explica Julio Amorim, fundador da Great Group Estratégias Empresariais e conselheiro consultivo de empresas.

“Hoje, o cliente quer agilidade e praticidade — e estar onde ele está, com respostas rápidas, catálogo acessível e comunicação clara, faz toda a diferença na decisão de compra”, continua. 

Com o WhatsApp Business, a marcenaria pode automatizar saudações, organizar contatos com etiquetas (como orçamentos enviados, projetos em andamento, entregas programadas) e manter um canal aberto e profissional.

“Além disso, a ferramenta permite expor o portfólio de móveis sob medida com fotos, descrições e valores, gerando mais confiança no cliente e reduzindo dúvidas repetitivas”, explica Júlio. “Internamente, essa organização ajuda no controle da agenda, evita retrabalho e até funciona como um pequeno CRM, sem custo”

Com essa plataforma, ao invés de perder pedidos no meio das conversas, o marceneiro consegue visualizar rapidamente em que etapa está cada cliente. E com as estatísticas do aplicativo, é possível analisar o desempenho do atendimento e ajustar a estratégia comercial com base em dados.

“O WhatsApp Business transforma um simples canal de conversa em uma ferramenta de gestão comercial, impulsionando o profissionalismo, a produtividade e o relacionamento com os clientes”, enfatiza o consultor. “Sem contar que é gratuito, fácil de usar e pode ser o diferencial competitivo da marcenaria frente à concorrência”, continua. 

Como configurar o WhatsApp Business?

Júlio explica que, para configurar o WhatsApp Business, basta baixar o aplicativo e registrar um número exclusivo da marcenaria. Depois disso, é preciso escolher a categoria “Serviços” ou “Móveis sob medida”, adicionar uma foto da logo, descrição clara da empresa, horários de atendimento e localização.

Também é possível ativar mensagens automáticas de saudação ou ausência, e criar um catálogo com fotos de projetos para facilitar o atendimento e valorizar o portfólio.

Como criar mensagens automáticas e disponibilizar um catálogo?

Ainda de acordo com o consultor, para criar mensagens automáticas no WhatsApp Business é só acessar “Ferramentas comerciais” e configurar mensagens automáticas.

“Minha sugestão é que seja criada uma mensagem de saudação como: Olá! 👋 Seja bem-vindo à [Nome da Marcenaria]. Em que podemos te ajudar hoje?. – Já para horários fora do expediente, use: Estamos fora do horário, mas logo responderemos. Enquanto isso, veja nosso catálogo de móveis sob medida. Isso mostra profissionalismo e convida à venda desde o primeiro contato”, orienta Júlio.

Para disponibilizar um catálogo, é só clicar em “Ferramentas comerciais”, depois em “Catálogo” e em “Adicionar item”.

“Lembre-se de inserir fotos de qualidade, nome do produto, preço (se quiser) e uma descrição objetiva, afinal, essa será sua vitrine digital”, conclui Júlio. 

Anotou as dicas? Aproveite para conhecer as novidades para pagamento em Pix!