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7 erros em redes sociais que os marceneiros devem evitar

7 erros em redes sociais para marceneiros
Existem erros em redes sociais que podem prejudicar o alcance dos negócios da marcenaria.

As redes sociais representam uma oportunidade com ótimo custo-benefício para marceneiros. Nesses espaços, é possível divulgar seu trabalho, interagir com o público e atrair novos clientes. Conforme levantamento recente da empresa de pesquisa GlobalWebIndex, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de nações que mais passam tempo nas redes sociais. E as organizações, cada vez mais, se dão conta da força desses canais digitais - o Sebrae aponta que, entre as micro e pequenas empresas, mais de 70% já utilizam as redes sociais para promover seu negócio. No entanto, não basta apenas criar um perfil para colher os bons frutos. É bastante comum que se cometam erros em redes sociais que podem acabar comprometendo os resultados.

Para os marceneiros, Daniele Motta, jornalista e especialista em redes sociais, esclarece que o primeiro ponto para evitar erros é a escolha das redes para começar a estabelecer sua presença digital.

"As redes sociais, principalmente Instagram e Facebook, são uma ótima vitrine para seus produtos. Ambas oferecem a opção de formar catálogos dos produtos da marcenaria, de modo que se pode informar até os preços de modo claro e atrativo", indica Motta.

Depois de tomada a decisão de apostar nas redes sociais como canal de venda, é preciso aprender sobre elas para evitar alguns dos erros mais comuns. Confira 7 deles a seguir! 

1. Não ter uma página profissional 

Um dos erros mais frequentes entre quem está começando é utilizar seu perfil pessoal também para os negócios. Além de essa mistura passar uma imagem menos profissional para seu público, o que muitos empreendedores não sabem é que a página profissional apresenta recursos adicionais para alavancar negócios que só estão disponíveis nesse tipo de perfil.

Por exemplo, no Instagram, quando se opta pela conta comercial, há mais opções de interação com o público, acesso a relatórios de métricas sobre o desempenho na rede social, possibilidade de diversos tipos de anúncios, entre outros benefícios. 

Já no Facebook, ao optar pelo formato de fanpage, você pode fazer promoções, lançar ofertas, fazer anúncios com diversos tipos de segmentação, receber estatísticas sobre a performance de sua página, entre outras coisas. Profissionalizar sua página pode abrir novas oportunidades de alcance para a sua marcenaria. 

2. Não responder às mensagens é um dos grandes erros em redes sociais

Como a própria denominação indica, as redes são sociais. Portanto, elas têm na interação uma de suas bases.

Assim, entre os erros em redes sociais que os marceneiros devem evitar, está o de não responder mensagens e comentários recebidos em seus canais digitais.

Além de prejudicar a imagem da empresa e seu desempenho na rede, isso pode eventualmente levar à perda de clientes e vendas. 

Para responder adequadamente, é importante criar um plano do que deve ser feito quando os possíveis clientes entrarem em contato. Nessa hora, avalie se a linguagem será mais formal ou informal, como devem ser respondidas críticas, etc. Esse planejamento ajudará sua marca a ter consistência na comunicação e facilitará o trabalho de responder as solicitações. 

Lembre-se também de não usar somente mensagens automáticas. Faça seus seguidores se sentirem especiais e valorizados, recebendo respostas personalizadas, sempre que possível.

3. Não oferecer informações sobre os produtos

Em última instância, as redes sociais são canais para auxiliar ou até mesmo para fechar vendas. Então, não utilizá-las para divulgar informações sobre seus produtos é um dos grandes erros em redes sociais a serem evitados.

E, para que isso seja feito de uma forma interessante para seu público e eficiente para seu negócio, você pode utilizar a estratégia AIDA:

  • Atenção: chame a atenção do público com um título intrigante.
  • Interesse: faça com que ele se interesse pelo seu produto (que deve ser percebido como uma solução para o problema dele).
  • Desejo: cultive seu desejo de comprar o produto (para isso, destaque os diferenciais, a qualidade e sugestões de uso).
  • Ação: relacione sua postagem a uma ação específica (visitar o site da marcenaria, enviar um e-mail para orçamento, fazer uma ligação para obter desconto, etc.).

