ForMóbile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

habilidades úteis para arquitetos

5 habilidades úteis para arquitetos e designers

Conheça as habilidades úteis para arquitetos e designers de interiores que vão além do que é ensinado nos cursos acadêmicos!

A formação acadêmica é uma base sólida para a atuação profissional, mas é nítido que algumas habilidades só são desenvolvidas com a experiência e a prática do dia a dia. Em um mundo que está em constante transformação, de forma rápida e profunda, ser resiliente é pré-requisito para quem deseja desenvolver habilidades úteis para arquitetos e designers de interiores.

Quais habilidades desenvolver em um contexto profissional cada vez mais competitivo e digital? Veja, a seguir, cinco habilidades que são fundamentais para ter um diferencial competitivo.

1 - Boa gestão do tempo

O tempo é o ativo mais valioso, e deve ser utilizado de forma consciente, otimizada. Uma das habilidades úteis para arquitetos e designers de interiores é a gestão adequada do tempo de trabalho, a partir da organização e planejamento das atividades a serem realizadas.

Mariana Jacob, designer de ambientes, esclarece: “o profissional que trabalha com processos criativos deve saber delegar algumas de suas atividades pra não ficar sobrecarregado e garantir a excelência do serviço. Visitar fornecedores e obras, solucionar imprevistos, dentre outras demandas, podem gerar um processo de exaustão quando realizados por uma única pessoa.”

A equipe de trabalho pode ser composta por assistentes virtuais, contratados para realização de trabalhos pontuais ou recorrentes, geralmente sendo microempreendedores individuais que prestam serviços das mais variadas naturezas.

2 - Disponibilidade para o aprendizado constante

Estar disposto a aprender e ensinar diariamente é uma das habilidades úteis para arquitetos e designers de interiores, por estarem em constante contato com clientes, fornecedores, marceneiros, profissionais de execução de obra e demais funcionários.

A inovação é essencial para tornar o escritório mais competitivo, e profissionais criativos conhecem bem a importância de estar atento às diferentes culturas, novas paisagens, formas diferenciadas de pensar e atuar no mundo.

Jacob cita algumas formas simples para obter novos conhecimentos e se manter atualizado: “visitar feiras e eventos; saber ouvir os clientes; criar um relacionamento saudável com toda a equipe (envolvidos direta ou indiretamente nos projetos), zelando por uma comunicação aberta, sincera e unificada.” Eventos online, como os promovidos pela ForMóbile, são excelentes fontes de atualização.

3 - Estabelecer boas parcerias

A terceira, dentre as habilidades úteis para arquitetos e designers de interiores, trata da necessidade de se relacionar com excelência, investindo em autoconhecimento e inteligência emocional.

habilidades úteis para arquitetos

Firmar parcerias duradouras exige inteligência emocional e faz muita diferença para os negócios

Mariana ressalta a importância de uma boa rede de contatos: “crie estratégias para associar seu trabalho ao de outros profissionais de excelência! Divulgue os produtos dos parceiros, além de visitar seus espaços sempre que possível; prestigie eventos e exposições de pessoas e empresas do seu relacionamento. Desta forma, o arquiteto e designer estarão em evidência social, facilitando o processo de indicação de novos clientes e aumentando o valor percebido do escritório/marca.”

4 - Presença digital relevante

A quarta, dentre as cinco habilidades úteis para arquitetos e designers de interiores, é sobre investir em marketing digital, alcançando os seus clientes onde eles estão.

Divulgar projetos, processos de criação, os bastidores da obra e do escritório, curiosidades relacionadas à área de atuação, são formas de abrir o escritório para o mundo e, consequentemente, permitir que seus clientes conheçam a essência do seu trabalho. Conquiste fãs, clientes e potenciais clientes apaixonados pela sua marca, a partir das redes sociais!

5 - Bom atendimento e pós-vendas são outras das habilidades úteis para arquitetos e designers

Hoje, o que vende são bons relacionamentos. O cliente não quer ser atendido por um robô, um chatbot do site - ele quer conversar com um arquiteto ou designer de verdade, para explicar suas expectativas e necessidades. A última das habilidades úteis para arquitetos e designers de interiores é sobre facilitar o processo de compra e manter a satisfação do cliente durante o uso do móvel, do ambiente ou da decoração.

Mariana conclui: “O profissional que se comunica bem e é atencioso, já oferece um diferencial. Saber ouvir, absorver e interpretar as demandas dos clientes sempre é um grande desafio. O designer de interiores tem a responsabilidade de oferecer soluções que concretizem o sonho do cliente. Essas soluções devem superar as expectativas do cliente, além de se mostrarem como excelentes investimentos.” Os setores de venda e pós-vendas impactam diretamente esse processo.

TAG: Marketing
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar