De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (ABIMÓVEL), a indústria moveleira faturou, em 2024, R$ 91,557 bilhões – um aumento de 12,1% em relação ao ano anterior; as exportações, por sua vez, totalizaram US$ 763,023 milhões em móveis e colchões para países como Estados Unidos, Uruguai, Chile, Reino Unido e Peru. Os resultados, embora positivos, podem ser potencializados se houver uma articulação do setor em direção à Economia Prateada.
Com consumidores acima dos 50 anos, movimentando globalmente US$ 22 trilhões por ano – no Brasil somando cerca de R$ 2 trilhões –, a chamada Economia Prateada se apresenta como o próximo grande motor de crescimento para o setor. Isso porque, o envelhecimento da população traz novos padrões de consumo, novas expectativas e novas necessidades. Em 2050, seremos o sexto país com mais idosos no mundo. Entender este movimento e inovar com propósito são ações essenciais para quem quer se manter relevante e competitivo.
Há reais oportunidades para a indústria moveleira. Mais do que criar móveis bonitos, o futuro exige soluções que ofereçam acessibilidade, conforto, autonomia e segurança. Segundo a geroarquiteta Flavia Ranieri, pensar na ergonomia, na facilidade de uso e na estética sem estigmatizar o envelhecimento é o caminho para conquistar o consumidor maduro – seja para atender construtoras que desenvolvem empreendimentos para esse público ou para o consumidor final que busca adaptar sua casa.
Flavia Ranieri, geroarquiteta parceira da MV Marketing, elenca nove diferenciais importantes a serem observados.
- Altura adequada para móveis: sofás, poltronas e camas devem ter altura de assento confortável, espuma firme e possibilidade de ajuste de profundidade para facilitar o sentar-se e levantar-se.
- Altura funcional para cabideiros e prateleiras, evitando que o usuário precise se esticar ou se abaixar excessivamente.
- Iluminação embutida: embaixo de móveis superiores para iluminar bancadas, e também dentro de gavetas e armários, oferecendo praticidade e segurança, principalmente em ambientes como cozinhas e closets.
- Espaços abertos: móveis com menos portas e mais prateleiras acessíveis ajudam na visualização e no alcance de objetos, respeitando a lógica linear do pensamento maduro.
- Organizadores internos de gavetas, facilitando a organização e evitando que o consumidor precise fazer movimentos repetitivos ou complicados para encontrar itens.
- Sistema de abertura eletrônico em gavetas: tecnologia touch para minimizar esforço físico e aumentar a praticidade.
- Bordas arredondadas em móveis, reduzindo o risco de lesões em quedas ou esbarrões.
- Fechamento suave de portas e gavetas, com sistemas de amortecimento para evitar impactos bruscos e garantir durabilidade.
- Puxadores anatômicos e grandes, fáceis de manusear.
Esses são apenas alguns dos elementos que transformam a experiência de uso e agregam valor ao imóvel ou ao lar adaptado – seja para lançamentos imobiliários ou para consumidores que querem envelhecer com conforto e autonomia em suas próprias casas. Na MV Marketing, empresas e investidores têm participado de workshops de desenvolvimento de produtos e serviços para inovar na Economia Prateada.
Investir nesse novo consumidor sênior é também assumir um compromisso com a inclusão, a diversidade e a sustentabilidade social. Representar a longevidade em campanhas de forma autêntica, ouvir o público na hora de desenvolver produtos e oferecer soluções que respeitem suas necessidades são atitudes que constroem marcas fortes, humanas e atentas às tendências de futuro.
A Economia Prateada já é realidade. E, para quem atua na indústria moveleira, agora é o momento de inovar, adaptar e liderar a Revolução da Longevidade.
Camilla Alves | Cofundadora da MV Marketing, atua na Economia Prateada desde 2018. Especialista em marketing digital e data analytics – com mais de 10 anos de experiência –, Camilla é graduada em Administração de Empresas e possui mestrado em Data-Driven Marketing, com especialização em Data Science, pela Nova Information Management School (Nova IMS), da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. Iniciou a sua carreira na área administrativa e posteriormente migrou para o marketing digital na Endeavor Brasil.
Bete Marin | Cofundadora da MV Marketing, é empreendedora na Economia Prateada, desde 2015. Especialista em planejamento estratégico, comunicação integrada e eventos, ela possui mais de 30 anos de experiência. Bete é graduada em Marketing, pós-graduada em Gerontologia (Instituto Albert Einstein); em Comunicação (ESPM); e possui MBA em Marketing pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Iniciou a carreira em grandes empresas e consolidou o crescimento profissional na Gerdau, sendo responsável pela área de promoção e propaganda de produtos no Brasil.