Assim, sempre que você conseguir planejar bem suas publicações para divulgação dos produtos, os apresentando em detalhes e de modo atrativo, você ficará mais perto de conquistar vendas e fazer seus leads (clientes em potencial) se movimentarem em seu funil de vendas.

"Quando as publicações são feitas com planejamento e qualidade, as próprias redes sociais mostram as publicações para mais pessoas, fazendo com que boa parte de sua rede tenha acesso às suas publicações, o que potencializa o poder de vendas", destaca Daniele Motta.

4. Ser agressivo com críticos

Um dos erros em redes sociais mais graves para a reputação do negócio é ser agressivo com quem postou críticas sobre a empresa. Isso, além de afastar esse cliente específico, poderá gerar um buzz negativo em torno da sua marca e prejudicar bastante seu negócio.

"É preciso tomar muito cuidado ao responder às críticas, caso haja. As redes sociais são um painel de exposição de sua marca, e é melhor que seja uma exposição positiva", reforça a especialista.

5. Usar a página da marcenaria para expor opiniões pessoais

Como vimos, entre os erros em redes sociais está o de não utilizar um perfil profissional para o negócio. No entanto, mesmo quando utilizam, alguns empreendedores acabam discutindo no canal empresarial assuntos controversos e opiniões pessoais sobre política, futebol, etc. 

Então, antes de fazer qualquer postagem ou responder às mensagens recebidas, lembre-se de que você está fazendo em nome da empresa e que isso irá impactar positiva ou negativamente seu público - e, consequentemente, seu negócio.

6. Utilizar linguagem inadequada

Daniele Motta lembra de que "é importante conhecer cada rede social e utilizar a linguagem e o formato adequado a cada uma". Assim, além de definir a linguagem da sua marca (se mais jovial, mais informativa, etc.), é preciso adequá-la para cada rede.

No Instagram, por exemplo, a linguagem deve ser mais direta e sucinta, já que essa é uma rede predominantemente visual.

7. Não manter atualizações frequentes de conteúdo nas redes sociais

Perfis desatualizados podem prejudicar a performance de seus canais e a imagem de sua marcenaria. Portanto, para evitar esses erros em redes sociais, crie um calendário editorial para ter postagens, no mínimo, duas vezes na semana.

Se você sentir dificuldade para criar esses conteúdos, veja algumas dicas:

  • Divulgue depoimentos de seus clientes: essa prova social é extremamente valiosa para demonstrar que sua empresa cumpre o que promete e conquistar mais clientes com isso.
  • Fale sobre a razão de ser de seu negócio: diga ao seu público quais são seus motivos para fazer o que você está fazendo. Essa história ajuda a tornar uma empresa diferente das outras na mente dos clientes. Além disso, gera uma resposta emocional que pode se traduzir, posteriormente, em negócios.
  • Eduque seu público: faça animações instrucionais ou guias sobre como montar e utilizar seus móveis. Isso oferece uma oportunidade de agregar valor e, ao mesmo tempo, mostrar os melhores recursos das suas peças.
  • Faça parcerias: feche parcerias com revendas, designers, arquitetos e outros profissionais para criação de conteúdo. Isso ajudará a diferenciar suas redes sociais e a fornecer conteúdo valioso para seu público continuar seguindo seu perfil.
  • Mostre os bastidores: as pessoas costumam sentir curiosidade sobre como funcionam os bastidores dos negócios. Mostrar um pouco do dia a dia da empresa ajuda, também, a humanizar sua marca e a criar conexões mais profundas com seu público.

E então, pronto para evitar esses erros em redes sociais? Agora, não deixe de conferir também nossas dicas de ferramentas digitais que ajudam o marceneiro a vender mais.

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