Uma das principais tendências para 2024 é a crescente procura por móveis planejados feitos sob medida e isso vale para todos os ambientes, inclusive para banheiros e lavabos que estão se tornando espaços cada vez mais completos e multifuncionais.
Além disso, ao planejar esses ambientes é possível atender as necessidades dos clientes respeitando o espaço tecnicamente.
Ou seja, não é somente sobre deixar o espaço bonito e agradável, é também sobre saber aproveitar cada centímetro do ambiente.
“Esses espaços se tornaram protagonistas nos imóveis hoje. O banheiro se tornou um ambiente de higiene pessoal mas também de relaxamento”, afirma a designer de interiores Karin Saraiva.
E na hora de harmonizar esse cômodo com o resto da casa ela explica que é preciso pensar sempre no conceito geral do apartamento na decoração. “Os banheiros fazem parte desta unidade. Então seja com um estilo moderno, clássico ou por elementos de cor e texturas eles precisam ficar harmônicos com os outros ambientes”, explica a designer.
Móveis planejados em banheiros e lavabos
“O projeto de decoração precisa se iniciar junto com o da arquitetura para que essa harmonização entre esses ambientes seja fluida.”
Ainda segundo Karin, outro ponto de atenção que deve ser considerado na hora de planejar um banheiro ou lavabo é em relação às medidas recomendadas para os móveis que serão inseridos nesse espaço.
“Os armários do gabinete tem que respeitar a profundidade da pia e do sifão assim como os tamanhos das gavetas”, orienta. “Os armários altos em cima da pia podem ir até o teto respeitando as medidas de até 35 cm do tampo para que a torneira fique com uma boa altura”, continua a designer.
“Além disso, com os móveis planejados fica bem mais fácil fazer as resoluções técnicas das partes hidráulicas e elétricas dos banheiros, deixando o projeto mais fluido.”
Já quando o assunto é materiais ideais para a confecção das peças de um banheiro, Karin acredita que a melhor combinação é a madeira na parte da marcenaria harmonizada com quartzo nos tampos e nichos, revestimentos em lascas, vidros espelhados e detalhes em metais.
Outro fator de atenção na hora de escolher esses materiais é em relação a durabilidade e a resistência que eles podem oferecer para os móveis desse ambiente. “Sempre aconselho a escolha do tipo de produto usado na marcenaria, sendo que o que tem melhor resistência a água, por exemplo, é o MDP”, comenta a designer.
“A escolha das dobradiças e puxadores também são importantes, é preciso saber escolher os que os fabricantes garantam a durabilidade num ambiente tão úmido”, continua Karin.
Outro ponto de atenção que deve ser considerado na hora de planejar um banheiro é a escolha do revestimento que será aplicado neste espaço.
“A tendência hoje é usarmos revestimentos como as lastras que são revestimentos grandes para revestir o piso e a parede com o mesmo material trazendo a sensação de unidade e aconchego ao espaço”, aconselha a especialista. “Também podemos usar em alguns detalhes, como no nicho, uma cor ou uma textura diferente”.
“Já na área molhada do box os revestimentos mais aconselháveis são os porcelanatos que são mais resistentes, especialmente os naturais como o granito e o mármore. E para o piso oriento evitar os mais polidos e escolher um que tenha uma aderência melhor”, elucida a designer.
Por fim, em relação às cores que estão em alta para banheiros, Karin aposta em tons neutros em conjunto com metais escuros. “Principalmente os marmorizados, amadeirados claros e os cinza como o cimento queimado, todos esses tons trazem um ar mais moderno para esses espaços”, finaliza a especialista.
Gostou destas dicas para projetar? Confira também como fabricar móveis para banheiro com qualidade.