ForMóbile #NoSofá está em sua 5ª temporada e o primeiro episódio começou com tudo. Inteligência Artificial, automação e novas tecnologias – temas cada vez mais relevantes para o mercado – foram discutidos durante os 29 minutos do programa que abriu a websérie de 2025.

O bate papo ganhou ainda mais profundidade com a participação de Lourdes Manzanares, Diretora Geral da Interprint Brasil, patrocinadora desta temporada do #NoSofá.

A diretora esclareceu, por meio de uma visão estratégica, como a IA tem transformado o setor moveleiro, o design, o consumo de informações e o comportamento do ser humano com relação ao trabalho.

“A IA é um tema muito intenso e robusto. Um dos principais medos do ser humano é ser substituído”, explicou Lourdes. No entanto, a diretora esclareceu que não há motivo para pânico, mas sim para a celebração da possível sinergia entre a IA e as pessoas.

Confira os principais insights do primeiro episódio da temporada!

Como a IA pode impactar o setor moveleiro, a indústria criativa e a sociedade como um todo?

Durante a sua participação, Lourdes da Interprint Brasil trouxe à tona questões fundamentais. Para ela, é preciso ter cautela quanto ao uso das tecnologias da IA, especialmente em um país como o Brasil, onde a maioria das empresas são pequenas e médias, nem sempre com acesso imediato à inovação.

Segundo a especialista, a IA não é um fim, mas um meio. Ou seja, uma ferramenta de colaboração que amplia a produtividade e libera mais tempo para que o ser humano foque no que a tecnologia ainda não consegue replicar: a criatividade, o relacionamento e a tomada de decisão.

IA trabalha sozinha?

Embora a IA seja impactante em diversos sentidos, Lourdes comentou no episódio que ela “é tão inteligente quanto a pessoa que a utiliza”. Isto significa que o verdadeiro diferencial está em como as pessoas usam tais ferramentas.

De acordo com a diretora, a própria Interprint Brasil, por exemplo, já aplica a IA em seus processos criativos, como no desenvolvimento de designs especiais, incluindo um que foi inspirado na estrutura de um casco de tartaruga. Temos, então, um exemplo prático de como é possível unir tradição e inovação de forma harmônica.

Dados importantes

O papo rendeu tanto que até dados sobre a IA foram apresentados. Lourdes contou que o Brasil está entre os quatro países que mais utilizam a tecnologia no mundo. Estados Unidos e Índia estão em primeiro e segundo lugar. Já o nosso país está à frente de diversas nações europeias, mostrando o potencial e o interesse do mercado nacional, mas levantando também algumas discussões importantes sobre regulação, ética e propriedade de dados.

Assista ao episódio!

Esta nova temporada tem seis episódios exclusivos, que serão lançados mensalmente até setembro.

Inscreva-se agora no canal da ForMóbile, ative as notificações e acompanhe episódio a episódio para ter um novo olhar sobre o futuro da marcenaria, da indústria e da inovação. Você merece!